Apresentação e Boas-Vindas

Conversas descontraídas sem compromisso

Apresentação e Boas-Vindas

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Espaço destinado para a apresentação de novos foristas e recepção com boas-vindas pelos demais membros.

É desejável que o novo forista descreva seu perfil, seus assuntos de interesse e diga como chegou até aqui.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Donatello
Mensagens: 4
Registrado em: Dom, 22 Março 2020 - 08:50 am
Contato:

Mensagem por Donatello »

Olá! Meu nome é Daniel, mas podem me chamar de van Dijck. Cheguei aqui por meio de um convite de alto gabarito.

Meus interesses mudaram muito desde 2004~2005(?), quando conheci um tal de Clube Cético ( caramba: + ou - 16 anos! ), mais ou menos por volta de quando ele foi criado. Na época eu tinha muito mais sonhos pela frente e adorava a galera do PSOL. Era um feministo moderado, defensor dos negros e dos LGBTs.

Hoje tenho menos sonhos, coleto algumas melhoras e algumas decepções para comigo mesmo: me tornei um ativista contra grupos de "defesa de minorias" e um odiador full-time do PSOL e de toda a política e narrativa progressista. Continuo gostando de rock, mas ampliei um pouco meu repertório de escuta. Há tempos não participava do Clube Cético: primeiro me afastei porque estava passando por uma etapa muito ruim quanto à minha saúde mental (depressão) e o excesso de debates virtuais só fazia limitar minhas estratégias de melhora. Depois não voltei, porque outras mídias - que permitem um debate hoje mais "público" - estão aí.

Mas vou ver se bato ponto por aqui de vez em quando, sobretudo nos papos furados e evitando (mas não prometo) floodar a área de política com tópicos antiprogressistas. :)

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Donatello escreveu:
Dom, 22 Março 2020 - 09:08 am
Olá! Meu nome é Daniel, mas podem me chamar de van Dijck. Cheguei aqui por meio de um convite de alto gabarito.
Imagem

Donatello escreveu:
Dom, 22 Março 2020 - 09:08 am
Meus interesses mudaram muito desde 2004~2005(?), quando conheci um tal de Clube Cético ( caramba: + ou - 16 anos! ), mais ou menos por volta de quando ele foi criado. Na época eu tinha muito mais sonhos pela frente e adorava a galera do PSOL. Era um feministo moderado, defensor dos negros e dos LGBTs.

Hoje tenho menos sonhos, coleto algumas melhoras e algumas decepções para comigo mesmo: me tornei um ativista contra grupos de "defesa de minorias" e um odiador full-time do PSOL e de toda a política e narrativa progressista. Continuo gostando de rock, mas ampliei um pouco meu repertório de escuta. Há tempos não participava do Clube Cético: primeiro me afastei porque estava passando por uma etapa muito ruim quanto à minha saúde mental (depressão) e o excesso de debates virtuais só fazia limitar minhas estratégias de melhora. Depois não voltei, porque outras mídias - que permitem um debate hoje mais "público" - estão aí.

Mas vou ver se bato ponto por aqui de vez em quando, sobretudo nos papos furados e evitando (mas não prometo) floodar a área de política com tópicos antiprogressistas. :)
Maravilha de apresentação!
:clap: :clap: :clap:

Coloque o fórum na sua galeria de favoritos e apareça sempre que quiser.
Você costuma enriquecer bastante os debates em que participa.

Muito bem-vindo, van Dijck!

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Olá Donatello! Legal! :text-welcomewave:

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Legal você ter aparecido Fenrir! Seja bem-vindo!

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Fulano
Mensagens: 209
Registrado em: Sáb, 28 Março 2020 - 10:38 am

Mensagem por Fulano »

Boo tarde.

Não tinha achado o tópico de apresentações.

No falecido fCC o meu último nick era O Grande Capanga.

Abraços.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
devil´s Curve
Mensagens: 54
Registrado em: Qua, 01 Abril 2020 - 14:53 pm
Localização: Vitória - ES

Mensagem por devil´s Curve »

Olá a todos!
Achei muito interessante este forum e resolvi participar.
Abraços
y4−x4+ay2+bx2=0

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Fulano escreveu:
Sáb, 28 Março 2020 - 12:33 pm
Boo tarde.

Não tinha achado o tópico de apresentações.

No falecido fCC o meu último nick era O Grande Capanga.

