Conversa sobre Linux

Conversas descontraídas sem compromisso

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Huxley escreveu:
Qua, 04 Novembro 2020 - 22:49 pm
Notícia boa, mas o smartphone lançado é muito caro:

https://www.tudocelular.com/curiosidade ... brica.html

O smartphone é o meio mais acessível de inclusão digital nesse mundo tão repleto de pobreza, mas, infelizmente, Android não é “Linux do povo”, pois as fabricantes de smartphones Android (inclusive o Google) só oferecem até 3 anos de atualizações nos patches de segurança depois que o celular é lançado. Isso é um desempenho muito fraco quando comparado ao iOS e ao Windows 10. Ubuntu Touch e outras distros Linux para mobile poderiam preencher essa lacuna?
Possibilidade há.

Não me inteirei muito sobre este assunto, entretanto se o modelo de atualização dos smartphones seguir o mesmo modelo dos desktops/servers Linux, não vejo por qual motivo não poderia ser sanada essa questão.

Neste caso não saberia o modelo mais sólido para esse segmento.
Talvez updates mais lentos, mas com maior estabilidade, vide Debian?
Updates mais rápidos, com menor estabilidade, vide Ubuntu?
Ou mesmo um modelo baseado no Arch Linux, o melhor do mais novo de forma mais rápida e talvez instável.

Isso é algo válido de discussão, a parte dos smartphones não é muito minha área, entretanto se os desenvolvedores optarem por seguir uma metodologia aplicada aos desktops/servers, essa questão de segurança e updates terá maior êxito e ainda por cima será um diferencial atrativo em relação a velha metodologia do updates limitados.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Zero escreveu:
Qua, 04 Novembro 2020 - 22:08 pm
Como muito por vezes citado sobre distribuições, para quem pouco conhece o mundo Linux, talvez não tenha tamanha noção da história das distribuições.

Uma das distribuições mais famosas do mundo, Debian, tem uma "grande família."

Cada ponto é uma distribuição, a imagem a seguir é como se fosse uma "árvore genealógica".

Para não desconfigurar o layout do fórum, devido a imagem ser grande, deixarei-a tal qual, portanto cliquem-na para vê-la.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ee1210.svg
Não encontrei a minha, que é o Kubuntu, mas com TDE em vez de KDE.
Sendo que o TDE é a continuação do KDE 3.5 para quem não gostou do KDE de 4 em diante.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

E apesar de tantas distribuições citadas, muitas ficam de fora, é impressionante a dimensão que isso tomou.

Eu, por outro lado, também comecei nesta 'família", inicialmente com o Ubuntu, posteriormente com o Mint e agora com o Manjaro, que é baseado no Arch Linux.

E quem sabe, algum dia faço uma visita ao "Arch".

Imagem

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Zero escreveu:
Qua, 04 Novembro 2020 - 23:30 pm
Huxley escreveu:
Qua, 04 Novembro 2020 - 22:49 pm
Notícia boa, mas o smartphone lançado é muito caro:

https://www.tudocelular.com/curiosidade ... brica.html

O smartphone é o meio mais acessível de inclusão digital nesse mundo tão repleto de pobreza, mas, infelizmente, Android não é “Linux do povo”, pois as fabricantes de smartphones Android (inclusive o Google) só oferecem até 3 anos de atualizações nos patches de segurança depois que o celular é lançado. Isso é um desempenho muito fraco quando comparado ao iOS e ao Windows 10. Ubuntu Touch e outras distros Linux para mobile poderiam preencher essa lacuna?
Possibilidade há.

Não me inteirei muito sobre este assunto, entretanto se o modelo de atualização dos smartphones seguir o mesmo modelo dos desktops/servers Linux, não vejo por qual motivo não poderia ser sanada essa questão.

Neste caso não saberia o modelo mais sólido para esse segmento.
Talvez updates mais lentos, mas com maior estabilidade, vide Debian?
Updates mais rápidos, com menor estabilidade, vide Ubuntu?
Ou mesmo um modelo baseado no Arch Linux, o melhor do mais novo de forma mais rápida e talvez instável.

Isso é algo válido de discussão, a parte dos smartphones não é muito minha área, entretanto se os desenvolvedores optarem por seguir uma metodologia aplicada aos desktops/servers, essa questão de segurança e updates terá maior êxito e ainda por cima será um diferencial atrativo em relação a velha metodologia do updates limitados.
Só um adendo ao fato que nisso tomei como conceito de atualização geral do sistema, tanto apps quanto o kernel.

Não sei nesse âmbito se você se refere ao Kernel ou aos demais componentes, ou mesmo ao conjunto total.

As questões dos patchs de segurança são elementos que sem dúvida viriam de forma rápida, da mesma forma que é na maioria das vezes nos desktops/servers.

Re: Conversa sobre Linux

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Zero escreveu:
Qui, 05 Novembro 2020 - 21:58 pm
Zero escreveu:
Qua, 04 Novembro 2020 - 23:30 pm
Huxley escreveu:
Qua, 04 Novembro 2020 - 22:49 pm
Notícia boa, mas o smartphone lançado é muito caro:

https://www.tudocelular.com/curiosidade ... brica.html

O smartphone é o meio mais acessível de inclusão digital nesse mundo tão repleto de pobreza, mas, infelizmente, Android não é “Linux do povo”, pois as fabricantes de smartphones Android (inclusive o Google) só oferecem até 3 anos de atualizações nos patches de segurança depois que o celular é lançado. Isso é um desempenho muito fraco quando comparado ao iOS e ao Windows 10. Ubuntu Touch e outras distros Linux para mobile poderiam preencher essa lacuna?
Possibilidade há.

Não me inteirei muito sobre este assunto, entretanto se o modelo de atualização dos smartphones seguir o mesmo modelo dos desktops/servers Linux, não vejo por qual motivo não poderia ser sanada essa questão.

Neste caso não saberia o modelo mais sólido para esse segmento.
Talvez updates mais lentos, mas com maior estabilidade, vide Debian?
Updates mais rápidos, com menor estabilidade, vide Ubuntu?
Ou mesmo um modelo baseado no Arch Linux, o melhor do mais novo de forma mais rápida e talvez instável.

Isso é algo válido de discussão, a parte dos smartphones não é muito minha área, entretanto se os desenvolvedores optarem por seguir uma metodologia aplicada aos desktops/servers, essa questão de segurança e updates terá maior êxito e ainda por cima será um diferencial atrativo em relação a velha metodologia do updates limitados.
Só um adendo ao fato que nisso tomei como conceito de atualização geral do sistema, tanto apps quanto o kernel.

Não sei nesse âmbito se você se refere ao Kernel ou aos demais componentes, ou mesmo ao conjunto total.

