Citações

Conversas descontraídas sem compromisso

Re: Citações

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Ter, 14 Setembro 2021 - 05:55 am
Tomo como base o Deus das concepções religiosas na cultura ocidental, depurado das bizarrices bíblicas. E para ser mais específico, o Deus ensinado pelo Cristo, o qual é, em suas palavras, um Pai de infinita bondade, sabedoria e justiça.

Este Deus não enviaria qualquer de seus filhos com propósitos assassinos nem suicidas.
O deus que você toma como base é uma invenção humana.
O Cristo que você tanto admira é uma fantasia criada pelos discípulos de algum sujeito cuja vida não sabemos como foi ou o que realmente disse.

Fica fácil "explicar" as coisas quando a gente é livre para inventar deuses e seus propósitos.

Re: Citações

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Fernando Silva escreveu:
Ter, 14 Setembro 2021 - 09:58 am
JungF escreveu:
Ter, 14 Setembro 2021 - 05:55 am
Tomo como base o Deus das concepções religiosas na cultura ocidental, depurado das bizarrices bíblicas. E para ser mais específico, o Deus ensinado pelo Cristo, o qual é, em suas palavras, um Pai de infinita bondade, sabedoria e justiça.

Este Deus não enviaria qualquer de seus filhos com propósitos assassinos nem suicidas.
O deus que você toma como base é uma invenção humana.
O Cristo que você tanto admira é uma fantasia criada pelos discípulos de algum sujeito cuja vida não sabemos como foi ou o que realmente disse.

Fica fácil "explicar" as coisas quando a gente é livre para inventar deuses e seus propósitos.
(versão fenrir de um dito já conhecido - no original, o alvo da crítica é o criacionismo)

Metodo cientifico (experimental):
"Aqui estão os fatos - que conclusões podemos chegar a partir do estudo deles?"

Metodo religioso (erístico/ególatra):
"Aqui estão os dogmas - qual é a melhor forma de selecionar e distorcer os fatos para preservar esses dogmas?"

Os dogmas do cristão estão na bíblia, os dos espíritas, nas obras do codificador
Editado pela última vez por fenrir em Ter, 14 Setembro 2021 - 21:05 pm, em um total de 2 vezes.

Re: Citações

Avatar do usuário
Inconførmed
Mensagens: 30
Registrado em: Qui, 21 Janeiro 2021 - 21:20 pm
Localização: ubi dubium ibi libertas
Contato:

Mensagem por Inconførmed »

"Não resta dúvidas que o pensamento intuitivo e heurístico do hemisfério cerebral direito detecta padrões e relações complexas demais para o hemisfério cerebral esquerdo; mas identifica às vezes padrões que não existem na realidade. Ceticismo e reflexão crítica não é a praia do hemisfério neuroquímico direito" (Carl Sagan, Os dragões do Eden)

Re: Citações

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Fernando Silva escreveu:
JungF escreveu: Tomo como base o Deus das concepções religiosas na cultura ocidental, depurado das bizarrices bíblicas. E para ser mais específico, o Deus ensinado pelo Cristo, o qual é, em suas palavras, um Pai de infinita bondade, sabedoria e justiça.

Este Deus não enviaria qualquer de seus filhos com propósitos assassinos nem suicidas.
O deus que você toma como base é uma invenção humana.
O Cristo que você tanto admira é uma fantasia criada pelos discípulos de algum sujeito cuja vida não sabemos como foi ou o que realmente disse.

Fica fácil "explicar" as coisas quando a gente é livre para inventar deuses e seus propósitos.
Quando você diz que o Deus que eu tenho como base é uma invenção humana, sim, é um Deus para o qual não existem provas matemáticas de sua existência.
Mas havemos de convir que ninguém em sã consciência criaria um deus apenas para lhe atender a desejos ou consolar nas aflições.
Isto, pensado individualmente, mas coletivamente onde o costume religioso esteja implantado, pode haver uma adesão instintiva, sem maiores reflexões.

Mas há uma curiosidade sobre isso que é o fato de esse Deus persistir nas crenças do homem desde o início de sua história.
Mas, na medida em que evolui, em seus costumes conhecimento e inteligência, mais este Deus,(ou deuses), perde espaço na crença de determinados segmentos da sociedade.
Como exemplo cito: uma significativa parte dos cientistas; a maior parte entre as classes sociais mas abastadas; e totalmente, como é óbvio, entre os imorais (contexto da cultura ocidental); também uma parte do clero religioso, em que alguns de seus componentes premidos pelo anseio de poder, dinheiro e sexo, promovem os escândalos tão ao gosto da imprensa.
Entre o povo, de um modo geral, o fenômeno do ateísmo é observável mas aquelas pessoas, assim não se auto proclamam. Isto porque não há vantagens em hastear tal bandeira ante a generalizada hipocrisia.
Este seria outro curioso fenômeno a ser analisado.

Re: Citações

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

JungF escreveu:
Sáb, 11 Setembro 2021 - 17:12 pm
Pedro Reis escreveu:
JungF escreveu: Os pais do Fernando o ensinaram sobre o Bem e o Mal.
E ele pergunta, por quê Deus não faz o mesmo, de forma simples e direta.
Ele fez, meu caro, deu-te os pais para que eles o ensinassem.
Como assim?

Você não sabe quem foram meus pais.

Meu pai era um estuprador, ladrão e homicida. Também estelionatário. Passou a maior parte da vida em presídios federais e sim, me ensinou tudo que sabia.

Já mamãe preferiu se meter com política. Corrupta, dissimulada, fez um bom pé de meia com as rachadinhas. Empregou metade da família como funcionários fantasmas de seus gabinetes fantasmas.

E qual "seção do consumidor" eu reclamo quando encontrar com São Pedro?
Dois pontos, caro Pedro Reis: a minha resposta ao Fernando seria no caso de uma pessoa que se sente grata por ter recebido boas orientações enquanto criança.
Noutro caso, o que você apresenta, põe em cheque a questão do Livre Arbítrio.
Um religioso de boa cepa diria que se Deus manda alguém para a guerra dá-lhe, certamente, as armas para o combate.
Então tá... Deus presenteou o Fernando Silva com pais exemplares.

