Dúvidas sobre IR

Conversas descontraídas sem compromisso

Dúvidas sobre IR

Fulano
Mensagens: 209
Registrado em: Sáb, 28 Março 2020 - 10:38 am

Mensagem por Fulano »

Alguém aqui poderia ajudar?

No meu caso, pago plano de saúde particular, praticamente é a única despesa em serviço de saúde que tenho. Como sei o valor que receberei de restituição?

Pra simplificar, essa é a única despesa que tenho que pode ser restituída, já que não tenho dependentes e qualquer outra despesa restituível.

Obrigado.

Re: Dúvidas sobre IR

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

que eu saiba – by the way: já recebi a m/– o Sr. faz a opção "não simplificada".
no resumo aparece a restituição prevista.

Re: Dúvidas sobre IR

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Fulano escreveu:
Sex, 07 Agosto 2020 - 19:13 pm
Alguém aqui poderia ajudar?

No meu caso, pago plano de saúde particular, praticamente é a única despesa em serviço de saúde que tenho. Como sei o valor que receberei de restituição?

Pra simplificar, essa é a única despesa que tenho que pode ser restituída, já que não tenho dependentes e qualquer outra despesa restituível.

Obrigado.
Quando eu informo o valor que paguei ao meu plano de saúde na seção "Pagamentos efetuados", automaticamente é dado um desconto.
Eu nem preciso avisar que tenho direito.

Quanto ao valor da restituição, é informado pelo programa da Receita que, inclusive, pergunta qual a agência e conta do seu banco para fazer o depósito.

Nota: você pode testar as duas versões de declaração (completa e simplificada) para ver qual lhe é mais favorável. O desconto pelos gastos com saúde requer a opção "Completa".

Re: Dúvidas sobre IR

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Fulano escreveu:
Sex, 07 Agosto 2020 - 19:13 pm
Alguém aqui poderia ajudar?

No meu caso, pago plano de saúde particular, praticamente é a única despesa em serviço de saúde que tenho. Como sei o valor que receberei de restituição?

Pra simplificar, essa é a única despesa que tenho que pode ser restituída, já que não tenho dependentes e qualquer outra despesa restituível.

Obrigado.
Talvez você tenha feito a sua declaração usando a opção "simplificada", que é a default.

Nesse caso, infelizmente, você não terá abatimento.

O programa te dá estas duas opções:

Imagem

Na simplificada a alíquota é menor, mas não há deduções. Se você escolhe a opção "por deduções legais", basta declarar o que você pagou de plano de saúde durante o ano e automaticamente o cálculo do imposto reduz o valor a pagar.

Normalmente se deve tentar das duas formas e ver em qual delas a mordida do leão é menor.

Re: Dúvidas sobre IR

Fulano
Mensagens: 209
Registrado em: Sáb, 28 Março 2020 - 10:38 am

Mensagem por Fulano »

Agradeço aos amigos pelas respostas.

No meu caso, pago pra um terceiro fazer. :lol:

O que eu queria saber é se possível saber quanto terei de restituição (alguma fórmulas? porcentagem?), baseado no valor que paguei de IR mais ou meus gastos com serviços de saúde (especificamente, nesse caso, com o plano).

Por exemplo: paguei X de IR e Y de plano de saúde, terei restituído Z.

Alguma maneira de calcular antes de declarar?


Obrigado.

Re: Dúvidas sobre IR

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Fulano escreveu:
Dom, 09 Agosto 2020 - 01:04 am
Agradeço aos amigos pelas respostas.

No meu caso, pago pra um terceiro fazer. :lol:

O que eu queria saber é se possível saber quanto terei de restituição (alguma fórmulas? porcentagem?), baseado no valor que paguei de IR mais ou meus gastos com serviços de saúde (especificamente, nesse caso, com o plano).

Por exemplo: paguei X de IR e Y de plano de saúde, terei restituído Z.

Alguma maneira de calcular antes de declarar?


Obrigado.
Não sei, mas, se você testar o resultado com e sem o valor pago ao plano de saúde na versão "completa", vai poder comparar e ver a diferença.

Re: Dúvidas sobre IR

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Fulano escreveu:
Dom, 09 Agosto 2020 - 01:04 am
No meu caso, pago pra um terceiro fazer. :lol:

Parece que você, Fulano, não instalou o programa.
Faça isso.
Não dói nada e é muito simples.

Instalando o programa, você terá todas as calculadoras ao seu dispor para comparar todo tipo de combinação possível com seus pagamentos e deduções.
É a maneira mais eficaz para você comparar o que será mais vantajoso para você.
Todos os cálculos possíveis com sua declaração estão lá.

Mas tem que instalar o programa para ter acesso a isso tudo.

Re: Dúvidas sobre IR

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Acrescentando ao que disseram Fernando e Gabarito, como você pagou a um contador, talvez essa pessoa tenha feito sua declaração usando a opção "por deduções legais", que é a que permite abatimentos. Nesse caso específico de declarar pagamentos a um plano de saúde, o próprio programa já abateu o valor no cálculo do imposto a pagar.