As questões dos patchs de segurança são elementos que sem dúvida viriam de forma rápida, da mesma forma que é na maioria das vezes nos desktops/servers.
Como já disse em outro tópico, a necessidade de recriar o programa completamente é secundária quando o urgente e indispensável no curto prazo é a atualização do “curativo” para software chamado patch de segurança:
Huxley escreveu:
Seg, 19 Outubro 2020 - 20:42 pm
Segundo o Google, versões modificadas (acesso root) do Android = atualizações de segurança perdidas:
https://support.google.com/accounts/ans ... 6?hl=pt-BR

Quando a segurança é a prioridade, mais importante do que ter a versão mais atual do Android é ter o patch de segurança atualizado todo mês.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Para quem gosta de jogos. :)


youtu.be/YsKKajIVaXc

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Filipe Deschamps Newsletter escreveu: NSA solicitou acesso backdoor no Linux: a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) supostamente teria pedido a Linus Torvalds para criar backdoors através dos quais a agência poderia acessar o sistema operacional. A informação vem de ninguém menos do que do pai de Linus, Nils Torvalds. Nils é membro do Parlamento Europeu e fez o comentário durante o inquérito “Vigilância em Massa dos Cidadãos da União Europeia”. As informações são do site OMG Ubuntu.
https://www.omgubuntu.co.uk/2013/11/nsa ... r-says-yes

Recebi hoje no newsletter, apesar que das fontes que encontrei relatam isso de anos atrás.

Em alguns sites relatam que seria apenas uma "brincadeira" do Linus, entretanto penso que seja um tanto óbvio que há interesse nessa possibilidade para fins de espionagem por parte da NSA, o que por fim leva a quem está mais por dentro destes assuntos a chegar na mesma conclusão.

https://freedom-to-tinker.com/2013/10/0 ... t-of-2003/

Re: Conversa sobre Linux

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

O Torvald gosta de inventar umas histórias mesmo. E eu imagino que não pediriam a ele.

Mudando de assunto... eu gosto de Linux com cara de Linux. Gosto de ambientes gráficos simples, leves. Mas para uns testes instalei o Plasma no Ubuntu que uso na minha máquina pessoal. Não ficou legal e o sistema está um pouco instável, apresentando erros de vez em quando.

Será que se eu desinstalar essa tralha, resolve?

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Pedro Reis escreveu:
Sex, 08 Janeiro 2021 - 09:24 am
O Torvald gosta de inventar umas histórias mesmo. E eu imagino que não pediriam a ele.

Mudando de assunto... eu gosto de Linux com cara de Linux. Gosto de ambientes gráficos simples, leves. Mas para uns testes instalei o Plasma no Ubuntu que uso na minha máquina pessoal. Não ficou legal e o sistema está um pouco instável, apresentando erros de vez em quando.

Será que se eu desinstalar essa tralha, resolve?
Se a NSA pediu ou não, bem, acharia arriscado o Linus confirmar, o mais fácil seria negar e fingir que fosse uma brincadeira, que, por fim poderia ser mesmo.

Sobre a possibilidade de pedirem para abrir uma brecha é possível, mas incerto, apesar que diante do tamanho do Linux e suas aplicabilidades, algum interesse por encontrar falhas e explorar eles teriam.


Sobre sua dúvida, ao iniciar o Ubuntu, no canto superior direito você verá alguns ícones. Veja se por lá aparece o ícone do ambiente plasma, ao clicar nele aparecerá como você deseja iniciar a sessão, selecione a que mais lhe convêm, outro ambiente, caso não tenha desinstalado as demais.

Eu não vejo maiores problemas em posteriormente desinstalar o ambiente plasma quando estiver a usar outro. Apenas certifique-se que ao desinstalar não será solicitado que remova algum pacote importante do sistema.

Em ocasiões semelhantes já tive bastante incômodo por causa disso.

Ou se por fim quiser, deixe o ambiente de lado apenas ou em se ainda quiser, tente remover, mas se tiver dúvidas em último caso instale o Timeshift, faça um backup do sistema e se der ruim, é só restaurar, apesar que dependendo da quantidade de dados pode ser demorado e dependendo do que tenha acontecido, tenha de acessar o TTY (ctrl alt F2) e fazer por lá.

Qualquer dúvida ou problema pergunte e se fui muito direto e queira maiores detalhes posso detalhar mais, só perguntar.

Re: Conversa sobre Linux

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Eu já tinha selecionado o ambiente antigo na inicialização, mas ele não ficou exatamente o que era antes.

E o sistema agora apresenta uns errinhos de vez em quando.

Meu receio é esse: desinstalar, perder algum pacote e piorar ainda mais a kaka.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Não sei que tipo de personalização fizera no ambiente anterior, mas talvez resetar as configurações padrões do ambiente seja o mais fácil, após somente ajustar os pequenos detalhes.

Do que sei, as configurações estão ocultas no /home. Eu só tenho Ubuntu em um notebook que ligo lá de vez em quando, e não costumo fazer tais modificações, portanto não posso-lhe indicar exatamente o caminho do arquivo.

Pelo que sei o arquivo geralmente é apagado e após o ambiente reiniciar são gerados novos arquivos.

Claro que indiquei um caminho, podem haver outros, de uma forma ou outra por precaução instale o Timeshift e pesquise bem antes de tomar alguma ação.

Penso que reiniciar as configurações do ambiente e fazer os ajustes seja algo mais seguro do que tentar remover os demais pacotes, apesar que removendo pode tudo ocorrer bem. Comento das possibilidades pois não quero empurrar uma possível solução e posteriormente causar problemas por causa disso.

Sobre os tais problemas/erros, olhar os logs para ter mais detalhes da situação é uma boa ideia, as vezes o problema é só devido a algum pequeno detalhe.

Atualmente uso Manjaro, mas se ver alguns erros e quiser alguma ajuda para encontrar a solução comente que no que puder te auxilio.

Re: Conversa sobre Linux

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Zero escreveu:
Sáb, 09 Janeiro 2021 - 13:38 pm
Não sei que tipo de personalização fizera no ambiente anterior, mas talvez resetar as configurações padrões do ambiente seja o mais fácil, após somente ajustar os pequenos detalhes.

Do que sei, as configurações estão ocultas no /home. Eu só tenho Ubuntu em um notebook que ligo lá de vez em quando, e não costumo fazer tais modificações, portanto não posso-lhe indicar exatamente o caminho do arquivo.

Pelo que sei o arquivo geralmente é apagado e após o ambiente reiniciar são gerados novos arquivos.

Claro que indiquei um caminho, podem haver outros, de uma forma ou outra por precaução instale o Timeshift e pesquise bem antes de tomar alguma ação.

Penso que reiniciar as configurações do ambiente e fazer os ajustes seja algo mais seguro do que tentar remover os demais pacotes, apesar que removendo pode tudo ocorrer bem. Comento das possibilidades pois não quero empurrar uma possível solução e posteriormente causar problemas por causa disso.