Mas o questionamento dele se referia à humanidade como um todo.

Afinal, se Deus providenciou bons exemplos pro Fernando, o justo é que tivesse feito o mesmo pra mim. E mais: teria que garantir com Seu poder que os bons exemplos me fossem suficiente.

Do contrário não é justo me culpar de nada.

Mas olha a porcaria de lar conflituoso que Ele me deu! Se é que se pode chamar isso de lar: a mãe na política e papai no Carandiru.

Se Deus existisse e zelasse pela Sua criação, um casal assim seria estéril.

Re: Citações

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Mas a lei da reencarnação dá a cada um segundo o fruto semeado. Por isso estamos indo e voltando entre os dois planos. Aprendemos com a repetição e suas consequências.

Re: Citações

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Sáb, 18 Setembro 2021 - 09:44 am
Mas a lei da reencarnação dá a cada um segundo o fruto semeado. Por isso estamos indo e voltando entre os dois planos. Aprendemos com a repetição e suas consequências.
A reencarnação não existe portanto só pode ser lei no mundo maionésico crentóide das muletas psicológicas espiritóides.

Ficar justificando ou explicando fatos reais com fantasias é absurdo.

Antes de replicar este comentário tente provar que a reencarnação existe, o que é duvidoso porque ninguém ainda provou que isso não é conversa mole.

Re: Citações

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Sáb, 18 Setembro 2021 - 09:44 am
Mas a lei da reencarnação dá a cada um segundo o fruto semeado. Por isso estamos indo e voltando entre os dois planos. Aprendemos com a repetição e suas consequências.
Até agora, não vi uma contestação válida ao texto do Acauan sobre a falta de lógica de um espírito criado inocente e ignorante acabar cheio de crimes para pagar. Conflita com a noção de não-retrogradação.

Re: Citações

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Gigaview escreveu:
JungF escreveu: Mas a lei da reencarnação dá a cada um segundo o fruto semeado. Por isso estamos indo e voltando entre os dois planos. Aprendemos com a repetição e suas consequências.
A reencarnação não existe portanto só pode ser lei no mundo maionésico crentóide das muletas psicológicas espiritóides.

Ficar justificando ou explicando fatos reais com fantasias é absurdo.

Antes de replicar este comentário tente provar que a reencarnação existe, o que é duvidoso porque ninguém ainda provou que isso não é conversa mole.
Meu caro, provar qualquer coisa a uma pessoa que se recusa, terminantemente, a examinar os fatos apresentados, com a necessária isenção...
Até o Sagan admitiu, na questão das crianças com memórias de vidas passadas, que a questão merecia maiores considerações pois não havia qualquer outra explicação que não a reencarnação. Isto já foi discutido aqui e ninguém negou, de forma consistente.
Aliás, um dos participantes no debate torceu o nariz e disse que o Sagan usava maconha e dai...

Re: Citações

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Trecho de "O Nome da Rosa" de Umberto Eco

Quando o abade cego pergunta ao investigador William de Baskerville: "Que almejam verdadeiramente?"

Baskerville responde: "Eu quero o livro grego, aquele que, segundo vocês, nunca foi escrito. Um livro que só trata de comédia, que odeiam tanto quanto risos. Provavelmente é o único exemplar conservado de um livro de poesia de Aristóteles. Existem muitos livros que tratam de comédia. Por que esse livro é precisamente tão perigoso?"

O abade responde: "Porque é de Aristóteles e vai fazer rir ".

Baskerville replica: "O que há de perturbador no fato de os homens poderem rir?"

O abade: "O riso mata o medo, e sem medo não pode haver fé. Aquele que não teme o demônio não precisa mais de Deus".

Re: Citações

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Dom, 19 Setembro 2021 - 10:34 am
Meu caro, provar qualquer coisa a uma pessoa que se recusa, terminantemente, a examinar os fatos apresentados, com a necessária isenção...
Até o Sagan admitiu, na questão das crianças com memórias de vidas passadas, que a questão merecia maiores considerações pois não havia qualquer outra explicação que não a reencarnação. Isto já foi discutido aqui e ninguém negou, de forma consistente.
Aliás, um dos participantes no debate torceu o nariz e disse que o Sagan usava maconha e dai...
Sagan não admitiu que "não havia outra".
Já falamos sobre isto. Volte lá e leia de novo.

O que ele disse foi que era uma possibilidade a ser estudada. Apenas isto.

Quem diz "não há outra" tem que provar que não há outra.

Re: Citações

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Fernando Silva escreveu:
JungF escreveu: Mas a lei da reencarnação dá a cada um segundo o fruto semeado. Por isso estamos indo e voltando entre os dois planos. Aprendemos com a repetição e suas consequências.
Até agora, não vi uma contestação válida ao texto do Acauan sobre a falta de lógica de um espírito criado inocente e ignorante acabar cheio de crimes para pagar. Conflita com a noção de não-retrogradação.
O Sr. Gorducho indicou o texto, que se não me engano foi postado no RV. Respondi aos quesitos e não tive um retorno.
Acauan, se não me falha a memória se baseou na questão 102 de O livro dos Espíritos.
Vou procurar o post e trago no tópico - assuntos genéricos espiritismo.

Re: Citações

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Dom, 19 Setembro 2021 - 10:34 am
Gigaview escreveu:
JungF escreveu: Mas a lei da reencarnação dá a cada um segundo o fruto semeado. Por isso estamos indo e voltando entre os dois planos. Aprendemos com a repetição e suas consequências.
A reencarnação não existe portanto só pode ser lei no mundo maionésico crentóide das muletas psicológicas espiritóides.

Ficar justificando ou explicando fatos reais com fantasias é absurdo.