Abraços.

Por que não continua como O Grande Capanga, criador do tópico mais popular do CC?

Acho que dá para mudar de nick aqui.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

devil´s Curve escreveu:
Qua, 01 Abril 2020 - 23:12 pm
Olá a todos!
Achei muito interessante este forum e resolvi participar.
Abraços
Seja bem vindo!

Poderia nos contar como chegou ao fórum?

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Seja bem-vindo Tutu!!!

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Gigaview escreveu:
Qui, 09 Abril 2020 - 18:42 pm
Seja bem-vindo Tutu!!!
Valeu. Foi antes de eu escrever aqui. :D

Quem sou eu?
Um homem comum que gosta de cultura japonesa. Nasci em família católica e larguei a fé no ensino médio. Faz tempo que estudar e discutir religiosidade foi algo que eu fazia e hoje religião não existe no meu cotidiano e círculo social. Sou esquerda raiz, aquela que luta contra o capitalismo, imperialismo, religião e degradação ambiental. Hoje a esquerda politicamente correta não me representa e o que mais me incomoda é a guerra de gêneros. Hoje por algum motivo tenho vontade de aprender ciências sociais, mas não para profissionalizar, e sim para compreensão.

Eu conhecia o clube cético, mas só visitava a cada 2 ou 3 anos. Depois do isolamento social, pode ser que eu suma por 2 anos. :mrgreen:
Donatello escreveu:
Dom, 22 Março 2020 - 09:08 am
Meus interesses mudaram muito desde 2004~2005(?), quando conheci um tal de Clube Cético ( caramba: + ou - 16 anos! ), mais ou menos por volta de quando ele foi criado. Na época eu tinha muito mais sonhos pela frente e adorava a galera do PSOL. Era um feministo moderado, defensor dos negros e dos LGBTs.

Hoje tenho menos sonhos, coleto algumas melhoras e algumas decepções para comigo mesmo: me tornei um ativista contra grupos de "defesa de minorias" e um odiador full-time do PSOL e de toda a política e narrativa progressista.
Se puder contar a história de como você mudou de opinião, ou abrir um tópico para isso, eu gostaria de ler.
Estou planejando abrir um tópico sobre o politicamente correto e guerra cultural, mas queria consultar as mensagens antigas do clube cético antes.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Donatello
Mensagens: 4
Registrado em: Dom, 22 Março 2020 - 08:50 am
Contato:

Mensagem por Donatello »

Começou com o começo das aprovações de leis discriminatórias: cotas racistas, Lei Sexista Maria da Penha. Eu percebia que algo estava errado com o rumo que as coisas estavam tomando, pulgas começaram a se movimentar nas minhas orelhas.

Em 2007 um acidente de percurso acabou se transformando em um momento chave pra mim.

Eu trabalhei no IBGE por cerca de 1 ano e meio. Tive contato com a metodologia e os resultados da PNAD (principal pesquisa usada pra suportar as narrativas de "desigualdades") e logo percebi que muito da lenga-lenga feminista sobre mulheres ganharem menos e trabalharem mais nas atividades domésticas não sobrevivia a uma leitura honesta dos números: eram fundamentalmente cherry picking.

A partir daí fui me interessando muito pelo tema, conhecendo pensadores e ativistas como Christina Hoff Sommers, Thomas Sowell, Camille Paglia, Erin Pizzey et cetera. Fui também percebendo que o grosso das narrativas sobre vitimização feminista/LGBT/negra disseminadas pelos ativismos de "defesa" das "minorias" é fundado em fraude.

Hoje eu administro algumas páginas na internet sobre o assunto que já deram algum bafafá. Um destes bafafás corre o risco de ir parar no STF em breve, por conta de um processo movido contra mim por três estudiosas da UFRJ.

Sou o sujeito dessa matéria aqui: https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/ ... zpjmiuhyl/

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Johnny
Mensagens: 93
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:27 pm

Mensagem por Johnny »

É desejável que o novo forista descreva seu perfil, seus assuntos de interesse e diga como chegou até aqui.

Vamos lá então:

Meu perfil: Qual? Político, psicológico, financeiro, filosófico?

Assuntos de interesse: Todos os que provoquem o raciocínio lógico e filosófico.

Como cheguei até aqui: Procurando um fórum de ideais isentos e críticos sobre assuntos religiosos, políticos e artísticos.