Sobre os tais problemas/erros, olhar os logs para ter mais detalhes da situação é uma boa ideia, as vezes o problema é só devido a algum pequeno detalhe.

Atualmente uso Manjaro, mas se ver alguns erros e quiser alguma ajuda para encontrar a solução comente que no que puder te auxilio.
Eu não preciso do Plasma. Uso o Linux pra escrever código porque acho um pouco mais ágil e há umas ferramentas de código aberto para essa plataforma que eu gosto.

Mas é mais ágil em uma instalação leve.

Transformei meu Ubuntu em Kubuntu só para uns testes, mas quando voltei para o antigo ambiente gráfico algumas coisas tinham mudado. Coisas como ícones, aparência de janelas, alguns efeitinhos ... coisas cosméticas. Estava com uma aparência um pouco mais sofisticada, mas eu gosto rústico. Mas tudo bem... isso é só frescura. Não tem tanta importância.

Mas passou a apresentar uns errinhos internos. Eles não atrapalham, não travam nada. Apenas o Linux me solicita enviar um relatório quando ocorrem.

Agora, eu queria desinstalar apenas porque não vou usar o ambiente Plasma e só tá ocupando espaço.

Mas pode acontecer isso que você falou: acabar deletando algum pacote e eu ter alguma dor de cabeça real para corrigir.

Então acho que vou deixar do jeito que está mesmo.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Eu tava vendo vídeo sobre um problema que corrompe a partição C do Windows (que inclusive postei noutro tópico) e num dos comentários vi uma discussão de alguns entre usuários de Linux, onde um critica uma versão e outro rebate ele. Comentários como esse já deixa algum possível usuário desconfiado e até espanta quem pensa em migrar pra ele, já que muita gente adora elogiar o Linux como um sistema top de linha ou coisa do tipo.
https://www.youtube.com/watch?v=sypUNwr ... y6N4AaABAg

• Breno Silveira
1 dia atrás (editado)

Sai da família debian, é lixo. Se for usar binary base, usa Arch (ou Slackware), se for usar source base usa Gentoo.
E por que você está usando 32bits ainda?

• Brendon BSD
21 horas atrás

@Breno Silveira Porra, falar que Debian é lixo sendo que foi considerado a distro mais estável, sem contar ainda que ela originou milhares de outras distros. Acho muito ridículo esse tipo de "fanboyolismo" dentro da COmunidade LInux.

• Breno Silveira
19 horas atrás (editado)

@Brendon BSD Não é fanboyismo, o debian tem vários problemas. Desde dificuldades em lidar com dependências cíclicas, apagar diretórios e arquivos órfãos até problema com compatibilidade com hardware que precisa de driver proprietário. Eu e conhecidos já tivemos problema com debian (e derivados) que não tivemos com o Slackware , Arch, Gentoo, OpenMandriva ....
Ps.: Dá família debian toda, o que eu menos tive problema foi o Kali (usei na faculdade) e o que mais me deu dor de cabeça foi o ubuntu.
Pss.: Debian a mais estável? Patrick se contorce se ler isso, e ainda estou p/ ver um Slackware quebrar.

• Brendon BSD
13 horas atrás (editado)

@Breno Silveira Na parte de Drivers até concordo, té porque o bluetooth quando usei não funcionava, mas consertaram isso numa atualização.

Agora sobre estabilidade, é o único sistema operacional que realmente era leve e não ficava congelando com o tempo. Eu usei Linux Mint, Ubuntu, todos os derviados desse ubuntu sempre congelavam com o tempo e travavam. Debian, ele era sempre o mesmo da mesma velocidade, enquanto os outros com o tempo parece que perdiam a "energia" e não funcionavam tão bem como da primeira vez. Em estabilidade Debian reina, isso é notório. Sobre o Arch LInux ainda não cheguei a usar, quem sabe na próxima eu instale.

Estou usando BigLinux, que está sendo maravilhoso usurfruir. É uma distro brasileira com um ambiente gráfico lindo e com ótimo desempenho.

• Nadeko
8 horas atrás (editado)

@Breno Silveira não entendo esse mito de falar que Arch é complicado, instável ou sei lá. Todo problema que tive foi facilmente indentificável. Já no ubuntu eu tinha cada problema bizonho de dependencia e rede que até parei de usar linux na época. Mas eu tinha pouca experiência também... Quando eu tiver tempo tento brincar com o Gentoo. Ainda não tive coragem kkk

• Nadeko
8 horas atrás (editado)

@Breno Silveira Mas não vejo problema em usar um debian pra um sistema enxuto, algum servidor etc. Mas não usaria se eu precisasse de muitos pacotes ou drivers proprietários.

• Breno Silveira
6 horas atrás (editado)

@Nadeko Arch não é complicado, complicado é Exherbo e LFS. E na questão do servidor, eu prefiro usar o Slackware (estou pensando em dar uma olhada no OpenBSD), mais estável que ele não existe.

• Breno Silveira
6 horas atrás (editado)

@Brendon BSD O Arch foi minha primeira distro, usei ele uns 4 anos e em 2020 eu mudei pro Gentoo (isso no desktop), mas fiz muito hoping nos meus notebooks, já usei de tudo e mais um pouco.
To pensando em experimentar o OpenBSD.
?@Nadeko eu comecei, há uns meses, um canal no youtube e no LBRY.
https://www.youtube.com/channel/UC0wtwc ... LU7E1RRntQ
https://odysee.com/@b2r1s8

Além desses comentários teve um que comentou algo que deve ser uma piada interna entre usuários de Linux, ele disse que esse problema do Windows 10 seria equivalente a usar ao comando " rm -rf / "


Hermes Pymander
Hermes Pymander
1 dia atrás
Resumindo, é o equivalente de usar sudo rm -rf /
no linux...


Paulo Ricardo
Paulo Ricardo
1 dia atrás
n, vc n precisa ser adm do SO... então um simples rm -rf / fudeu...


DeltaHL
DeltaHL
1 dia atrás (editado)
Só que funcionando sem wheel.


kurokurovich
kurokurovich
2 horas atrás
'rm -rf /' não corrompe o sistema de arquivos


Hermes Pymander
Hermes Pymander
1 hora atrás
@kurokurovich Não, mas o sistema fica utilizável?
Vc basicamente quebra o bootloader, os endereços dos repositórios, os vários arquivos de configuração. Qual é a serventia?



youtu.be/sypUNwrnen

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Uso o Kubuntu (que é o Ubuntu com KDE em vez de Gnome) há uns 15 anos sem grandes problemas.
E antes usava o Kurumin. Acho que essas reclamações são preciosismo e frescura.

Tive problema certa vez com uma atualização do kernel: o teclado parou de funcionar e tive que voltar ao kernel anterior até corrigirem, só que o kernel é comum a todas as distribuições.