Antes de replicar este comentário tente provar que a reencarnação existe, o que é duvidoso porque ninguém ainda provou que isso não é conversa mole.
Meu caro, provar qualquer coisa a uma pessoa que se recusa, terminantemente, a examinar os fatos apresentados, com a necessária isenção...
Até o Sagan admitiu, na questão das crianças com memórias de vidas passadas, que a questão merecia maiores considerações pois não havia qualquer outra explicação que não a reencarnação. Isto já foi discutido aqui e ninguém negou, de forma consistente.
Aliás, um dos participantes no debate torceu o nariz e disse que o Sagan usava maconha e dai...
http://www.internationalskeptics.com/fo ... hp?t=73707

Esse comentário evidencia que você não leu o livro e se leu entendeu patavina. Evidencia também uma tentativa de arrastar Sagan para a lama do besteirol espiritóide. Você apenas ouviu falar que Sagan "admite" a reencarnação e repete essa bobagem como mantra para ilustrar os seus argumentos fraquíssimos sobre o tema.

No fórum JREF um forista explica o que já lhe foi explicado anteriormente aqui e que você recusa entender. Vou traduzir para você para facilitar o seu entendimento.
No entanto, imediatamente após a citação em questão, Sagan escreve: "Escolho essas afirmações não porque acho que sejam válidas (não acho), mas como exemplos de contenções que podem ser verdadeiras." Eles "têm pelo menos algum, embora ainda duvidoso, suporte experimental. Claro, eu posso estar errado." Ele então continua relatando como em meados da década de 1970 se viu incapaz de assinar um manifesto chamado "Objeções à Astrologia", não porque pensasse que a astrologia tinha alguma validade, mas "porque senti (e ainda sinto) que o tom do declaração foi autoritária. " Sagan não estava admitindo nada sobre a provável realidade dos fenômenos psi. Ele estava apenas sendo Sagan: nenhuma afirmação deve ser descartada imediatamente ou rejeitada porque parece absurda ou estúpida, ou por causa das motivações, qualificações científicas ou caráter moral de seus proponentes. As reivindicações devem ser aceitas ou rejeitadas apenas se as evidências o justificarem. Sagan estava simplesmente defendendo a visão de que um bom cético deve ter a mente aberta. Ele não está dizendo que qualquer uma dessas três afirmações seja verdadeira ou provavelmente verdadeira. Ele está declarando as alegações como aqueles que acreditam nelas as fariam e está dizendo que elas merecem um "estudo sério", isto é, não devem ser descartadas imediatamente. Ele disse a mesma coisa sobre astrologia.

Re: Citações

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Gigaview escreveu:
JungF escreveu:
Gigaview escreveu:
JungF escreveu: Mas a lei da reencarnação dá a cada um segundo o fruto semeado. Por isso estamos indo e voltando entre os dois planos. Aprendemos com a repetição e suas consequências.
A reencarnação não existe portanto só pode ser lei no mundo maionésico crentóide das muletas psicológicas espiritóides.

Ficar justificando ou explicando fatos reais com fantasias é absurdo.

Antes de replicar este comentário tente provar que a reencarnação existe, o que é duvidoso porque ninguém ainda provou que isso não é conversa mole.
Meu caro, provar qualquer coisa a uma pessoa que se recusa, terminantemente, a examinar os fatos apresentados, com a necessária isenção...
Até o Sagan admitiu, na questão das crianças com memórias de vidas passadas, que a questão merecia maiores considerações pois não havia qualquer outra explicação que não a reencarnação.[/color] Isto já foi discutido aqui e ninguém negou, de forma consistente.
Aliás, um dos participantes no debate torceu o nariz e disse que o Sagan usava maconha e dai...
http://www.internationalskeptics.com/fo ... hp?t=73707

Esse comentário evidencia que você não leu o livro e se leu entendeu patavina. Evidencia também uma tentativa de arrastar Sagan para a lama do besteirol espiritóide. Você apenas ouviu falar que Sagan "admite" a reencarnação e repete essa bobagem como mantra para ilustrar os seus argumentos fraquíssimos sobre o tema.

No fórum JREF um forista explica o que já lhe foi explicado anteriormente aqui e que você recusa entender. Vou traduzir para você para facilitar o seu entendimento.
No entanto, imediatamente após a citação em questão, Sagan escreve: "Escolho essas afirmações não porque acho que sejam válidas (não acho), mas como exemplos de contenções que podem ser verdadeiras." Eles "têm pelo menos algum, embora ainda duvidoso, suporte experimental. Claro, eu posso estar errado."
Vc disse que não li o livro e se li não entendi. Típico. Vá no tópico e veja as minhas considerações, talvez vc aprenda alguma coisa.
Outra coisa; eu não disse que Sagan admite a reencarnação, e sim que essa hipótese apresentada pelo pesquisador em pauta, ante os depoimentos apresentados mereciam consideração pois não encontrava outra explicação para eles... ele não está admitindo a reencarnação mas afirmando que a hipótese merece maiores estudos. Isso foi o que eu disse.

Re: Citações

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Como foi dito, Sagan estava defendendo a imagem do "bom cético", que mesmo sem explicação para o fenômeno não se vê obrigado a considerar qualquer hipótese sem as evidências que a suportem. Esse é o ponto que você não percebeu nem entendeu porque você sempre vê a possibilidade da reencarnação como a melhor e única explicação para o que você imagina que seja o "fenômeno".

Re: Citações

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gigaview escreveu:
Dom, 19 Setembro 2021 - 19:41 pm
Como foi dito, Sagan estava defendendo a imagem do "bom cético", que mesmo sem explicação para o fenômeno não se vê obrigado a considerar qualquer hipótese sem as evidências que a suportem. Esse é o ponto que você não percebeu nem entendeu porque você sempre vê a possibilidade da reencarnação como a melhor e única explicação para o que você imagina que seja o "fenômeno".
Pois é. Sagan não disse que "a reencarnação é a única explicação".
Disse apenas que não deveríamos descartá-la logo de cara.
Apenas não quis ser radical e nem criar conflito, por menos que acreditasse no espiritismo.

Não há nada que justifique citar sua frase como evidência de alguma coisa, mesmo porque, ainda que ele realmente acreditasse, seria um apelo à autoridade.