Por exemplo, não concordo com o colega Donatello sobre a fragilidade da medida de desigualdades pois desde adolescente trabalhei em diversos ramos de atividade e convivi com pessoas de classes totalmente diferentes, desde operários (peão de fábrica), técnicos, médicos, engenheiros e o que eu vi e senti foram situações bem diferentes da observada pelo colega. O problema de estatísticas e metodologia quando ela não abrange todo um conjunto de parâmetros nos leva a dedução errônea ou pelo menos incompleta.

Como eu vejo o meu país: Acho o Brasil um lixo como nação, onde uns poucos determinam como o povo que também considero um lixo irá se comportar. Acredito que este povo foi sucessivamente doutrinado a não pensar e sempre buscar um líder fictício e por esta razão, o resultado deste país não irá mudar. Palavras duras? Sim! Posso mudar de ideia? Com fatos, sim, sempre. Mas os fatos já dizem por si o que temos aqui. Se eu tenho uma sugestão para mudar? Isso é indiferente pois os brasileiros desejam mudança mas não desejam mudar.

Qual meu nível de argumentação: Bem, costumo raciocinar baseado em evidências mas também levando em consideração algumas experiências pessoais. Não acredito em matemática definindo regime ou ideologia. Se assim fosse, não teríamos problemas de governabilidade.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Seja bem-vindo, Johnny.
Sinta-se à vontade no fórum.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Johnny
Mensagens: 93
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:27 pm

Mensagem por Johnny »

Gabarito escreveu:
Qui, 23 Abril 2020 - 12:37 pm
Seja bem-vindo, Johnny.
Sinta-se à vontade no fórum.
Obrigado.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Donatello escreveu:
Qui, 23 Abril 2020 - 12:04 pm
Tive contato com a metodologia e os resultados da PNAD (principal pesquisa usada pra suportar as narrativas de "desigualdades") e logo percebi que muito da lenga-lenga feminista sobre mulheres ganharem menos e trabalharem mais nas atividades domésticas não sobrevivia a uma leitura honesta dos números
Essa me surpreendeu. Pois mesmo dentre os críticos às narrativas de desigualdade, não vejo negarem os salários femininos serem em média menores em cargos equivalentes. Mas geralmente justificam usando o risco da maternidade, que pode levar muitos empresários a verem como um fator negativo, em relação a um homem concorrendo ao mesmo cargo.

E a questão das atividades domésticas, pensei que se justificava por fatores históricos e culturais, o que seria esperado, visto que consequências históricas geralmente demandam tempo para deixarem de existir. Exemplo disso seria a menor representatividade de mulheres ou de determinadas etnias em altos cargos corporativos e políticos.

Spoiler:
-------
Edit by Gigaview: A mensagem original atribuia equivocadamente a citação ao Johnny, o correto é Donatello. Corrigido.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Fulano
Mensagens: 209
Registrado em: Sáb, 28 Março 2020 - 10:38 am

Mensagem por Fulano »

Pedro Reis escreveu:
Sex, 03 Abril 2020 - 01:53 am
Fulano escreveu:
Sáb, 28 Março 2020 - 12:33 pm
Boo tarde.

Não tinha achado o tópico de apresentações.

No falecido fCC o meu último nick era O Grande Capanga.

Abraços.

Por que não continua como O Grande Capanga, criador do tópico mais popular do CC?

Acho que dá para mudar de nick aqui.
Aquele apelido era uma brincadeira interna do Fórum Realidade. :D

Fazíamos assim: colocávamos "O Grande" e, posteriormente, alguma palavra. Por exemplo: "O Grande Articulador", esse foi usado para para se referir ao Eduardo Cunha quando era presidente da Câmara e tava realizando grandes articulações contra o governo Dilma. E sempre colocávamos uma fotografia para indicar de quem se tratava.

O meu "O Grande Capanga" era referente ao personagem Mike Ehrmantraut, de Breaking Bad. Achei um dos maiores capangas da ficção.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Bem-vindo Tupac! :clap:

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Tupac
Mensagens: 6
Registrado em: Seg, 11 Maio 2020 - 19:37 pm

Mensagem por Tupac »

Johnny escreveu:
Qui, 23 Abril 2020 - 12:04 pm
É desejável que o novo forista descreva seu perfil, seus assuntos de interesse e diga como chegou até aqui.
Cheguei até aqui chateado.
Eu conheci o Clube Cético há muitos anos atrás e fui durante outros tantos anos participante ativo. O fCC fez parte da minha formação, aprendi demais com muitos gigantes que por lá passaram (o Donna é um deles). Fiquei muito chateado de ver todo aquele conteúdo ter sido retirado do ar. Lembrei de uma discussão linda do DDV explicando a mais valia e suas inconsistências e resolvi fazer uma visita... pra minha surpresa o fórum original não existia mais.

