Conversa sobre Linux

Conversas descontraídas sem compromisso

Re: Conversa sobre Linux

Johnny
Mensagens: 93
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:27 pm

Mensagem por Johnny »

Gabarito escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 10:15 am
Fernando Silva escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 10:06 am
Johnny escreveu:
Sex, 21 Julho 2023 - 20:14 pm
Linux não é para amadores. Estou com este problema e solução pela tal "cú-munidade" mesmo que é bom, NADA!
https://www.google.com/search?q=%22a+st ... s-wiz-serp

Ou seja, ou você manda desligar e deixa ele fazer a espera dos 2 minutos ou faz logout e depois manda desligar, daí vai na hora.

E o ano do linux foi adiado para 3097
Quando o problema é no Windows, dizem que "é assim mesmo e pronto".
Cada atualização é uma aventura: nunca se sabe o que vai estragar em vez de melhorar.

Por falar em Windows, parece que Bill Gates ainda dá as cartas na Microsoft.
E tem planos de levar todo mundo para a Nuvem.

Uso de computador com o Sistema Operacional na Nuvem
Por isso fiz aquele comentário. Todas as empresas com que trabalho já migraram para o Office 365 devido as funcionalidades (power Bi, power Pivot, Teams, etc, etc). Como o mesmo exige autenticação na nuvem, fica impraticável tentar manter um piratex na máquina. Até pouco tempo eu precisava manter na minha máquina o 2019 para aprender VBA. Como agora uso o laptop do trabalho, então até removi da máquina pois não uso mais nada de app de escritório, e se precisar posso quebrar galho com os opensources.

Re: Conversa sobre Linux

Johnny
Mensagens: 93
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:27 pm

Mensagem por Johnny »

Achismo: Se o flatpack ou snap tivessem sido pensado logo nos primórdios, talvez o Linux teria um numero maior de usuários do que os atuais 3% em desktop. No mais, segue abaixo um texto que escrevi em meados de 2000 creio eu.
Windows e Linux, algumas coisas (12):

1- Facilidade: Dependendo da distro, ambos são similares na curva de uso

2- Programas: Depende da área de atuação. Áreas de engenharia (CAD) e editoração profissional (Audio e video) em Linux é muito deficiente e quando tem um aplicativo, ou é arcaico ou com curva sofrível.

3- Compatibilidade: Não há compatibilidade* entre os sistemas pois são concepções diferentes. Até aqui tudo bem, pois não há compatibilidade entre MAC, MS e Linux. O problema reside em você adotar um Linux que é DEB, ARCH, RedHat e aí sim não haver compatibilidade entre eles. Arrisco dizer que são Linux diferentes entre si.
*Até a data deste texto ainda não haviam os conceitos de flatpack e snap

4- Compatibilidade de aplicativos: Tirando PDF, Imagens não vetoriais e etc, há muito pouca chance de um documento ser compatível* entre outros similares (importado ou exportado). Se der sorte de ser uma formatação de documento simples, sem problemas, mas para por aí.
*Fernando Silva vai discordar

5- Jogos: Só rodam em Windows e ponto, salvo poucas exceções.
Obs. O problema de falta de usuários no Linux nunca foi jogos, apesar de influenciar um pouco.

6- Segurança: Depois do W7 posso afirmar que ambos possuem o mesmo nível de segurança se seguidos os procedimentos corretos.
Obs. Só para constar, não uso antivirus fora o Window Defender.

7- Instalação e procura de aplicativos: No Linux a coisa é bem mais difícil se o aplicativo não estiver no sistema de repositórios da distribuição. E procurar por aplicação (como um simples reprodutor de audio para Linux) não será uma tarefa fácil. Dizer que é mais fácil do que ir num Baixaki e correr o risco de instalar add-ons tipo Baidu é desonesto pois na Microsoft Store não tem isso. Se o Linux fosse tão popular, com certeza teria os mesmos problemas com aplicativos fora dos repositórios, se é que já não tem.

8- Usabilidade de aplicativos open/free: Terá problemas se for trabalhar com material de e para fora do aplicativo pois a maioria dos aplicativos não permitem trabalhar com licenças fechadas.

9- Licenças: A maioria das distribuições são open, mas existem as "fechadas e pagas" (RedHat e Suse por exemplo) pois possuem código proprietário ou licença proprietária no pacote.
*Nem sei por que coloquei isso aqui na época

10- Comunidade e fóruns: Eu arrisco dizer aqui que você encontra muito rapidamente uma resposta para a maioria de problemas que envolvam Microsoft (aplicativos e hardware), mas para o Linux você não terá esta rapidez e talvez nem encontre solução. Sei que muitos irão dizer que isso não é verdade, mas o fato é que já tive centenas de problemas que no Linux (drivers, mal funcionamento de aplicativos, travamento do sistema entre outros) e me deparei com as famigeradas respostas "leia o manual", "tem que pesquisar" entre outras chulas ou mal educadas, e mais ultimamente vejo pessoas com o mesmo problema sem respostas na comunidade até os dias de hoje.