Re: Citações

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Fernando Silva escreveu:
Seg, 20 Setembro 2021 - 07:42 am
Gigaview escreveu:
Dom, 19 Setembro 2021 - 19:41 pm
Como foi dito, Sagan estava defendendo a imagem do "bom cético", que mesmo sem explicação para o fenômeno não se vê obrigado a considerar qualquer hipótese sem as evidências que a suportem. Esse é o ponto que você não percebeu nem entendeu porque você sempre vê a possibilidade da reencarnação como a melhor e única explicação para o que você imagina que seja o "fenômeno".
Pois é. Sagan não disse que "a reencarnação é a única explicação".
Disse apenas que não deveríamos descartá-la logo de cara.
Apenas não quis ser radical e nem criar conflito, por menos que acreditasse no espiritismo.

Não há nada que justifique citar sua frase como evidência de alguma coisa, mesmo porque, ainda que ele realmente acreditasse, seria um apelo à autoridade.
Acho até que Sagan foi político demais nessas afirmações.
Se reencarnação é algo pra lá de duvidoso, imagine astrologia...
Astrologia para mim esta no mesmo nível de terraplanismo e conspirações absurdas (das do nível QAnon): não da para ter nenhuma duvida de sua falsidade, nem dizer que mereca algum estudo
(a não ser talvez um estudo da cabeça daqueles que acreditam nessas coisas)

Mesmo assim a posição dele é clara:
Não afirma que o fenomeno da reencarnação é real - somente que deveria ser estudado - a atitude dele me parece a de suspensão temporária de julgamento (a favor ou contra) a maneira dos estóicos
até que estudos permitam lançar mais luz no tema e permitir adotar ou descartar a hipótese.
O que obviamente não é a mesma posição do JungF, que não so já parte do princípio que a reencarnação é real
como assume outras hipóteses associadas (karma) tambem como certas

Re: Citações

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Imagem

Re: Citações

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Não pergunte que mundo estamos deixando para os nossos filhos, mas que filhos estamos deixando para o mundo.
Cercados pelos vícios mais degradantes e pela violência que tende a aumentar, o que temos feito para evitar que eles mesmos não sejam portadores daquilo que hoje condenamos e que tem infelicitado os lares do mundo?
Os pais modernos não mais se importam com os valores morais e com a dignidade que devem incutir na mente de seus filhos, pois ignoram que, assim, não apenas os protegem e fortalecem, como farão deles exemplos dignos de serem imitados; o sal da terra.

Re: Citações

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

"Depois que a Terra morrer, daqui a uns 5 bilhões de anos, depois que ela for calcinada ou até tragada pelo Sol, surgirão outros mundos, estrelas e galáxias, e eles nada saberão de um lugar outrora chamado Terra"

Carl Sagan

Re: Citações

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

"Viemos das trevas, origem de todas as coisas"
Trecho de "A volta de Mary Poppins", de Pamela L. Travers

Re: Citações

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

"Quem desliga a razão para poder aceitar uma crendice torna-se vulnerável a todo tipo de irracionalidade"

Re: Citações

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

"Gente lesa gera gente lesa"

Re: Citações

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

"Depois de ouvir o relato de duas testemunhas diferentes sobre um acidente, você
começa a duvidar dos historiadores" (Dave Barry)
----
John Kennedy foi morto quando desfilava em carro aberto diante de uma multidão. A cena
foi filmada e o assassino preso. Se até hoje não há um consenso sobre o que aconteceu,
que credibilidade podem ter as Escrituras, escritas décadas ou séculos depois dos supostos
fatos por gente que nem estava lá e das quais não nos chegou nenhum original, apenas
cópias divergentes? Nossos olhos podem nos enganar. Nisto se baseiam os espetáculos
de mágica e prestidigitação. Nossa memória tende a filtrar os acontecimentos passados,
eliminando as coisas ruins e destacando as boas, o que nos leva a suspirar pelos "bons
velhos tempos". Memórias confusas, relatos obscuros, lendas e convicções podem se
misturar na cabeça de gente desesperada, dando origem a um passado que nunca existiu
mas que, com o tempo e a repetição, se torna "fato".

Re: Citações

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará"

João 8:32

Re: Citações

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Imagem

Re: Citações

Avatar do usuário
criso
Mensagens: 666
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 15:57 pm
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por criso »

"[...] Onde quer que tenha conquistado o poder, a burguesia destruiu as relações feudais, patriarcais e idílicas. Rasgou todos os complexos e variados laços que prendiam o homem feudal a seus 'superiores naturais', para deixar subsistir apenas, de homem para homem, o laço do frio interesse, as duras exigências do 'pagamento à vista'. Afogou os fervores sagrados da exaltação religiosa, do entusiasmo cavalheiresco, do sentimentalismo pequeno-burguês nas águas geladas do cálculo egoísta. Fez da dignidade pessoal um simples valor de troca; substituiu as numerosas liberdades, conquistadas duramente, por uma única liberdade sem escrúpulos: a do comércio. Em uma palavra, em lugar da exploração dissimulada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia colocou uma exploração aberta, direta, despudorada e brutal. A burguesia despojou de sua auréola todas as atividades até então reputadas como dignas e encaradas com piedoso respeito. Fez do médico, do jurista, do sacerdote, do poeta, do sábio seus servidores assalariados. A burguesia rasgou o véu do sentimentalismo que envolvia as relações de família e reduziu-as a meras relações monetárias. [...] Essa subversão contínua da produção, esse abalo constante de todo o sistema social, essa agitação permanente e essa falta de segurança distinguem a época burguesa de todas as precedentes. Dissolvem-se todas as relações sociais antigas e cristalizadas, com seu cortejo de concepções e de ideias secularmente veneradas; as relações que as substituem tornam-se antiquadas antes de se consolidarem. Tudo o que era sólido e estável se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado e os homens são finalmente obrigados a encarar sem ilusões a sua posição social e as suas relações com os outros homens. [...] A sociedade burguesa, com suas relações de produção e de troca, assemelha-se ao feiticeiro que já não pode controlar os poderes infernais que invocou."
- Manifesto Comunista (1848)