Acho louvável a dedicação da galera em manter a comunidade viva. Parabéns aos envolvidos.
Gigaview escreveu:
Ter, 12 Maio 2020 - 19:09 pm
Bem-vindo Tupac!
Pô, Giga. Muito obrigado. Inclusive pelo seu esforço pelo fórum, vejo que está atuante da mesma forma que era nos old times hehe.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Frencisco Toucinho
Mensagens: 158
Registrado em: Qua, 17 Junho 2020 - 21:14 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Frencisco Toucinho »

Olá, já participei de vários outros fóruns em militância ateísta. Meu nick era dedo-duro num fórum de crentes (fórum Gospel Brasil). Hoje não estou tão militante, mas ainda acho que o ateísmo possa resolver muito dos problemas do mundo. Nunca participei do Clube Cético, embora o conhecesse vários foristas de lá. Achava o Lordakner especialmente engraçado. Meus interesses são variados, mas gosto muito de refutar pseudociência e espinafrar crendices inconsistentes. Quanto mais convicto o interlocutor, mais divertido. No colegial tive uma professora de história comuna que me influenciou quando era mais jovem. Tive que recuar em várias posições marxistas. Hoje não é mais modinha, acho que ninguém mais acredita em centralização econômica como solução. Leio bastante e estou me afinando cada vez mais com um filósofo do início da era moderna chamado Francis Bacon. Aprendi a gostar de ciência, principalmente da teoria evolutiva. Se tiverem outras perguntas, fiquem à vontade. Cheguei aqui pelo google, procurando uma postagem do CC.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Frencisco Toucinho escreveu:
Qui, 18 Junho 2020 - 18:25 pm
Olá, já participei de vários outros fóruns em militância ateísta. Meu nick era dedo-duro num fórum de crentes (fórum Gospel Brasil). Hoje não estou tão militante, mas ainda acho que o ateísmo possa resolver muito dos problemas do mundo. Nunca participei do Clube Cético, embora o conhecesse vários foristas de lá. Achava o Lordakner especialmente engraçado. Meus interesses são variados, mas gosto muito de refutar pseudociência e espinafrar crendices inconsistentes. Quanto mais convicto o interlocutor, mais divertido. No colegial tive uma professora de história comuna que me influenciou quando era mais jovem. Tive que recuar em várias posições marxistas. Hoje não é mais modinha, acho que ninguém mais acredita em centralização econômica como solução. Leio bastante e estou me afinando cada vez mais com um filósofo do início da era moderna chamado Francis Bacon. Aprendi a gostar de ciência, principalmente da teoria evolutiva. Se tiverem outras perguntas, fiquem à vontade. Cheguei aqui pelo google, procurando uma postagem do CC.
Obrigado pela participação, Frencisco Toucinho.
Deixo aqui também a redundante "boas vindas", já expressa em outro tópico.

Muito bom o seu resumo.
Aqui, nós tentamos continuar os debates havidos no Fórum do Clube Cético que se iniciaram em 2005 e terminaram no começo do corrente ano.
Fizemos vários convites aos já poucos membros que havia lá.
Mas menos ainda vieram para cá e uma fração ainda menor tem frequentado o fórum com regularidade.
Atribuímos esse fenômeno à mudança de ares da sociedade e dos meios de comunicação.
Talvez sejamos um nicho em extinção (fóruns de debate).

Vejo que a sua chegada representa uma boa coisa ao nosso ambiente.
Fique à vontade. Abra tópicos, entre em debates nos já abertos, participe como quiser.
Temos uma área para testes e outra para apresentar sugestões.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Bem-vindo Frencisco Toucinho!

Percebi no seu primeiro post o potencial para deixar o nosso Clube ainda mais interessante.