11- Problemas: No Windows, se você tiver um problema, você é obrigado a repara-lo. No Linux deveria também ser assim, mas o que eu vejo e com freqüência é, se a pessoa tem algum problema que não encontra solução (app de banco, de driver, travamento, etc), troca de distro para resolve-lo, e me desculpem, isto não é dar solução, é um remendo e muito mal feito.

12- Aplicativos open source que existem apenas para....WINDOWS. Aqui a coisa pega, acontece essa aberração por incrível que pareça. Exemplos:

Subtitle Edit: Se quiser usar no Linux vai ter que compilar o código fonte, mas beleza pois qualquer criança sabe fazer isso .
https://github.com/SubtitleEdit/subtitleedit/releases:


-Conclusão: São mundos diferentes e necessidades diferentes. MS, Mac, Linux, Unix, Android, cada um tem seu papel e cada qual deve se sentir confortável de como tirar melhor proveito de todos, sem ficar enchendo o saco de quem só quer usar um, dois, três ou nenhum.

Re: Conversa sobre Linux

Johnny
Mensagens: 93
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:27 pm

Mensagem por Johnny »

Agora fui assistir um filme pelo VLC do Manjaro e o mesmo começou a trocar a legenda por asiático. Achei que poderia ser problema na legenda, mas já desconfiava que não pois é de minha coleção de filmes fixa. Batata, assisti pelo Windows e foi tudo beleza. Peguei outros problemas também vendo video no Youtube mas não lembro qual. Amanhã instalo o HD que tem o Mint e Fedora pois minhas anotações estão nas pastas dos Linux.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5170
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Eu usava Linux também no trabalho.
- Office: Libreoffice
- CAD: DraftSight (que, inclusive, é bem mais barato que o AutoCAD).
- Edição de imagens: GIMP
- Edição de vídeo: uso o kdenlive (tem versão para Windows) e o Shot Cut, mas há muitos outros. Boa parte dos vídeos do Youtube é feita com kdenlive.
- Edição de áudio: audacity (tem versão para Windows).

Tenho 8GB de RAM. O Linux ocupa 2GB. Já o Windows ocupa muito mais e fica lento.

Lembrei ainda que, na época das câmeras digitais, eu plugava qualquer uma no meu PC com Linux e baixava as fotos. Já nos Windows dos outros, era preciso instalar o driver daquela câmera.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2225
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Huxley escreveu:
Qua, 19 Julho 2023 - 22:21 pm
“Celulares que NÃO RODAM Android [Nem iOS]”:
Um celular usável tem que ser capaz de rodar aplicativo de banco, WhatsApp, Uber e outros aplicativos do cotidiano. O resto é tudo substituível. Se aplicativo que depende de empresa não roda no celular, o celular não atende às necessidades.
Johnny escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 16:33 pm
Achismo: Se o flatpack ou snap tivessem sido pensado logo nos primórdios, talvez o Linux teria um numero maior de usuários do que os atuais 3% em desktop. No mais, segue abaixo um texto que escrevi em meados de 2000 creio eu.
Windows e Linux, algumas coisas (12):
São terríveis e evito ao máximo essas coisas. Snaps é uma coisa mais específica do Ubuntu e tem a chatura de obrigar atualizar sempre.
Flatpack é mais universal, mas o grande problema é que os aplicativos exigem baixar runtimes gigantes e muitas vezes uma repetida para outra versão. A nomenclatura dos pacotes é ruim também.

Os primórdios deveriam ter tido uma runtime comum e com API bastante estável.

Mas Linux desde os primórdios não foi pensado para ser IBM PC ou X86. Ele sempre foi compilado para todo tipo de arquitetura: PowerPC, MIPS e outras coisas que nunca vi. Então o desenvolvedor teria que compilar também para cada.

E a arquitetura X86 só prosperou por causa do número grande de vendas do IBM PC (com DOS e Windows). Então por anos foi a mais rápida, mesmo sendo tecnicamente horrível. Agora que chegou no limite físico, arquiteturas com ARM já estão ultrapassando o X86. A Apple está até migrando o Mac para ARM.