Re: Citações

Avatar do usuário
criso
Mensagens: 666
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 15:57 pm
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por criso »

criso escreveu:
Qua, 16 Fevereiro 2022 - 03:35 am
"[...] Onde quer que tenha conquistado o poder, a burguesia destruiu as relações feudais, patriarcais e idílicas. Rasgou todos os complexos e variados laços que prendiam o homem feudal a seus 'superiores naturais', para deixar subsistir apenas, de homem para homem, o laço do frio interesse, as duras exigências do 'pagamento à vista'. Afogou os fervores sagrados da exaltação religiosa, do entusiasmo cavalheiresco, do sentimentalismo pequeno-burguês nas águas geladas do cálculo egoísta. Fez da dignidade pessoal um simples valor de troca; substituiu as numerosas liberdades, conquistadas duramente, por uma única liberdade sem escrúpulos: a do comércio. Em uma palavra, em lugar da exploração dissimulada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia colocou uma exploração aberta, direta, despudorada e brutal. A burguesia despojou de sua auréola todas as atividades até então reputadas como dignas e encaradas com piedoso respeito. Fez do médico, do jurista, do sacerdote, do poeta, do sábio seus servidores assalariados. A burguesia rasgou o véu do sentimentalismo que envolvia as relações de família e reduziu-as a meras relações monetárias. [...] Essa subversão contínua da produção, esse abalo constante de todo o sistema social, essa agitação permanente e essa falta de segurança distinguem a época burguesa de todas as precedentes. Dissolvem-se todas as relações sociais antigas e cristalizadas, com seu cortejo de concepções e de ideias secularmente veneradas; as relações que as substituem tornam-se antiquadas antes de se consolidarem. Tudo o que era sólido e estável se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado e os homens são finalmente obrigados a encarar sem ilusões a sua posição social e as suas relações com os outros homens. [...] A sociedade burguesa, com suas relações de produção e de troca, assemelha-se ao feiticeiro que já não pode controlar os poderes infernais que invocou."
- Manifesto Comunista (1848)
Imagem

Re: Citações

Avatar do usuário
criso
Mensagens: 666
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 15:57 pm
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por criso »

aronax escreveu:
Qui, 11 Junho 2020 - 17:12 pm
"As classes e as raças, fracas demais para conduzir as novas condições da vida, devem deixar de existir. Elas devem perecer no holocausto revolucionário"
(Karl Marx / Gazeta Renana - 1849)
Fake.

Re: Citações

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

criso escreveu:
Qua, 16 Fevereiro 2022 - 19:24 pm
aronax escreveu:
Qui, 11 Junho 2020 - 17:12 pm
"As classes e as raças, fracas demais para conduzir as novas condições da vida, devem deixar de existir. Elas devem perecer no holocausto revolucionário"
(Karl Marx / Gazeta Renana - 1849)
Fake.
Não é fake.
O racismo está onde menos se espera. Vejamos, por exemplo, o que pensava Karl Marx (1818-1883), cuja filosofia alguns dos jovens idealistas de hoje acredita seguir: “As classes e as raças muito débeis para se viabilizarem nas novas condições de vida necessariamente vão ficar pelo caminho. Elas devem perecer no holocausto revolucionário.” A fonte é um artigo de Marx em 1852 no “The People’s Paper”, publicação inglesa editada pelos líderes do “chartism”, movimento pela extensão do direito de voto aos homens da classe operária na Inglaterra. Só em 1918 o sufrágio universal foi implantado na Inglaterra. Em um artigo de 1849, Friedrich Engels, que pagava as contas de Marx, foi ainda mais direto, classificando de “lixo racial” certos povos “primitivos da Europa” que nem ao estágio capitalista haviam chegado.
https://oglobo.globo.com/opiniao/a-resi ... o-24550101

Ou ainda
It is now quite plain to me — as the shape of his head and the way his hair grows also testify — that he is descended from the negroes who accompanied Moses’ flight from Egypt (unless his mother or paternal grandmother interbred with a nigger). Now, this blend of Jewishness and Germanness, on the one hand, and basic negroid stock, on the other, must inevitably give rise to a peculiar product. The fellow’s importunity is also nigger-like.
Alguns dos links, que funcionavam na época em que salvei estes trechos, curiosamente parecem não estar funcionando mais.
https://marxists.anu.edu.au/archive/mar ... 07_30a.htm
http://www.marxists.org/archive/marx/wo ... /index.htm
http://www.marxists.org/archive/marx/wo ... 07_30a.htm
Sete citações racistas de líderes e pensadores comunistas

PorTiago Cordeiro, especial para a Gazeta do Povo

18/06/2020


Em suas origens, a militância negra no Brasil esteve ligada a grupos de direita – foi o caso do partido político fundado pela Frente Negra Brasileira, em 1936, que estava alinhado com o integralismo. Num segundo momento, entre o fim da Segunda Guerra e o início da ditadura militar, o movimento, nas palavras do historiador Petrônio Domingues, no artigo Movimento Negro Brasileiro: Alguns Apontamentos Históricos, “ficou isolado politicamente, não podendo contar efetivamente com o apoio das forças políticas, seja da direita, seja da esquerda marxista”.

A partir de metade dos anos 1970, boa parte dos grupos de defesa das pautas voltadas à questão da etnia migrou para grupos de esquerda. “O embrião do Movimento Negro Unificado”, prossegue o pesquisador em seu artigo, citando um grupo influente no Brasil da época, “foi a organização marxista, de orientação trotskista, Convergência Socialista. Ela foi a escola de formação política e ideológica de várias lideranças importantes dessa nova fase do movimento negro”.

Ao aderir aos grupos de esquerda, o movimento teve que ignorar um fato: várias das principais lideranças socialistas e comunistas que surgiram desde o século 19 eram racistas e expressavam seu preconceito abertamente.