É verdade que usei o RedHat e depois o Fedora para montar os servidores da firma, mas nem me lembro por quê. Talvez porque tenha começado com a Conectiva e só usasse a linha de comando nesse caso.

Re: Conversa sobre Linux

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Caros experts...

Instalei o Kubuntu 20.04 na máquina que estou usando agora porque deu pau na MB.

O teclado não funcionou para ABNT2. Apesar de estar Português-BR/Layout-BR.

Eu queria simplesmente executar um script em qualquer momento na inicialização ou depois dela para corrigir o problema. O script funciona, mas todas as formas de iniciar automaticamente o script não deram certo. E parece que o Kubuntu não tem mais o rc.local, né?

No diretório /etc/systemd/system/ fiz este arquivo com o nome de abnt2.service

Código: Selecionar todos

[Unit]

After=network.service

[Service]

ExecStart=/home/userEU/abnt2.sh

[Install]

WantedBy=default.target



Depois disso executei os comandos:

sudo systemctl daemon-reload

sudo systemctl enable abnt2.service


E até:

sudo system start abnt2.service

Depois que apenas os dois primeiros não funcionaram.

E também o arquivo service eu pus atributos com sudo chmod 644 /etc/systemd/system/abnt2.service

Mas parece que o script abnt2.sh não foi executado.

Esse script está com os atributos corretos para execução e se eu o rodar a qualquer momento, resolvo o problema do teclado.

Alguém sabe o que fiz de errado?

Ou tem qualquer outra sugestão para executar automaticamente este script no Kubuntu 20.04?

Desde já, grato.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Pedro Reis escreveu:
Dom, 24 Janeiro 2021 - 23:48 pm
Caros experts...

Instalei o Kubuntu 20.04 na máquina que estou usando agora porque deu pau na MB.

O teclado não funcionou para ABNT2. Apesar de estar Português-BR/Layout-BR.
Meu problema é o inverso: não gosto de teclado ABNT2 por causa da minha tendinite.
E acontece que o padrão é o ABNT2, portanto tenho sempre que mudar.

Você testou o teclado no início da instalação, quando o programa pergunta qual é seu teclado e dá um espaço para você escrever alguma coisa para teste?

Re: Conversa sobre Linux

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Não me deu essa opção. Mas escolhi a opção correta.

Só que eu já sei o comando pra resolver. Mas não tô conseguindo executar o script na inicialização.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Linux teria falha grave desde 2011!

Vulnerabilidade grave no linux permite acesso root a qualquer usuário
CVE-2021-3156

Vulnerabilidade é grave, existe desde 2011, afeta várias distros e versões. Solução é atualizar.

Spoiler:
Olá pessoal essa notícia foi sugerida
pelo Carlos s e pelo cabeça livre
obrigado ao pessoal que sugeriu a
notícia aí para mim e bom é uma notícia
séria tá um problema sério no Linux que
foi identificado em vários sabores de
Linux várias versões inclusive algum tu
2004 tá com esse problema também porém
infelizmente ele foi liberado para o
público ontem mas já tinha sido avisado
as distribuições com antecedência de
forma que já atualizações para você
corrigir esse problema é um problema
sério é recomendado que você corrija o
quanto antes o sistema surdo eu vou
explicar exatamente o que é o bug ou o
surdo é aquele comando que a gente dá no
Linux para ganhar é direito de
administrador para alguns usuários não é
tão usuário normalmente não é um usuário
administrador mas ele pode fazer alguns
comandos como administrador para ter
acesso para fazer instalações esse tipo
de coisa e o que foi identificado foi
uma
é uma falha no Ie em buffer overflow de
tipo hip e fez o meu curso lá na hotmart
sabe como é que é boa fotografou você
tem duas variações possíveis o destaque
ou o DIP normalmente o destaque é o mais
danoso mais perigoso mas como eu deixei
claro lá o de Hip Também é perigoso
também pode fazer coisas e esse é um
caso desses né então mesmo que aquela
conta não esteja no sudoeste os usuários
autorizados a atuar como administrador
naquela naquela máquina é a pessoa
consegue Poderes da Administração tem
aqui um videozinho esse blog recebeu o
nome cvr20 21315 6 e o nome balança
medite é tem aqui a explicação vou
passar o vídeozinho para vocês daqui a
pouco o ponto importante aqui no ponto
de vista desenvolvimento é uma coisa nos
piores pesadelos desenvolvedora foi um
bugue introduzido numa alteração
em 2011 Então o banco já tá já tem 10
anos que existe Então já pode ter sido
explorado por um monte de gente você
logo no Linux como usuário comum
usuários sem poderes que não tem direito
nem de usar o surdo e você roda o código
Zinho que ele vai mostrar aqui ele vai
mostrar a prova de conceito tá e não vai
dar os Portes não e você consegue ali
ganhar acesso root ao sistema aquela
máquina então pode ser usado por um
monte de coisas então já existe há muito
tempo a gente sabe o grande é isso é uma
coisa extremamente complicada de
sistemas de desenvolvimento que é você
manter a segurança no tempo cada
alteração que você faz no sistema você
corre o risco de introduzir um banho
introduzir uma falha introduzir um
problema que vai gerar efeitos talvez
muito sérios como esse daí como eu já
falei esse nesse caso específico do
cvr20 21 3156 já tem Pet
e para este problema é só você atualizar
o surdo que não tem problema eu vou
mostrar para vocês aqui o vídeozinho eu
não vou tentar reproduzir ele porque eu
tô com um pouco tempo aqui e teria que
correr atrás esse código de exploit que
eu ele não disponibiliza aqui é uma ripa
overflow como eu falei
em qualquer qualquer usuário qualquer
usuário pode ser privilégio pode ganhar
privilégio de Ruth então ele mostra que
que são dois arquivos que você precisa
em ser você compila isso e uma parte
deles aí em em Assembleia também
e ele vai rodar o código aqui e daí o
código fica fazendo várias tentativas Tá
vendo porque que ele faz isso lembra que
lá no curso eu expliquei daquelas
prevenções de buffer overflow que tenham
várias prevenções uma delas era a
prevenção de você de randomizar o início
do código do sistema Então isso é uma
coisa que não existia antes de uma
versão do Windows 7.0 não existia antes
do Linux 12.08 agora não leva a versão
exata é todos os sistemas todos os
executáveis iniciavam na mesma no mesmo
endereço de memória torna muito fácil
fazer determinados tipos de buffer
overflow com a randomização do início do
executável ficou mais complicado de
fazer isso porém não é impossível o que
que o que que você faz nesse caso você
faz tentativa você tenta considerando
vários possíveis ainda
é uma hora aquela o sorriso contrário
vai acabar executando numa posição que
permite essa esse ataque E aí vai
funcionar então repara como que a
randomização do endereço de adiantado
como eu falei todas as medidas que tem
lá o dep tudo tudo o que fora do canal
jctech todas as medidas que foram
implementadas para evitar o buffer
overflow elas dificultam muita coisa
pode tornar alguns tipos de buffer
overflow impossíveis mas elas não
esperem completamente Olha que o cara
faz ele vai tentando até o sistema
carregar no endereço certo do que Ele
carrega no endereço certo vocês vão ver
ele acaba funcionando e dando direito de
surdo halal Ele conseguiu o surdo Ele ta
como root no sistema Então é isso daí é
o problema é sério é um buffer overflow
de Hip foi descoberto alguns dias
E ontem mas é um problema que já existe
desde 2011 Então em tese a gente não
sabe se já foi explorado mas algum ler
habilidade está lá há bastante tempo se
você tem uma versão dessas aqui é
recomenda-se atualizar a sua versão já
foram disponibilizados
o pet para corrigir esse tipo de
problema então realmente é uma questão
grave aqui tem mais alguma informação
sobre isso mas o importante é que
realmente é avisar esse tipo de coisa
que realmente pode ser pode ser um
problema
bom então aqui tem algum código sobre
isso eu não vou entrar nisso daqui não é
meu interesse ensinar ninguém a fazer
nada mas o fato é que achei que ele tá
explicando exatamente como funciona o
ataque esse artigo aqui tá na o artigo
da
os animais Jardim não sei se eu falei o
nome dela correto lá da qualis tá
descrevendo como é que essa runa de
habilidade aqui O importante para quem
usa Linux é corrigir atualizar isso mais
rápido possível e para nós que
desenvolvemos a sempre com a garantia
que você tem um processo de colocação em
produção que você faça a revisão
periódica que você faça teste de invasão
que você faça inspeção de código para
evitar esse tipo de coisa mesmo que você
tem o sistema plenamente Seguro hoje ao
longo do tempo todo o sistema dinâmico
todo sistema tem alteração então tanto
Pode ser que a sua equipe
desenvolvimento inclua uma falha no
código ao longo do tempo sem perceber
como pode ser também que hacker as
pessoas externas descubram novas formas
de explorar alguma coisa no seu sistema
então é muito importante essa garantia
da segurança do sistema ao longo do
tempo



