Que fontes de notícias você recomenda

Conversas descontraídas sem compromisso

Que fontes de notícias você recomenda

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Para acompanhar o que acontece no país e no exterior, você utiliza quais fontes?
Vou dar uma limpa nas minhas listas de mídia social e por isso queria saber de opiniões sobre fontes de notícias.

Seja a fonte um site de notícias, um canal de youtube, uma página de facebook/instagram/twitter, jornalismo profissional ou não-profissional.
A fonte tem viés político/ideológico? Esse viés é claro ou enrustido?
Gosta de opiniões de colunistas/youtuberes?
Confia mais nos estrangeiros, como BBC e DW, ou prefere os brasileiros?


Existe uma grande falta de confiança no G1. Eu pessoalmente só entro para ver resultado de pesquisa eleitoral, porque são bem organizados e não tem como mentir.
O youtube me recomenda muito Record (apesar de nunca entrar nela), CNN (não conheço) e BBC (o que mais assisto). E vários nomes desconhecidos, que podem estar sendo controlados ou não por algum conglomerado gigante.

Re: Que fontes de notícias você recomenda

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Record é do Edir Macedo, portanto por enquanto é bolsonarista. CNN e BBC são claramente de esquerda, pelo que já vi até agora. G1 também me parece ter viés ideológico de esquerda como a Globo atualmente. A maioria se não todos os principais meios de notícia tem algum viés ideológico, não há como escapar disso. Infelizmente tenho que dizer que até agora nunca vi um meio jornalístico realmente isento de viés ideológico.

Re: Que fontes de notícias você recomenda

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

nuker escreveu:
Dom, 23 Janeiro 2022 - 21:37 pm
Record é do Edir Macedo, portanto por enquanto é bolsonarista. CNN e BBC são claramente de esquerda, pelo que já vi até agora. G1 também me parece ter viés ideológico de esquerda como a Globo atualmente. A maioria se não todos os principais meios de notícia tem algum viés ideológico, não há como escapar disso. Infelizmente tenho que dizer que até agora nunca vi um meio jornalístico realmente isento de viés ideológico.
A Record foi petista no tempo do Lula. Agora é bolsonarista. Eles apoiam quem estiver no poder.

A Globo vivia denunciando o PT, o Lula e a Dilma. Agora, denuncia o Bozo.

Re: Que fontes de notícias você recomenda

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Fernando Silva escreveu:
Seg, 24 Janeiro 2022 - 08:54 am
nuker escreveu:
Dom, 23 Janeiro 2022 - 21:37 pm
Record é do Edir Macedo, portanto por enquanto é bolsonarista. CNN e BBC são claramente de esquerda, pelo que já vi até agora. G1 também me parece ter viés ideológico de esquerda como a Globo atualmente. A maioria se não todos os principais meios de notícia tem algum viés ideológico, não há como escapar disso. Infelizmente tenho que dizer que até agora nunca vi um meio jornalístico realmente isento de viés ideológico.
A Record foi petista no tempo do Lula. Agora é bolsonarista. Eles apoiam quem estiver no poder.

A Globo vivia denunciando o PT, o Lula e a Dilma. Agora, denuncia o Bozo.
Não sei se a CNN Brasil é de esquerda, já que tem conexões óbvias com o pedirmaiscedo (usem o google) e o pedir - por enquanto - é de direita.
Há que considerar que do ponto de vista de qualquer dos extremos, qualquer coisa que estiver fora deles, ainda que do mesmo lado do espectro, vai parecer estar no outro lado.

Eu não creio que deva haver jornalismo sem nenhum "viés".
Pois se quem está no poder faz merda, seja de direita, esquerda ou centro é dever de qualquer jornalismo minimamente decente
descer o malho sem dó e mostar ao publico o que eles não querem que mostre.
Se não o faz, é omisso e compactua com aquilo. Assim como quem, na presença de crime e injustiça, finge que não viu ou passa panos quentes.

Por isso gostei da postura da rede bobo: Desceu o sarrafo no nine fingers e agora faz o mesmo com o retardadonaro.

Não há como ter jornalismo 100% isento na republica cleptocrata do bananil justamente por ela ser o que é.
Talvez daqui a 100 anos se for um país mais sério, quem sabe.

Re: Que fontes de notícias você recomenda

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

fenrir escreveu:
Seg, 24 Janeiro 2022 - 11:47 am
Não há como ter jornalismo 100% isento na republica cleptocrata do bananil justamente por ela ser o que é.
Talvez daqui a 100 anos se for um país mais sério, quem sabe.
Além disto, há a questão do destaque dado às notícias.
Se a Globo publica uma denúncia no jornal, no site e no G1, mas não no Jornal Nacional, está escondendo a verdade para proteger o acusado.
Se a Globo mostra no JN, está fazendo estardalhaço desnecessário para prejudicar o pobre acusado. Ou fazendo campanha.

Re: Que fontes de notícias você recomenda

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Alguns eu já mencionei no fórum, mas de forma listada são essas:

Euronews (em português)

https://www.youtube.com/c/euronewsportugues

AFP Português

https://www.youtube.com/user/afpbr

EFE BRASIL

https://www.youtube.com/c/EFEBRASIL

==== Portugal (algumas vezes postam algo sobre o Brasil)

Observador

https://www.youtube.com/c/ObservadorPt

===== Fact check

Efarsas

https://www.youtube.com/c/efarsas

Aos Fatos (faz um tempo sem postar)

https://www.youtube.com/c/AosFatos/videos

Re: Que fontes de notícias você recomenda

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Tento ler um pouco de tudo, mesmo dos que só são jornal no nome.

Para notícias internacionais, gosto de ver o site da Al Jazeera, e também tenho gostado bastante de um podcast de notícias chamado Breaking Points, apesar de focarem mais nos EUA.

Re: Que fontes de notícias você recomenda

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

:hand:
Fernando Silva escreveu:
Ter, 25 Janeiro 2022 - 08:19 am
fenrir escreveu:
Seg, 24 Janeiro 2022 - 11:47 am
Não há como ter jornalismo 100% isento na republica cleptocrata do bananil justamente por ela ser o que é.
Talvez daqui a 100 anos se for um país mais sério, quem sabe.
Além disto, há a questão do destaque dado às notícias.
Se a Globo publica uma denúncia no jornal, no site e no G1, mas não no Jornal Nacional, está escondendo a verdade para proteger o acusado.
Se a Globo mostra no JN, está fazendo estardalhaço desnecessário para prejudicar o pobre acusado. Ou fazendo campanha.
É, mas é aquele tal neguêço, onde tiene fumuêça tiene fuego. ;)
Responder