Confira agora seis citações que indicam o grau de desprezo que essas personalidades históricas alimentavam pelos negros – e também latinos e eslavos.

“Sem a escravidão, os Estados Unidos, o mais avançado dos países, teria se transformado num país patriarcal. Elimine a América do Norte do mapa do mundo e você vai ter anarquia – a completa decadência do comércio moderno e da civilização. Elimine a escravidão e você vai eliminar a América do mapa das nações.”

Karl Marx, 1847, em carta em que ele argumenta que a força escrava negra sustentou a plantações de algodão, fundamentais para a industrialização dos Estados Unidos.

“As classes e raças demasiado fracas para dominar as novas condições de vida precisam ceder [às mais fortes]”.

Karl Marx, 1853, em texto publicado na “New York Tribune”, deixando claro o que aconteceria com quem não se adaptasse ao socialismo.

“É um golpe de azar que a magnífica Califórnia tenha sido tomada [pelos americanos] dos preguiçosos mexicanos que não sabiam o que fazer com isso? ”

Karl Marx, satirizando os mexicanos pela perda do território da Califórnia na Guerra Mexicano-Americana (1846-1848). A fala foi ratificada no quinto congresso da Internacional Comunista, que afirmou ser "direito daqueles provenientes de países civilizados se estabelecerem em países cuja população permanece em um estágio mais baixo de desenvolvimento."

"...está claro para mim que ele, pelo formato de seu crânio e por seu cabelo, descende de negros do Egito (...) O jeito chamativo do sujeito é parecido com o de um negro."

Karl Marx, 1862, em carta a Friedrich Engels, se referindo ao político rival socialista Ferdinand Lassale.

“Entre nós os axiomas matemáticos parecem evidentes para toda criança de oito anos, e não precisam ser comprovados pela experiência, são apenas o resultado de herança acumulada. Mas seria difícil ensiná-los para um sul-africano ou um aborígene australiano.”

Friedrich Engels, 1877, argumentando que as capacidades intelectuais dos povos são diferentes.

"Em sua qualidade de negro, um nível mais próximo do reino animal que o resto de nós, ele é sem dúvida o candidato mais adequado desse distrito."

Friedrich Engels, 1887, se referindo a Paul Lafargue, genro de Marx, que concorria a uma vaga no conselho de um distrito de Paris que abrigava um zoológico.

“O negro indolente e sonhador gasta seu dinheirinho em qualquer frivolidade ou diversão, ao passo que o europeu tem uma tradição de trabalho e de economia que o persegue até estas paragens da América e o leva a progredir.”

Ernesto Che Guevara, 1952, em seu livro de memórias de juventude, os Diários de Motocicleta. O comentário se referia a moradores pobres da Venezuela.

Bônus: Genocídio

“Os alemães e magiares austríacos serão libertados e se vingarão sangrentamente dos bárbaros eslavos. A próxima guerra mundial resultará no desaparecimento da face da terra não apenas das classes e dinastias reacionárias, mas também de povos reacionários inteiros. E isso também constitui um passo adiante.”

A fala genocida acima é de Engels, em artigo publicado em 1849 no jornal Neue Rheinische Zeitung, condenando as populações rurais do Império Austríaco por não terem participado com entusiasmo das Revoluções de 1848, que começaram na França e provocaram rebeliões em toda a Europa, inclusive na Alemanha e Áustria.
https://outline.com/tBFR9R

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/ ... omunistas/

Re: Citações

Avatar do usuário
criso
Mensagens: 666
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 15:57 pm
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por criso »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 17 Fevereiro 2022 - 07:41 am
criso escreveu:
Qua, 16 Fevereiro 2022 - 19:24 pm
aronax escreveu:
Qui, 11 Junho 2020 - 17:12 pm
"As classes e as raças, fracas demais para conduzir as novas condições da vida, devem deixar de existir. Elas devem perecer no holocausto revolucionário"
(Karl Marx / Gazeta Renana - 1849)
Fake.
Não é fake.
O racismo está onde menos se espera. Vejamos, por exemplo, o que pensava Karl Marx (1818-1883), cuja filosofia alguns dos jovens idealistas de hoje acredita seguir: “As classes e as raças muito débeis para se viabilizarem nas novas condições de vida necessariamente vão ficar pelo caminho. Elas devem perecer no holocausto revolucionário.” A fonte é um artigo de Marx em 1852 no “The People’s Paper”, publicação inglesa editada pelos líderes do “chartism”, movimento pela extensão do direito de voto aos homens da classe operária na Inglaterra. Só em 1918 o sufrágio universal foi implantado na Inglaterra. Em um artigo de 1849, Friedrich Engels, que pagava as contas de Marx, foi ainda mais direto, classificando de “lixo racial” certos povos “primitivos da Europa” que nem ao estágio capitalista haviam chegado.
https://oglobo.globo.com/opiniao/a-resi ... o-24550101
Fake. Mentira repetida, tal como o suposto "decálogo de Lenin".
Tudo o que você fez foi mandar outro desinformador falando bobagem.
Note que até as supostas publicação e data diferem das que o Aronax postou.
Os desinformadores não consentem nem na fraude! Cadê a suposta fonte original?