5- Jogos: Só rodam em Windows e ponto, salvo poucas exceções.
Obs. O problema de falta de usuários no Linux nunca foi jogos, apesar de influenciar um pouco.
Hoje está muito fácil rodar jogos em Linux e a comunidade cresceu muito nos últimos 10 anos.
Quem gosta de emulador não precisa de Windows.
O Wine (versão 6/7) tem tido grande sucesso em executar jogo com mais de 6 anos. (E não vejo sentido em se preocupar com jogo recente, porque tem bug no próprio Windows (sem patch) w precisam de uma placa de vídeo com preço que vai muito além do poder aquisitivo da maioria das pessoas.)
O que mais tem atrapalhado são os rootkits horrorosos de DRM, como Denuvo, que faz mal até no Windows.
6- Segurança: Depois do W7 posso afirmar que ambos possuem o mesmo nível de segurança se seguidos os procedimentos corretos.
Obs. Só para constar, não uso antivirus fora o Window Defender.
Uma coisa cheia de bloatware e de código fechado não é nada seguro.
Antivírus come processamento para ficar calculando hash de todo arquivo e comparando com os de vírus já catalogados.
Nenhum app é capaz de dizer se um processo criptominerador é legítimo ou não sem consultar um catálogos.
7- Instalação e procura de aplicativos: No Linux a coisa é bem mais difícil se o aplicativo não estiver no sistema de repositórios da distribuição. E procurar por aplicação (como um simples reprodutor de audio para Linux) não será uma tarefa fácil. Dizer que é mais fácil do que ir num Baixaki e correr o risco de instalar add-ons tipo Baidu é desonesto pois na Microsoft Store não tem isso. Se o Linux fosse tão popular, com certeza teria os mesmos problemas com aplicativos fora dos repositórios, se é que já não tem.
Microsoft Store é uma coisa muito recente na história do Windows e não tem tudo lá. É equivalente aos apps gráficos de pesquisar no repositório da distribuição.
10- Comunidade e fóruns: Eu arrisco dizer aqui que você encontra muito rapidamente uma resposta para a maioria de problemas que envolvam Microsoft (aplicativos e hardware), mas para o Linux você não terá esta rapidez e talvez nem encontre solução. Sei que muitos irão dizer que isso não é verdade, mas o fato é que já tive centenas de problemas que no Linux (drivers, mal funcionamento de aplicativos, travamento do sistema entre outros) e me deparei com as famigeradas respostas "leia o manual", "tem que pesquisar" entre outras chulas ou mal educadas, e mais ultimamente vejo pessoas com o mesmo problema sem respostas na comunidade até os dias de hoje.
Em inglês é fácil. Tem atendimento não só no fórum oficial, como também no Reddit.

Drivers não é mais problema. Hoje as distros já disponibilizam drivers na instalação. Até o Debian começou a fazer isto neste ano. E tem app separado para baixar e instalar driver dentro das regras cheias de frescura da Nvidia.
Subtitle Edit: Se quiser usar no Linux vai ter que compilar o código fonte, mas beleza pois qualquer criança sabe fazer isso .
O desenvolvedor não tem Linux, então ocorre erro de compilação. :lol:
Mas hoje em dia tem AppImg.
Agora fui assistir um filme pelo VLC do Manjaro e o mesmo começou a trocar a legenda por asiático. Achei que poderia ser problema na legenda, mas já desconfiava que não pois é de minha coleção de filmes fixa. Batata, assisti pelo Windows e foi tudo beleza. Peguei outros problemas também vendo video no Youtube mas não lembro qual. Amanhã instalo o HD que tem o Mint e Fedora pois minhas anotações estão nas pastas dos Linux.
VLC nunca deu problema.
E existem distros ruins. Manjaro é criticada por muitas falhas recorrentes de segurança. Também ela é da linha Arch, que é uma distro que recebe todo tipo de pacote sem testar e são os usuários que testam. Fedora e as versões não LTS do Ubuntu já tem uma testada básica, mas ainda não são estáveis. São inadequadas para uso cotidiano. Por isso, é melhor usar Linux Mint, MX Linux ou uma das derivações do Uubntu LTS, como Mint, Zorin e Linux Lite.

O "Fedorento" é a versão de testes do Red Hat. Depois que a IBM comprou a empresa Red Hat, a Red Hat ficou corrompida. Mataram o CentOS, Rocky Linux e Alma Linux, que são versões estáveis de boa qualidade e bastante flexíveis. Então é melhor se manter longe dessa família problemática.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5170
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Qui, 27 Julho 2023 - 21:37 pm
O "Fedorento" é a versão de testes do Red Hat. Depois que a IBM comprou a empresa Red Hat, a Red Hat ficou corrompida. Mataram o CentOS, Rocky Linux e Alma Linux, que são versões estáveis de boa qualidade e bastante flexíveis. Então é melhor se manter longe dessa família problemática.
Assim como o Debian é conservador enquanto que derivados como Ubuntu, Kubuntu e outros arriscam pacotes não tão testados assim.

Não há derivados do Windows para se fazer a mesma comparação, mas o fato é que as atualizações vivem dando problema e tendo que ser removidas.
Responder