Por favor, participe ativamente! :clap:

-----

Também sou fã do Lordakner. As foto-postagens dele são ótimas. Quando foram proibidas no antigo CC acho que ele desanimou e priorizou o fórum Realidade onde nada era proibido.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Frencisco Toucinho
Mensagens: 158
Registrado em: Qua, 17 Junho 2020 - 21:14 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Frencisco Toucinho »

Obrigado pelas boas-vindas. Fico feliz de participar de um fórum. Que possamos desenvolver vários assuntos e aprender uns com os outros. E se divertir, um pouco, por que não?

Farei o possível para enriquecer o ambiente.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Frencisco Toucinho escreveu:
Qui, 18 Junho 2020 - 18:25 pm
Olá, já participei de vários outros fóruns em militância ateísta. Meu nick era dedo-duro num fórum de crentes (fórum Gospel Brasil). Hoje não estou tão militante, mas ainda acho que o ateísmo possa resolver muito dos problemas do mundo. Nunca participei do Clube Cético, embora o conhecesse vários foristas de lá. Achava o Lordakner especialmente engraçado. Meus interesses são variados, mas gosto muito de refutar pseudociência e espinafrar crendices inconsistentes. Quanto mais convicto o interlocutor, mais divertido. No colegial tive uma professora de história comuna que me influenciou quando era mais jovem. Tive que recuar em várias posições marxistas. Hoje não é mais modinha, acho que ninguém mais acredita em centralização econômica como solução. Leio bastante e estou me afinando cada vez mais com um filósofo do início da era moderna chamado Francis Bacon. Aprendi a gostar de ciência, principalmente da teoria evolutiva. Se tiverem outras perguntas, fiquem à vontade. Cheguei aqui pelo google, procurando uma postagem do CC.
Benvindo, Toucinho!
Fiquei curioso pois já vi esse avatar em algum lugar. Talvez um usuário do antigo fCC o usasse...?

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Bem vindo ao fórum, Frencisco.

----
Titoff escreveu:
Qui, 18 Junho 2020 - 20:34 pm
Fiquei curioso pois já vi esse avatar em algum lugar. Talvez um usuário do antigo fCC o usasse...?
Derfel.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Zero escreveu:
Qui, 18 Junho 2020 - 21:30 pm
Titoff escreveu:
Qui, 18 Junho 2020 - 20:34 pm
Fiquei curioso pois já vi esse avatar em algum lugar. Talvez um usuário do antigo fCC o usasse...?
Derfel.
O avatar que ele escolheu pertence à Galeria de Avatares do fórum, na categoria Alenônimo.
No antigo fCC esse mesmo avatar também pertencia a essa categoria e era usado por Derfel.
Acredito ter sido uma coincidência ser o mesmo escolhido por Frencisco Toucinho aqui.
Além do mais, ele diz ser de São Paulo. Derfel mora/morava em Natal-RN.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Sim, bem tranquilo quanto a isso.

Faz um tempo que não olho a galeria, nem me lembrava que esse avatar estava por lá.

Não vejo motivos para caso o Derfel voltasse, ele quisesse omitir sua identidade.

No mais, como você bem disse, apenas uma coincidência.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Frencisco Toucinho
Mensagens: 158
Registrado em: Qua, 17 Junho 2020 - 21:14 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Frencisco Toucinho »

Obrigado pelas boas vindas. Arrumei o Avatar.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Apenas tinha sido um breve comentário, acerca da coincidência dos mesmos avatares, mas não era problema algum, se bem quisesse, poderia tê-lo mantido.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Oi André Luiz! Estava demorando para aparecer. Bem-vindo!!!

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
André Luiz
Mensagens: 73
Registrado em: Ter, 23 Junho 2020 - 13:22 pm

Mensagem por André Luiz »

Olá a todos , também fui membro do antigo clube cético.
Fui mais ativo nos anos de 2008 a 2012 onde os assuntos que eu curto eram mais presentes ( história, arqueologia, religiao, ateísmo, ciências etc). De 2013 em diante a discussão política ficou mais evidente no fórum e eu costumava ficar mais como observador ou na seção de perguntas idiotas :D

Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Larissah
Mensagens: 29
Registrado em: Ter, 04 Agosto 2020 - 08:33 am

Mensagem por Larissah »

Sou Larissa, moro na Itália onde me dedico à pesquisa em direito e desenvolvimento sustentável.
Tenho lutado contra o obscurantismo e a alfabetização científica na grande àrea das ciências sociais.
Estou aqui para debater meus conceitos e inclinações cognitivas forjados em anos de lavagem cerebral religiosa desde minha infância.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Larissah
Mensagens: 29
Registrado em: Ter, 04 Agosto 2020 - 08:33 am