Re: Citações

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 17 Fevereiro 2022 - 07:41 am
criso escreveu:
Qua, 16 Fevereiro 2022 - 19:24 pm
aronax escreveu:
Qui, 11 Junho 2020 - 17:12 pm
"As classes e as raças, fracas demais para conduzir as novas condições da vida, devem deixar de existir. Elas devem perecer no holocausto revolucionário"
(Karl Marx / Gazeta Renana - 1849)
Fake.
Não é fake.
O racismo está onde menos se espera. Vejamos, por exemplo, o que pensava Karl Marx (1818-1883), cuja filosofia alguns dos jovens idealistas de hoje acredita seguir: “As classes e as raças muito débeis para se viabilizarem nas novas condições de vida necessariamente vão ficar pelo caminho. Elas devem perecer no holocausto revolucionário.” A fonte é um artigo de Marx em 1852 no “The People’s Paper”, publicação inglesa editada pelos líderes do “chartism”, movimento pela extensão do direito de voto aos homens da classe operária na Inglaterra. Só em 1918 o sufrágio universal foi implantado na Inglaterra. Em um artigo de 1849, Friedrich Engels, que pagava as contas de Marx, foi ainda mais direto, classificando de “lixo racial” certos povos “primitivos da Europa” que nem ao estágio capitalista haviam chegado.
https://oglobo.globo.com/opiniao/a-resi ... o-24550101

Ou ainda
It is now quite plain to me — as the shape of his head and the way his hair grows also testify — that he is descended from the negroes who accompanied Moses’ flight from Egypt (unless his mother or paternal grandmother interbred with a nigger). Now, this blend of Jewishness and Germanness, on the one hand, and basic negroid stock, on the other, must inevitably give rise to a peculiar product. The fellow’s importunity is also nigger-like.
Alguns dos links, que funcionavam na época em que salvei estes trechos, curiosamente parecem não estar funcionando mais.
https://marxists.anu.edu.au/archive/mar ... 07_30a.htm
http://www.marxists.org/archive/marx/wo ... /index.htm
http://www.marxists.org/archive/marx/wo ... 07_30a.htm
Sete citações racistas de líderes e pensadores comunistas

PorTiago Cordeiro, especial para a Gazeta do Povo

18/06/2020


Em suas origens, a militância negra no Brasil esteve ligada a grupos de direita – foi o caso do partido político fundado pela Frente Negra Brasileira, em 1936, que estava alinhado com o integralismo. Num segundo momento, entre o fim da Segunda Guerra e o início da ditadura militar, o movimento, nas palavras do historiador Petrônio Domingues, no artigo Movimento Negro Brasileiro: Alguns Apontamentos Históricos, “ficou isolado politicamente, não podendo contar efetivamente com o apoio das forças políticas, seja da direita, seja da esquerda marxista”.

A partir de metade dos anos 1970, boa parte dos grupos de defesa das pautas voltadas à questão da etnia migrou para grupos de esquerda. “O embrião do Movimento Negro Unificado”, prossegue o pesquisador em seu artigo, citando um grupo influente no Brasil da época, “foi a organização marxista, de orientação trotskista, Convergência Socialista. Ela foi a escola de formação política e ideológica de várias lideranças importantes dessa nova fase do movimento negro”.

Ao aderir aos grupos de esquerda, o movimento teve que ignorar um fato: várias das principais lideranças socialistas e comunistas que surgiram desde o século 19 eram racistas e expressavam seu preconceito abertamente.

Confira agora seis citações que indicam o grau de desprezo que essas personalidades históricas alimentavam pelos negros – e também latinos e eslavos.

“Sem a escravidão, os Estados Unidos, o mais avançado dos países, teria se transformado num país patriarcal. Elimine a América do Norte do mapa do mundo e você vai ter anarquia – a completa decadência do comércio moderno e da civilização. Elimine a escravidão e você vai eliminar a América do mapa das nações.”

Karl Marx, 1847, em carta em que ele argumenta que a força escrava negra sustentou a plantações de algodão, fundamentais para a industrialização dos Estados Unidos.

“As classes e raças demasiado fracas para dominar as novas condições de vida precisam ceder [às mais fortes]”.

Karl Marx, 1853, em texto publicado na “New York Tribune”, deixando claro o que aconteceria com quem não se adaptasse ao socialismo.

“É um golpe de azar que a magnífica Califórnia tenha sido tomada [pelos americanos] dos preguiçosos mexicanos que não sabiam o que fazer com isso? ”

Karl Marx, satirizando os mexicanos pela perda do território da Califórnia na Guerra Mexicano-Americana (1846-1848). A fala foi ratificada no quinto congresso da Internacional Comunista, que afirmou ser "direito daqueles provenientes de países civilizados se estabelecerem em países cuja população permanece em um estágio mais baixo de desenvolvimento."

"...está claro para mim que ele, pelo formato de seu crânio e por seu cabelo, descende de negros do Egito (...) O jeito chamativo do sujeito é parecido com o de um negro."

Karl Marx, 1862, em carta a Friedrich Engels, se referindo ao político rival socialista Ferdinand Lassale.

“Entre nós os axiomas matemáticos parecem evidentes para toda criança de oito anos, e não precisam ser comprovados pela experiência, são apenas o resultado de herança acumulada. Mas seria difícil ensiná-los para um sul-africano ou um aborígene australiano.”

Friedrich Engels, 1877, argumentando que as capacidades intelectuais dos povos são diferentes.

"Em sua qualidade de negro, um nível mais próximo do reino animal que o resto de nós, ele é sem dúvida o candidato mais adequado desse distrito."

Friedrich Engels, 1887, se referindo a Paul Lafargue, genro de Marx, que concorria a uma vaga no conselho de um distrito de Paris que abrigava um zoológico.

“O negro indolente e sonhador gasta seu dinheirinho em qualquer frivolidade ou diversão, ao passo que o europeu tem uma tradição de trabalho e de economia que o persegue até estas paragens da América e o leva a progredir.”

Ernesto Che Guevara, 1952, em seu livro de memórias de juventude, os Diários de Motocicleta. O comentário se referia a moradores pobres da Venezuela.

Bônus: Genocídio

“Os alemães e magiares austríacos serão libertados e se vingarão sangrentamente dos bárbaros eslavos. A próxima guerra mundial resultará no desaparecimento da face da terra não apenas das classes e dinastias reacionárias, mas também de povos reacionários inteiros. E isso também constitui um passo adiante.”

A fala genocida acima é de Engels, em artigo publicado em 1849 no jornal Neue Rheinische Zeitung, condenando as populações rurais do Império Austríaco por não terem participado com entusiasmo das Revoluções de 1848, que começaram na França e provocaram rebeliões em toda a Europa, inclusive na Alemanha e Áustria.
https://outline.com/tBFR9R

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/ ... omunistas/
A verdade, como sempre estracalhando o idílio dos ideológicos...