youtu.be/I64OpwUv_xo

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Atualize seu linux: Falhas de segurança podem comprometer Linux


youtu.be/0AuvIbbwIjk

Re: Conversa sobre Linux

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

f0rest escreveu:
Qui, 16 Dezembro 2021 - 11:03 am
Huxley escreveu:
Qua, 15 Dezembro 2021 - 23:13 pm
O Linux (as distros de sistema operacional desktop com kernel Linux) conquista pela segurança, mas…

“Quatro razões para NÃO utilizar o Linux”:
https://canaltech.com.br/software/quatr ... nux-13472/
Esse artigo já é um pouco antigo. A única desvantagem válida é referente a jogos.
Mibo Cam da Intelbrás e Uber podem ser instalados em alguma distro Linux que não tenha Play Store? Não sei quanto a você, mas para, muitas pessoas, esses são exemplos de aplicativos essenciais. Isso sem falar nos aplicativos de internet banking. Não é todo banco comercial no Brasil que tem aplicativo desse tipo que roda em sistemas operacionais desktop.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »

Huxley escreveu:
Qua, 15 Dezembro 2021 - 23:13 pm
Mibo Cam da Intelbrás e Uber podem ser instalados em alguma distro Linux que não tenha Play Store? Não sei quanto a você, mas para, muitas pessoas, esses são exemplos de aplicativos essenciais. Isso sem falar nos aplicativos de internet banking. Não é todo banco comercial no Brasil que tem aplicativo desse tipo que roda em sistemas operacionais desktop.
Uber: https://auth.uber.com/login/?breeze_loc ... 21jm3Uk%3D

Similares a Mibo Cam existem também para Linux.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »

O que acontece é que o Windows 11 tem compatibilidade com aplicativos Android por ter um sistema operacional mesclado. No Linux é você, o Wine, programas de código aberto, o navegador e o terminal. A mágica é você que faz.

Re: Conversa sobre Linux

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

f0rest escreveu:
Seg, 20 Dezembro 2021 - 14:53 pm
Huxley escreveu:
Qua, 15 Dezembro 2021 - 23:13 pm
Mibo Cam da Intelbrás e Uber podem ser instalados em alguma distro Linux que não tenha Play Store? Não sei quanto a você, mas para, muitas pessoas, esses são exemplos de aplicativos essenciais. Isso sem falar nos aplicativos de internet banking. Não é todo banco comercial no Brasil que tem aplicativo desse tipo que roda em sistemas operacionais desktop.
Uber: https://auth.uber.com/login/?breeze_loc ... 21jm3Uk%3D

Similares a Mibo Cam existem também para Linux.

Se website de serviço fosse substituto de aplicativo de serviço capaz de satisfazer completamente a população de consumidores, então não existiriam tais aplicativos. No caso específico dos aplicativos bancários, tem-se isso: viewtopic.php?p=20382&sid=7d883025522bb ... 043#p20382

O problema do software livre similar é que, em determinados casos, não existe substituto para quem é monopolista do próprio produto. Na prática, isso significa necessidade de abrir mão do bem de determinado modelo e marca que você quer para ter o sistema operacional. Por exemplo, no caso da Mibo Cam, deve-se abrir mão de câmeras da Intelbrás para poder usar aplicativos similares a Mibo Cam. O aplicativo Mibo Cam não está presente nem na Amazon App Store, apenas na Play Store e na App Store. Em outro caso parecido, a Apple recentemente lançou app das AirTags para Android (Tracker Detect), mas deixou as lojas rivais da Play Store de fora (pelo menos eu ainda não achei o mencionado aplicativo fora da Play Store).

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »

Huxley não é porque é software livre que também é similar ou uma cópia de outros programas patenteados. Quem aprende a desenvolver em software livre com os recursos do software livre tem um campo de trabalho profissional e doméstico amplo da mesma maneira. Quem usa um sistema operacional deve conhecer os prós e os contras, e fazer sua escolha. Quem quer conhecer os sistemas Linux é só instalar na VirtualBox alguma distribuição e ver no que dá.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Vulnerabilidade "Dirty Pipe" permite escalada de privilégios no linux: qualquer um vira root


youtu.be/pTl8auzENL0

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Agnoscetico escreveu:
Sex, 11 Março 2022 - 12:55 pm
Vulnerabilidade "Dirty Pipe" permite escalada de privilégios no linux: qualquer um vira root
No Windows, todo mundo é root o tempo todo a menos que decida criar uma conta de usuário comum, o que a Microsoft não se dá ao trabalho de recomendar.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Os comandos que VOCÊ USA estão OBSOLETOS! 10 alternativas mais eficientes para o terminal Linux

youtu.be/uE4wiVA4YBw

Para quem gosta de utilizar o terminal, algumas boas sugestões no vídeo acima.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Zero escreveu:
Ter, 03 Janeiro 2023 - 21:22 pm
Os comandos que VOCÊ USA estão OBSOLETOS! 10 alternativas mais eficientes para o terminal Linux

Para quem gosta de utilizar o terminal, algumas boas sugestões no vídeo acima.
Teriam sido úteis quando eu trabalhava e cuidava de servidores. Para uso doméstico, fico com os comandos básicos e tradicionais.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Ainda que dependendo do uso, a utilização do terminal sequer se faz mais necessária ou somente em raros casos, o que torna muito mais amigável o uso.