Mensagem por Larissah »

Desculpem qualquer erro. Além de disléxica, há anos não escrevo em português.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Larissah escreveu:
Qua, 05 Agosto 2020 - 10:35 am
Sou Larissa, moro na Itália onde me dedico à pesquisa em direito e desenvolvimento sustentável.
Tenho lutado contra o obscurantismo e a alfabetização científica na grande àrea das ciências sociais.
Estou aqui para debater meus conceitos e inclinações cognitivas forjados em anos de lavagem cerebral religiosa desde minha infância.
Seja muito bem-vinda, Larissah.

O nosso fórum derivou de outro que já está extinto. Esse, por sua, vez, também veio de outros que se perderam na poeira da internet, no começo dos anos 2000.
Tratamos de vários assuntos relacionados à religião. Temos especialistas nisso, não é Fernando, Gorducho e Gigaview?

Infelizmente, a presença quase universal das redes sociais afastou muitos membros que contribuíam com bom material para debate.
Mesmo assim, tentamos manter acesa a chama da troca de ideias, não só sobre religião, mas sobre diversos assuntos, como você pode ver no nosso índice principal.

Sinta-se à vontade para abrir tópicos, fazer questionamentos e iniciar debates.

O fórum não armazena arquivos PDF, mas pode sim guardar imagens e arquivos compactados.
Veja na área abaixo do formulário de elaboração da resposta que há uma aba e um botão para enviar anexos.
Qualquer dúvida sobre o funcionamento de operações básicas, fique à vontade para perguntar.

Imagem

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Off_topic:
Sr. Gabarito escreveu:
Qua, 05 Agosto 2020 - 10:50 am
Temos especialistas nisso, não é Fernando, Gorducho e Gigaview?
A última coisa que eu fiquei sabendo — ainda lá no OP... — foi sobre o projeto de fazer esses experimentos.
Concluo então que foram feitos. Mas, sem ver o relatório, nada posso comentar, claro.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Off_topic:
Gabarito escreveu:
Qua, 05 Agosto 2020 - 10:50 am
Larissah escreveu:
Qua, 05 Agosto 2020 - 10:35 am
Sou Larissa, moro na Itália onde me dedico à pesquisa em direito e desenvolvimento sustentável.
Tenho lutado contra o obscurantismo e a alfabetização científica na grande àrea das ciências sociais.
Estou aqui para debater meus conceitos e inclinações cognitivas forjados em anos de lavagem cerebral religiosa desde minha infância.
Seja muito bem-vinda, Larissah.

O nosso fórum derivou de outro que já está extinto. Esse, por sua, vez, também veio de outros que se perderam na poeira da internet, no começo dos anos 2000.
Tratamos de vários assuntos relacionados à religião. Temos especialistas nisso, não é Fernando, Gorducho e Gigaview?

Infelizmente, a presença quase universal das redes sociais afastou muitos membros que contribuíam com bom material para debate.
Mesmo assim, tentamos manter acesa a chama da troca de ideias, não só sobre religião, mas sobre diversos assuntos, como você pode ver no nosso índice principal.

Sinta-se à vontade para abrir tópicos, fazer questionamentos e iniciar debates.

O fórum não armazena arquivos PDF, mas pode sim guardar imagens e arquivos compactados.
Veja na área abaixo do formulário de elaboração da resposta que há uma aba e um botão para enviar anexos.
Qualquer dúvida sobre o funcionamento de operações básicas, fique à vontade para perguntar.

Imagem
Pode anexar arquivos? Não sabia disso. Que tipos de arquivos a gente pode anexar?

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Off_topic:
Vou tentar anexar um arquivo...
logo.png
logo.png (13.72 KiB) Exibido 62169 vezes
Legal. Mas parece que só dá para anexar arquivos de imagem. E para isso já tem a opção de anexar imagens.

Só que assim é bem mais prático porque dá para postar imagens que não estão hospedadas na internet. De fato é um recurso bem legal desse fórum.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Off_topic:
Pedro Reis escreveu:
Qua, 05 Agosto 2020 - 23:45 pm
Vou tentar anexar um arquivo... logo.png

Legal. Mas parece que só dá para anexar arquivos de imagem. E para isso já tem a opção de anexar imagens.