Re: Citações

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras.

Salmos 137:9

Re: Citações

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Não entendi esse versículo.
Editado pela última vez por O organoléptico em Qua, 02 Março 2022 - 09:51 am, em um total de 1 vez.

Re: Citações

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

"Me diga com quem tu andas que eu te direi quem és"

que também pode ser adaptado para,

"me diga o que tu tens lido que eu te direi no que tu te podes transformar"

Re: Citações

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O organoléptico escreveu:
Qua, 02 Março 2022 - 09:47 am
Não entendi esse versículo.
É mais uma das milhares de coisas escrotas, absurdas ou cruéis que a gente encontra na "Briba".

Re: Citações

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O livre arbítrio pressupõe que haja opções a se escolher.
Isto significa que, no Céu, ou não existe livre arbítrio ou existe a possibilidade de os "eleitos" se voltarem para o Mal.

Re: Citações

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

O ego humano é tão grande que foi capaz de criar um Deus à sua imagem e semelhança.
https://twitter.com/OCriador/status/150 ... PAeTTSzyvQ

Re: Citações

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gigaview escreveu:
Seg, 07 Março 2022 - 21:00 pm
O ego humano é tão grande que foi capaz de criar um Deus à sua imagem e semelhança.
https://twitter.com/OCriador/status/150 ... PAeTTSzyvQ
O ego humano é tão grande que acha que Deus, uma entidade infinita em todos os sentidos, vai se ofender ou se aborrecer com alguma coisa que fizermos.

Re: Citações

Avatar do usuário
Inconførmed
Mensagens: 30
Registrado em: Qui, 21 Janeiro 2021 - 21:20 pm
Localização: ubi dubium ibi libertas
Contato:

Mensagem por Inconførmed »

"Não se confunde o ato de convencer com ato de persuadir. Visto que 'o ato de convencer' dirige-se à razão, utilizando-se de raciocínios sólidos - a conclusão vem das premissas similares a um raciocínio matemático - e fundamentando-se em evidências objetivas. Assim, possui caráter probatório e atemporal. Já o 'ato de persuadir' dirige-se à vontade, ao sentimento e utiliza-se de argumentos plausíveis. Seu caráter é ideológico, parcial e temporal. Para quem se interessa com o resultado, persuadir é mais de que convencer, pois a convicção não passa da primeira fase que leva à atuação" (Perelman & Olbrechts-Tyteca 2002)

Re: Citações

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Se Deus for bom e justo, os ateus serão julgados por suas ações e não por sua crença
Se Deus for mal e injusto, não há esperança para ninguém
Se Deus não existir, que diferença faz ter ou não uma crendice?

Re: Citações

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Fernando Silva escreveu:
Dom, 24 Abril 2022 - 14:48 pm
Se Deus for bom e justo, os ateus serão julgados por suas ações e não por sua crença
Se Deus for mal e injusto, não há esperança para ninguém
Se Deus não existir, que diferença faz ter ou não uma crendice?
Salvo engano, essa citação é de Marco Aurélio.

Re: Citações

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

"O fanatismo e a inteligência nunca moram na mesma casa" (Ariano Suassuna).

“A paixão por uma ideia perturba a capacidade de pensar” (Mario Sergio Cortella).

Re: Citações

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Vi na net não me lembro onde (acho que foi no reddit)

Overrated - sobrestimado - é qualquer coisa popular, mas que voce não gosta.
Underrated - subestimado - é qualquer coisa que não é popular, mas que você gosta.
I'm completely in favor of the separation of Church and State. My idea is that these two institutions screw us up enough on their own, so both of them together is certain death.
If this is the best God can do, I'm not impressed.
Praying is begging for an unseen deity to alter the laws of nature for someone admittedly unworthy
There may or may not be atheists in foxholes, but I'm certain there are none in the Ku Klux Klan.
George Carlin

Re: Citações

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer alguma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
(George Carlin, "Brain Droppings")

Re: Citações

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

"Deus diz: "Faça o que você quiser mas, se escolher errado, você será torturado no inferno por toda a eternidade". Isto não é liberdade de escolha. Equivale a um homem que diz a sua namorada: "Faça o que você quiser mas, se escolher me deixar, eu vou atrás de você e estouro seus miolos".
Quando um homem diz isto, nós o chamamos de psicopata e exigimos sua prisão.
Quando Deus diz isto, nós dizemos que ele nos ama e construímos igrejas em seu louvor"
(William C. Easttom II)

Re: Citações

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

"Milagres acontecem para aqueles que acreditam neles. Por que a Virgem Maria nunca aparece para budistas, islamitas e hindus que não ouviram falar dela?" (Bernard Berenson (1865-1959), New York Times Book Review)

Re: Citações

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

@aronax:

Off_topic:
Mais de 1 ano ausente, aronax.
Bem-vindo de volta.
Apareça mais vezes.

Re: Citações

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

"Quem acredita na Santíssima Trindade e insiste que sua religião é monoteísta é capaz de acreditar em
qualquer coisa. Só precisa de algum tempo para se acostumar com a idéia" (Robert A. Heinlein,
"Job: a comedy of justice")
----
"Não chamamos de louco um homem que acredita que come seu deus; por que chamamos de louco
aquele que diz que é Jesus?" (Claude A. Helvetius , 1715-1771)
----
Um avião com 200 pessoas cai e apenas uma sobrevive. "É um milagre de Deus!", dirão. Milagre porco,
eu diria. A verdade é que 99,5% dos passageiros morreram. Isto não é um milagre, é uma tragédia. E quem
acha que foi salvo por milagre na verdade está afirmando que, aos olhos de Deus, apenas ele merecia ser
salvo. O fato de alguns passageiros não morrerem tem a mesma transcendência que o fato de alguns ovos
não se quebrarem quando uma caixa com uma dúzia cai ao chão.

Re: Citações

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

"Ateísmo é o que acontece quando você lê a Bíblia.
Cristianismo é o que acontece quando leem a Bíblia para você"
Bertrand Russell
Responder