Mas nessa parte, me é muito mais conveniente fazer algumas atividades através do terminal do que abrindo uma interface gráfica.

Acostumei assim, então quando preciso de algo, ao invés de percorrer um caminho através da interface para chegar ao ponto selecionado, tomando alguns bons segundos, somente abro o terminal e digito o comando, já resolve tudo.

Mas como disseste, para uso doméstico os comandos básicos e tradicionais já são suficientes, aqui também se resume a quase isso.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Zero escreveu:
Qua, 04 Janeiro 2023 - 21:48 pm
Ainda que dependendo do uso, a utilização do terminal sequer se faz mais necessária ou somente em raros casos, o que torna muito mais amigável o uso.

Mas nessa parte, me é muito mais conveniente fazer algumas atividades através do terminal do que abrindo uma interface gráfica.

Acostumei assim, então quando preciso de algo, ao invés de percorrer um caminho através da interface para chegar ao ponto selecionado, tomando alguns bons segundos, somente abro o terminal e digito o comando, já resolve tudo.

Mas como disseste, para uso doméstico os comandos básicos e tradicionais já são suficientes, aqui também se resume a quase isso.
Antes da internet, montei um servidor de email para a firma usando uma sucata. Afinal, era só uma experiência. Mas acabou que se tornou indispensável. Era um 386 com 16MB de RAM e não conseguia rodar a interface gráfica por falta de CPU e memória, portanto foram anos só no terminal ou remotamente por Telnet.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Zero escreveu:
Ter, 03 Janeiro 2023 - 21:22 pm
Os comandos que VOCÊ USA estão OBSOLETOS! 10 alternativas mais eficientes para o terminal Linux

Para quem gosta de utilizar o terminal, algumas boas sugestões no vídeo acima.
Eu me acostumei com os antigos e os 10 novos nem vem instalados por padrão.

Não uso terminal com frequência para coisas básico. Até vi meu history e geralmente uso mais coisas específicas:
find -iname ##
grep -r -H -i ##
ssh
scp
ping
youtube-dl
xkill
killall -9 ###

Dos novos, mudei só para apt. Os antigos separados (apt-get e apt-cache) são mais confusos.
exa, batcat e fdfind não vi diferença.

ncdu micro bashtop são melhorias muito boas, mas é para quem entra em servidor com frequência. Quem usa só desktop local acaba usando programa gráfico. O motivo para usar cat/nano/rm em desktop é geralmente para acessar arquivo como root ou para não ter o trabalho de seguir todo caminho de diretórios em aplicação gráfica. De editor, nunca consegui usar o popular vim (pronunciado vi-ai).


Também vi os comandos do vídeo do mesmo cara "30 Comandos que você precisa saber".
rmdir é o mais inútil.
man não sei quem usa, porque é mais fácil ler na internet.

lscpu eu não conhecia e por isso sempre usei cat /proc/cpuinfo Tenho que mudar.

chmod é o mais difícil de lembrar de cabeça.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Faz um tempo e andei procurando emulador / máquina virtual online de Linux (Ubuntu) e achei esse por ora, mas tem umas limitações (acho que não permite baixar instaladores e instalar aplicações pra não ter algum risco de exposição a hacking ou malware):

OnWorks

https://www.onworks.net/programs/ubuntu-emulator-online

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Faz sentido. Por que usar um trambolho pesado como o Windows Server se um Linux enxuto e customizado é melhor?
Microsoft surpreende e lança distribuição Linux

O Azure Linux foi desenvolvido para serviços que rodam na plataforma de computação em nuvem da empresa

Gabriel Sérvio 31/05/2023


Após integrar parte do sistema do pinguim no Windows para facilitar a vida dos profissionais da área de TI, a Microsoft confirmou recentemente o lançamento da sua primeira distribuição Linux oficial.

Vale ressaltar que a novidade não chega com a proposta de aposentar o Windows e nem serve para o usuário comum. Chamado de Azure Linux, o sistema minimalista foca em leveza, segurança e confiabilidade e foi criado para rodar projetos na nuvem, ou seja, foi desenvolvido especialmente para uso corporativo em servidores e data centers.

Como é o Azure Linux?

- O sistema apareceu pela primeira vez em 2021 ainda como projeto interno em andamento, com uma versão de testes divulgada em outubro do ano passado.
- Diferente de outras distribuições do pinguim que também usam o kernel Linux, como Ubuntu e Mint, o Azure Linux não foi criado para rodar em máquinas convencionais.
- A interface gráfica é bem mais simples e o sistema funciona basicamente por linhas de comando no terminal, ou seja, algo muito diferente do que temos hoje no Windows 11.

Após anos de embate com a comunidade defensora do Linux, o sistema também reforça uma nova visão da empresa, que nos últimos anos vem se aproximando mais do mundo open-source.

A nova distribuição é mais um exemplo disso. No lugar de aproveitar alguma versão já pronta e ajustar as pontas aqui e ali, a gigante de software preferiu apostar em algo criado quase zero com código “emprestado” do Fedora, outro nome popular quando o assunto é Linux.

Em coletiva no evento Microsoft Build 2023, Jim Perrin, diretor de programas da Microsoft, explicou que o Azure Linux poderá ser ajustado conforme as necessidades da empresa. “Aplicamos as alterações que precisamos (…) o ecossistema Linux é meio que sobre isso”, concluiu.

Mais informações sobre o Azure Linux estão disponíveis em inglês no site oficial da Microsoft.
https://olhardigital.com.br/2023/05/31/ ... cao-linux/

Re: Conversa sobre Linux

Johnny
Mensagens: 93
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:27 pm

Mensagem por Johnny »

BigLinux agora é baseado no Manjaro. Instalei ontem e de cara posso afirmar que é a distribuição mais rápida em boot que eu já vi. Usando um HDD demorou míseros 20 segundos (15 até a tela de login e 5 após digitar senha e enter). Depois eu vou postando o que achei de interessante, mas o Fernandão sabe que não sou hard user de Linux e sou apenas crítico por infinitos motivos. Uma coisa que gostei de cara é que vem com dois navegadores, FF e Brave. Adorei o BRave por não ser preciso baixar extensões para não ver propagandas, apesar de ele incentivar algumas como meio de receber "algo em troca", o que eu dispenso, pois se eu quiser alguma coisa eu vou lá e procuro.