Nesse caso não haverá restituição porque porque a "restituição" já foi dada no cálculo do imposto.

Normalmente plano de saúde dá um bom abatimento e como sua declaração foi feita por uma pessoa experiente, ela deve ter utilizado a melhor fórmula possível.

O chato é que ano que vem não tem mais abatimento nem restituição. A reforma tributária do Guedes pretende acabar com isso. Praticamente, se passar no congresso, não vai mais haver restituição de IR.

Ôh liberal pra gostar de imposto, esse tal de Paulo Guedes. Tô pra ver outro igual.

Mas a coisa é séria. Se passar, a classe média tá fufu nesse país. Abaixo disso já tá todo mundo fufu mesmo, é um pessoal acostumado, mas eu quero ver como esses tiozões bolsominions vão se virar depois da reforma tributária.

Ninguém vai poder deduzir educação dos filhos, plano de saúde, consultas, tratamentos, dentista, fisioterapia, nada... Os aposentados com mais de 65 anos são isentos de pagar sobre proventos de até 30 mil, mas agora a isenção acaba. Imagine uma viúva com duas pensões deixadas pelo marido e que, naturalmente, maior de 65 anos é obrigada a ter um caríssimo plano de saúde. Com essa reforma, essa pessoa sai da classe média e vai pra classe E. Vai ter que ir pro SUS. Falo sério, essa reforma, se parar pra pensar, vai jogar um monte de gente da classe média no ensino público e no SUS, dois sistemas já falidos.

Quero ver se o Bolsonaro se reelege.

E ainda tem a contrariedade dos empresários. Nada satisfeitos com a nova cpmf.

Re: Dúvidas sobre IR

Fulano
Mensagens: 209
Registrado em: Sáb, 28 Março 2020 - 10:38 am

Mensagem por Fulano »

Gabarito escreveu:
Dom, 09 Agosto 2020 - 10:32 am
Fulano escreveu:
Dom, 09 Agosto 2020 - 01:04 am
No meu caso, pago pra um terceiro fazer. :lol:

Parece que você, Fulano, não instalou o programa.
Faça isso.
Não dói nada e é muito simples.

Instalando o programa, você terá todas as calculadoras ao seu dispor para comparar todo tipo de combinação possível com seus pagamentos e deduções.
É a maneira mais eficaz para você comparar o que será mais vantajoso para você.
Todos os cálculos possíveis com sua declaração estão lá.

Mas tem que instalar o programa para ter acesso a isso tudo.
Farei esse esforço. :D

Obrigado.

Re: Dúvidas sobre IR

Fulano
Mensagens: 209
Registrado em: Sáb, 28 Março 2020 - 10:38 am

Mensagem por Fulano »

Pedro Reis escreveu:
Ter, 11 Agosto 2020 - 13:12 pm
Acrescentando ao que disseram Fernando e Gabarito, como você pagou a um contador, talvez essa pessoa tenha feito sua declaração usando a opção "por deduções legais", que é a que permite abatimentos. Nesse caso específico de declarar pagamentos a um plano de saúde, o próprio programa já abateu o valor no cálculo do imposto a pagar.

Nesse caso não haverá restituição porque porque a "restituição" já foi dada no cálculo do imposto.

Normalmente plano de saúde dá um bom abatimento e como sua declaração foi feita por uma pessoa experiente, ela deve ter utilizado a melhor fórmula possível.

O chato é que ano que vem não tem mais abatimento nem restituição. A reforma tributária do Guedes pretende acabar com isso. Praticamente, se passar no congresso, não vai mais haver restituição de IR.

Ôh liberal pra gostar de imposto, esse tal de Paulo Guedes. Tô pra ver outro igual.

Mas a coisa é séria. Se passar, a classe média tá fufu nesse país. Abaixo disso já tá todo mundo fufu mesmo, é um pessoal acostumado, mas eu quero ver como esses tiozões bolsominions vão se virar depois da reforma tributária.

Ninguém vai poder deduzir educação dos filhos, plano de saúde, consultas, tratamentos, dentista, fisioterapia, nada... Os aposentados com mais de 65 anos são isentos de pagar sobre proventos de até 30 mil, mas agora a isenção acaba. Imagine uma viúva com duas pensões deixadas pelo marido e que, naturalmente, maior de 65 anos é obrigada a ter um caríssimo plano de saúde. Com essa reforma, essa pessoa sai da classe média e vai pra classe E. Vai ter que ir pro SUS. Falo sério, essa reforma, se parar pra pensar, vai jogar um monte de gente da classe média no ensino público e no SUS, dois sistemas já falidos.

Quero ver se o Bolsonaro se reelege.

E ainda tem a contrariedade dos empresários. Nada satisfeitos com a nova cpmf.
Li por aí que a retirada da dedução vai abastecer o novo bolsa família. Vai pesar se compensa eleitoralmente brigar com os pagantes de IR pra beneficiar quem recebe o bolsa família.
Responder