Só que assim é bem mais prático porque dá para postar imagens que não estão hospedadas na internet. De fato é um recurso bem legal desse fórum.
Pode anexar imagens e alguns outros tipos de arquivos definidos pela sua extensão.

Veja que anexei um arquivo RAR abaixo.
Pedro Reis.rar
(14.13 KiB) Baixado 444 vezes

E também a imagem dos tipos de arquivos suportados:
Tipos de arquivos suportados.png
Tipos de arquivos suportados.png (7.87 KiB) Exibido 62122 vezes

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Off_topic:
Pedro Reis escreveu:
Qua, 05 Agosto 2020 - 23:45 pm
Vou tentar anexar um arquivo... logo.png

Legal. Mas parece que só dá para anexar arquivos de imagem. E para isso já tem a opção de anexar imagens.

Só que assim é bem mais prático porque dá para postar imagens que não estão hospedadas na internet. De fato é um recurso bem legal desse fórum.
Os anexos enviados por cada usuário ficam disponíveis no seu perfil, mais especificamente aqui.

Captura do local:
Anexos.png

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

:angry-tappingfoot: Só lembrando que o tópico é de apresentações e boas-vindas....

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Larissah
Mensagens: 29
Registrado em: Ter, 04 Agosto 2020 - 08:33 am

Mensagem por Larissah »

Off_topic:
Eu consegui o link do arquivo. Está no post sobre o Gabriel Guerrer!

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Larissah
Mensagens: 29
Registrado em: Ter, 04 Agosto 2020 - 08:33 am

Mensagem por Larissah »

Off_topic:
Gabarito escreveu:
Qui, 06 Agosto 2020 - 08:25 am
Pedro Reis escreveu:
Qua, 05 Agosto 2020 - 23:45 pm
Vou tentar anexar um arquivo... logo.png

Legal. Mas parece que só dá para anexar arquivos de imagem. E para isso já tem a opção de anexar imagens.

Só que assim é bem mais prático porque dá para postar imagens que não estão hospedadas na internet. De fato é um recurso bem legal desse fórum.
Pode anexar imagens e alguns outros tipos de arquivos definidos pela sua extensão.

Veja que anexei um arquivo RAR abaixo.

Pedro Reis.rar


E também a imagem dos tipos de arquivos suportados:

Tipos de arquivos suportados.png
Consegui o link com o resultado do experimento. Está no tópico do Gabriel Guerrer.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Larissah escreveu:
Qua, 05 Agosto 2020 - 10:35 am
Sou Larissa, moro na Itália onde me dedico à pesquisa em direito e desenvolvimento sustentável.
Tenho lutado contra o obscurantismo e a alfabetização científica na grande àrea das ciências sociais.
Estou aqui para debater meus conceitos e inclinações cognitivas forjados em anos de lavagem cerebral religiosa desde minha infância.
Seja bem vinda, Larissah.

Por curiosidade: como encontrou o fórum, e o que mais te motivou em participar?

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Larissah
Mensagens: 29
Registrado em: Ter, 04 Agosto 2020 - 08:33 am

Mensagem por Larissah »

Cinzu escreveu:
Qui, 06 Agosto 2020 - 14:14 pm
Larissah escreveu:
Qua, 05 Agosto 2020 - 10:35 am
Sou Larissa, moro na Itália onde me dedico à pesquisa em direito e desenvolvimento sustentável.
Tenho lutado contra o obscurantismo e a alfabetização científica na grande àrea das ciências sociais.
Estou aqui para debater meus conceitos e inclinações cognitivas forjados em anos de lavagem cerebral religiosa desde minha infância.
Seja bem vinda, Larissah.

Por curiosidade: como encontrou o fórum, e o que mais te motivou em participar?
Obrigada pelas boas-vindas.
Encontrei o fórum ao pesquisar sobre ateīsmo.
Gosto de um bom papo com gente inteligente. Tenho gosto por assuntos que interessam a poucas pessoas de meu convívio, mesmo as da academia, como ateísmo, astronomia, física, história da religião, filosofia da mente, entre outros. De vez em quando preciso conversar sobre estas coisas sem ser encarada como uma nerd maluca.
É por esse motivo que estou aqui. :D

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Digão
Mensagens: 5
Registrado em: Ter, 30 Junho 2020 - 19:14 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Digão »

Olá, pessoal.