Quanto a privacidade da MS, bem, NUNCA achei nenhum dado de pessoas espalhados por aí por causa de contas da MS. Já com Google, Whatsapp, Instagram, Telegram e outras...

Resumo: Quer privacidade, saia de todas as redes sociais e foruns de internet.
Editado pela última vez por Johnny em Ter, 18 Julho 2023 - 06:57 am, em um total de 2 vezes.

Re: Conversa sobre Linux

Johnny
Mensagens: 93
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:27 pm

Mensagem por Johnny »

f0rest escreveu:
Ter, 21 Dezembro 2021 - 10:09 am
Huxley não é porque é software livre que também é similar ou uma cópia de outros programas patenteados. Quem aprende a desenvolver em software livre com os recursos do software livre tem um campo de trabalho profissional e doméstico amplo da mesma maneira. Quem usa um sistema operacional deve conhecer os prós e os contras, e fazer sua escolha. Quem quer conhecer os sistemas Linux é só instalar na VirtualBox alguma distribuição e ver no que dá.
Errado! Máquina virtual é uma máquina "perfeita" com hardware genérico, já máquinas reais tendem a apresentar os reais problemas do sistema. Já tive problemas com 5 distribuições Unix like em máquina real que não tive na virtual.

Re: Conversa sobre Linux

Johnny
Mensagens: 93
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:27 pm

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Sáb, 12 Março 2022 - 10:13 am
Agnoscetico escreveu:
Sex, 11 Março 2022 - 12:55 pm
Vulnerabilidade "Dirty Pipe" permite escalada de privilégios no linux: qualquer um vira root
No Windows, todo mundo é root o tempo todo a menos que decida criar uma conta de usuário comum, o que a Microsoft não se dá ao trabalho de recomendar.
Parou no Windows XP Fernandão?

Re: Conversa sobre Linux

Johnny
Mensagens: 93
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:27 pm

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 05 Janeiro 2023 - 09:42 am
Antes da internet, montei um servidor de email para a firma usando uma sucata. Afinal, era só uma experiência. Mas acabou que se tornou indispensável. Era um 386 com 16MB de RAM e não conseguia rodar a interface gráfica por falta de CPU e memória, portanto foram anos só no terminal ou remotamente por Telnet.
Impensável um simples servidor sem unix. Já para empresas de grande porte depende muito do conjunto de aplicações, sendo o mais comum sistemas híbridos.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:
Ter, 18 Julho 2023 - 06:34 am
Fernando Silva escreveu:
Sáb, 12 Março 2022 - 10:13 am
Agnoscetico escreveu:
Sex, 11 Março 2022 - 12:55 pm
Vulnerabilidade "Dirty Pipe" permite escalada de privilégios no linux: qualquer um vira root
No Windows, todo mundo é root o tempo todo a menos que decida criar uma conta de usuário comum, o que a Microsoft não se dá ao trabalho de recomendar.
Parou no Windows XP Fernandão?
Pessoalmente, parei no 98, mas, como TI informal da empresa, lidei com XP e Windows 7.
Meu PC atual tem Windows 10, mas só futuquei um pouco para ver como era antes de instalar o Linux. Estou com quase 3 anos de atualizações sem fazer.

Re: Conversa sobre Linux

Johnny
Mensagens: 93
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:27 pm

Mensagem por Johnny »

Huxley escreveu:
Qua, 04 Novembro 2020 - 22:49 pm
Notícia boa, mas o smartphone lançado é muito caro:

https://www.tudocelular.com/curiosidade ... brica.html

O smartphone é o meio mais acessível de inclusão digital nesse mundo tão repleto de pobreza, mas, infelizmente, Android não é “Linux do povo”, pois as fabricantes de smartphones Android (inclusive o Google) só oferecem até 3 anos de atualizações nos patches de segurança depois que o celular é lançado. Isso é um desempenho muito fraco quando comparado ao iOS e ao Windows 10. Ubuntu Touch e outras distros Linux para mobile poderiam preencher essa lacuna?
Defensor de open source TEM que ajudar comprando um smartphone totalmente open source como este aqui

https://puri.sm/

Re: Conversa sobre Linux

Johnny
Mensagens: 93
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:27 pm

Mensagem por Johnny »

Johnny escreveu:
Qua, 19 Julho 2023 - 10:10 am
Huxley escreveu:
Qua, 04 Novembro 2020 - 22:49 pm
Notícia boa, mas o smartphone lançado é muito caro:

https://www.tudocelular.com/curiosidade ... brica.html

O smartphone é o meio mais acessível de inclusão digital nesse mundo tão repleto de pobreza, mas, infelizmente, Android não é “Linux do povo”, pois as fabricantes de smartphones Android (inclusive o Google) só oferecem até 3 anos de atualizações nos patches de segurança depois que o celular é lançado. Isso é um desempenho muito fraco quando comparado ao iOS e ao Windows 10. Ubuntu Touch e outras distros Linux para mobile poderiam preencher essa lacuna?
Defensor de open source TEM que ajudar comprando um smartphone totalmente open source como este aqui

https://puri.sm/
Lembro que na época do desenvolvimento era previso um kit com monitor e um adaptador para usa-lo como PC, mas pelo jeito não foi pra frente. Deviam insistir pois aí sim seria interessante pois a pessoa apenas investiria num cel e teria um laptop também. Não, não era como é no Samsung com dock station, apenas teria um kit com cabo e o monitor da Purism com teclado e mouse também
Imagem

Re: Conversa sobre Linux

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Vocês conhecem o Graphene OS? Ele é um Linux Mobile que tem até sandbox de aplicativos (como no iOS), mas esse sistema operacional só funciona nos smartphones da linha Google Pixel…

“Celulares que NÃO RODAM Android [Nem iOS]”:


youtu.be/4Xg6KsZDzLI

Re: Conversa sobre Linux

Johnny
Mensagens: 93
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:27 pm

Mensagem por Johnny »

Linux é um balaio de gatos, por isso NUNCA terá representatividade em desktops.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:
Qui, 20 Julho 2023 - 06:30 am
Linux é um balaio de gatos, por isso NUNCA terá representatividade em desktops.
Em compensação, ele é a base da Internet, dos equipamentos de rede e dos celulares Android.
E, imagino eu, é maioria nos servidores de empresas. A menos que elas usem sistemas que só rodem no Windows.

Seria idiota usar Windows em roteadores ou switches. Ou em servidores com milhares de computadores "blade". Ele é caro e pesadão.

Mas eu gosto da variedade de opções do Linux. Tem para todos os gostos e necessidades.