Sou o Digão do antigo Clube Cético.

Criador do tópico "Manual do Cético Moderno", devidamente zoado pelo Gigaview. :P

Não tenho pretensão de discutir nada com muito rigor filosófico. Para mim o fórum é um grande bate-papo.

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Oi Digão! Bem-vindo!

Zoei? Não lembro.. :geek:

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Eu lembro. Palavra por palavra.
Gigaview escreveu:1. O cético moderno é antes de tudo organizado. Ele pega todas as suas roupas e livros e decide o que quer e o que não quer. Doa, vende, ou muda o propósito de roupas que não usou há 1 ano (que não sejam de temporada), não caibam ou simplesmente sejam feias! O cético moderno não hesita em usar gravata borboleta em traje esporte só para ficar parecido com Richard Dawkins.

2. O cético moderno se olha no espelho e procura coisas sobre sua aparência física que o torna mais parecido com seus ídolos céticos. O que você quer esconder? O que você quer enfatizar? Qual o tipo de seu corpo? As meninas podem pintar o cabelo de azul para ficarem parecidas com Susan Blackmore.

3. O cético moderno sabe o que gosta. Incorpora itens da moda ao seu guarda-roupas ou prefere uma aparência clássica. Folheia catálogos ou olha sites sobre roupas. Incorpora a camiseta do Clube Cético ao seu estilo.

4. Onde você mora, onde você vai, e o que você faz são os fatores decisivos na hora de decorar falácias com nomes em latim. Se você acusa o uso de uma falácia incorretamente, você não está sendo um cético moderno.

5. O cético moderno sempre folheia revistas de conteúdo pseudocientífico e procura um ícone crente para atacar.
Uma obra-prima digna de figurar no Almanaque Fontoura.

Não, esse estilo é posterior ao famoso almanaque. É mais anos 50, 60...

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Avatar do usuário
Digão
Mensagens: 5
Registrado em: Ter, 30 Junho 2020 - 19:14 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Digão »

A intenção era perguntar no que é seguro crer baseado no que se sabe até agora. Ciência, Evolução, Big Bang, o que mais... existe algum conceito de economia mais seguro? E de política?

Mas qualquer coisa depois eu crio o tópico apropriado. Vou só tentar melhorar o nome :P

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Pedro Reis escreveu:
Qui, 03 Setembro 2020 - 14:43 pm
Eu lembro. Palavra por palavra.
Gigaview escreveu:1. O cético moderno é antes de tudo organizado. Ele pega todas as suas roupas e livros e decide o que quer e o que não quer. Doa, vende, ou muda o propósito de roupas que não usou há 1 ano (que não sejam de temporada), não caibam ou simplesmente sejam feias! O cético moderno não hesita em usar gravata borboleta em traje esporte só para ficar parecido com Richard Dawkins.

2. O cético moderno se olha no espelho e procura coisas sobre sua aparência física que o torna mais parecido com seus ídolos céticos. O que você quer esconder? O que você quer enfatizar? Qual o tipo de seu corpo? As meninas podem pintar o cabelo de azul para ficarem parecidas com Susan Blackmore.

3. O cético moderno sabe o que gosta. Incorpora itens da moda ao seu guarda-roupas ou prefere uma aparência clássica. Folheia catálogos ou olha sites sobre roupas. Incorpora a camiseta do Clube Cético ao seu estilo.

4. Onde você mora, onde você vai, e o que você faz são os fatores decisivos na hora de decorar falácias com nomes em latim. Se você acusa o uso de uma falácia incorretamente, você não está sendo um cético moderno.

5. O cético moderno sempre folheia revistas de conteúdo pseudocientífico e procura um ícone crente para atacar.
Uma obra-prima digna de figurar no Almanaque Fontoura.

Não, esse estilo é posterior ao famoso almanaque. É mais anos 50, 60...
Lembrei...quer dizer lembrou...quer dizer... existe um sistema de busca que funciona. Parabéns! :dance:

Re: Apresentação e Boas-Vindas

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

O básico para novos membros:

Acessar caixa de mensagens e enviar mensagens privadas.

Clique no botão que parece um escaninho para acessar sua caixa de mensagens.

Uma vez lá, clique em Enviar nova MP para enviar uma mensagem privada. (Digite o nome do destinatário da mensagem e um título).
Captura de tela.png
Responder