Re: Conversa sobre Linux

Johnny
Mensagens: 93
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:27 pm

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 20 Julho 2023 - 09:11 am
Johnny escreveu:
Qui, 20 Julho 2023 - 06:30 am
Linux é um balaio de gatos, por isso NUNCA terá representatividade em desktops.
Em compensação, ele é a base da Internet, dos equipamentos de rede e dos celulares Android.
E, imagino eu, é maioria nos servidores de empresas. A menos que elas usem sistemas que só rodem no Windows.

Seria idiota usar Windows em roteadores ou switches. Ou em servidores com milhares de computadores "blade". Ele é caro e pesadão.

Mas eu gosto da variedade de opções do Linux. Tem para todos os gostos e necessidades.
Tá Fernandão, disso todo mundo (nerd) sabe. A questão que coloquei aqui foi exatamente sobre desktops. O Linux NUNCA será viável para desktops enquanto for um sistema pulverizado e sem foco na produtividade, já que para tal deveria ter uma ou mais equipes desempenhando esse papel. Se um dia a Microsoft resolvesse migrar sua base de sistema operacional para Unix like, e eu acho pouco provável pois iria requerer que aplicativos usados por grandes empresas migrassem para Linux, salvo ela crie algum meio de rodar os mesmos dentro do sistema sem parafernálias que raramente funcionam como Wine e etc, talvez a base de usuários aumentasse. Mas até aqui é um gigantesco SE.

Re: Conversa sobre Linux

Johnny
Mensagens: 93
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:27 pm

Mensagem por Johnny »

Aliás não entendo a dificuldade em se portar a saida de video HDMI para a conexão USB-C dos celulares e espelhar para monitores. Se a Google tivesse feito a lião de casa, já teria papado a MS faz tempo. Seria algum tipo de acordo entre gigantes para não fazê-lo? Como não sou adepto em hipóteses e somente fatos comprovados, então não sabemos.

Re: Conversa sobre Linux

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Johnny escreveu:
Qui, 20 Julho 2023 - 13:50 pm
Aliás não entendo a dificuldade em se portar a saida de video HDMI para a conexão USB-C dos celulares e espelhar para monitores. Se a Google tivesse feito a lião de casa, já teria papado a MS faz tempo. Seria algum tipo de acordo entre gigantes para não fazê-lo? Como não sou adepto em hipóteses e somente fatos comprovados, então não sabemos.
Já existe esse recurso de modo PC no Android. O Samsung DeX já faz isso, com ou sem fio. Idem para o Ready For, que é da Motorola.

Existem rumores de que o Google lançará algo semelhante em outubro de 2023:
https://www.tudocelular.com/google/noti ... g-dex.html

Recentemente, já foi lançado o Android 12L, a primeira interface Android para telas maiores. Ainda assim, os desenvolvedores de aplicativos de terceiros ainda precisam se adequar, como conta o vídeo abaixo…

“60 DIAS com o GALAXY TAB S8 ULTRA // ✨ usando na VIDA REAL! ✨ ( tablet mais caro samsung! )”:


youtu.be/BgO8h5ziU68

Re: Conversa sobre Linux

Johnny
Mensagens: 93
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:27 pm

Mensagem por Johnny »

Huxley escreveu:
Qui, 20 Julho 2023 - 23:15 pm
Johnny escreveu:
Qui, 20 Julho 2023 - 13:50 pm
Aliás não entendo a dificuldade em se portar a saida de video HDMI para a conexão USB-C dos celulares e espelhar para monitores. Se a Google tivesse feito a lião de casa, já teria papado a MS faz tempo. Seria algum tipo de acordo entre gigantes para não fazê-lo? Como não sou adepto em hipóteses e somente fatos comprovados, então não sabemos.
Já existe esse recurso de modo PC no Android. O Samsung DeX já faz isso, com ou sem fio. Idem para o Ready For, que é da Motorola.

Existem rumores de que o Google lançará algo semelhante em outubro de 2023:
https://www.tudocelular.com/google/noti ... g-dex.html

Recentemente, já foi lançado o Android 12L, a primeira interface Android para telas maiores. Ainda assim, os desenvolvedores de aplicativos de terceiros ainda precisam se adequar, como conta o vídeo abaixo…

“60 DIAS com o GALAXY TAB S8 ULTRA // ✨ usando na VIDA REAL! ✨ ( tablet mais caro samsung! )”:


youtu.be/BgO8h5ziU68
Mas foi o que comentei anteriormente Huxley, pelo tempo que existem os Androids isso já deveria ter sido pensado. Meu Windows Fone Lumia 650X já fazia isso bem antes da XangXung criar o dex, e esse dex só serve em um ou pouquíssimos modelos.

Se a Purism não tivesse abandonado a ideia do kit monitor+teclado+mouse+Librem 5 e se eu não tivesse um PC decente, com certeza eu migraria para o Linux de olhos fechados, mesmo o kit custando o preço de um MAC PRO. No mais, vai ficar mesmo para uns poucos que quiserem pagar mais para ter o recurso. Azar o deles.

Re: Conversa sobre Linux

Johnny
Mensagens: 93
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:27 pm

Mensagem por Johnny »

Linux não é para amadores. Estou com este problema e solução pela tal "cú-munidade" mesmo que é bom, NADA!
https://www.google.com/search?q=%22a+st ... s-wiz-serp

Ou seja, ou você manda desligar e deixa ele fazer a espera dos 2 minutos ou faz logout e depois manda desligar, daí vai na hora.

E o ano do linux foi adiado para 3097

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:
Sex, 21 Julho 2023 - 20:14 pm
Linux não é para amadores. Estou com este problema e solução pela tal "cú-munidade" mesmo que é bom, NADA!
https://www.google.com/search?q=%22a+st ... s-wiz-serp

Ou seja, ou você manda desligar e deixa ele fazer a espera dos 2 minutos ou faz logout e depois manda desligar, daí vai na hora.

E o ano do linux foi adiado para 3097
Quando o problema é no Windows, dizem que "é assim mesmo e pronto".
Cada atualização é uma aventura: nunca se sabe o que vai estragar em vez de melhorar.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Fernando Silva escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 10:06 am
Johnny escreveu:
Sex, 21 Julho 2023 - 20:14 pm
Linux não é para amadores. Estou com este problema e solução pela tal "cú-munidade" mesmo que é bom, NADA!
https://www.google.com/search?q=%22a+st ... s-wiz-serp

Ou seja, ou você manda desligar e deixa ele fazer a espera dos 2 minutos ou faz logout e depois manda desligar, daí vai na hora.

E o ano do linux foi adiado para 3097
Quando o problema é no Windows, dizem que "é assim mesmo e pronto".
Cada atualização é uma aventura: nunca se sabe o que vai estragar em vez de melhorar.

Por falar em Windows, parece que Bill Gates ainda dá as cartas na Microsoft.
E tem planos de levar todo mundo para a Nuvem.

Uso de computador com o Sistema Operacional na Nuvem
Responder