Citações
“Tendo a necessidade de criar algo para si, Deus foi além. Não tendo todo poder, não conseguiu satisfazer-se de sua própria criação de uma única vez, de forma que criou coisas similares e completamente antagônicas. Num certo momento, criou seres espirituais, mas estes nada faziam que atender às vontades que havia determinado: ser louvado e adorado. Mas por que um ser perfeito e auto suficiente desejaria isto? Isto só seria possível se Deus tivesse consigo a vaidade, a necessidade de reconhecimento mediante um feito que, por escolha dele mesmo, tinha sido a criação das coisas que, em essência, não passavam da satisfação de uma necessidade individual.
Se para Deus teria sido tão fácil trazer tudo à existência, por que considerou tal feito como algo digno de uma adoração extrema? Qualquer sábio chamaria de louco um rei que criou palácios e exigiu de seu povo a dura rotina de viverem suas vidas em função de sua glória.
Sendo assim, considero que Deus, além de vaidoso, vive um auto engano, já que exige para si a glória de um feito mínimo e sem um sentido além de suas próprias satisfações.”Edward de A. Campanario Neto
Se para Deus teria sido tão fácil trazer tudo à existência, por que considerou tal feito como algo digno de uma adoração extrema? Qualquer sábio chamaria de louco um rei que criou palácios e exigiu de seu povo a dura rotina de viverem suas vidas em função de sua glória.
Sendo assim, considero que Deus, além de vaidoso, vive um auto engano, já que exige para si a glória de um feito mínimo e sem um sentido além de suas próprias satisfações.”Edward de A. Campanario Neto
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Um deus que exige ser adorado tem sérios problemas de autoestima.aronax escreveu: ↑Ter, 29 Julho 2025 - 17:56 pm“Tendo a necessidade de criar algo para si, Deus foi além. Não tendo todo poder, não conseguiu satisfazer-se de sua própria criação de uma única vez, de forma que criou coisas similares e completamente antagônicas. Num certo momento, criou seres espirituais, mas estes nada faziam que atender às vontades que havia determinado: ser louvado e adorado. Mas por que um ser perfeito e auto suficiente desejaria isto? Isto só seria possível se Deus tivesse consigo a vaidade, a necessidade de reconhecimento mediante um feito que, por escolha dele mesmo, tinha sido a criação das coisas que, em essência, não passavam da satisfação de uma necessidade individual.
Se para Deus teria sido tão fácil trazer tudo à existência, por que considerou tal feito como algo digno de uma adoração extrema? Qualquer sábio chamaria de louco um rei que criou palácios e exigiu de seu povo a dura rotina de viverem suas vidas em função de sua glória.
Sendo assim, considero que Deus, além de vaidoso, vive um auto engano, já que exige para si a glória de um feito mínimo e sem um sentido além de suas próprias satisfações.”Edward de A. Campanario Neto
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"Evolução não é algo em que a gente acredita. Evolução é algo que a gente observa.
Não é uma 'teoria' no sentido de um 'palpite' e sim uma conclusão baseada numa montanha de evidências".
Não é uma 'teoria' no sentido de um 'palpite' e sim uma conclusão baseada numa montanha de evidências".
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"O que pode ser mais arrogante que achar que o Deus que não evitou o Holocausto vai lhe ajudar a passar na prova de matemática para a qual você não estudou?"
Ricky Gervais
Ricky Gervais
(Nassim Nicholas Taleb - traduzido)
Muitos entendem mal o que significa ser conservador. Não implica oposição às transformações sociais, mas sim uma preferência por um ritmo mais lento que permita uma avaliação cuidadosa de potenciais erros.
Fonte: https://x.com/nntaleb/status/1949988853340680610
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Ou ainda:Huxley escreveu: ↑Sáb, 18 Outubro 2025 - 11:33 am(Nassim Nicholas Taleb - traduzido)
Muitos entendem mal o que significa ser conservador. Não implica oposição às transformações sociais, mas sim uma preferência por um ritmo mais lento que permita uma avaliação cuidadosa de potenciais erros.
Fonte: https://x.com/nntaleb/status/1949988853340680610
Implica em mudar o que o tempo mostrou estar errado e manter o que parece estar certo.
Usando como critério a sabedoria acumulada.
Implica em não mudar por mudar, em não adotar novidades só por serem novidades.
Mas, na vida real, "conservador" acaba sendo aquele que quer conservar seus privilégios, legítimos ou não.
E apela para conceitos vagos como "tradição" e bobagens religiosas.
Esse "Mas, na vida real, 'conservador' acaba sendo..." é análogo a dizer...Fernando Silva escreveu: ↑Sáb, 18 Outubro 2025 - 16:43 pmOu ainda:Huxley escreveu: ↑Sáb, 18 Outubro 2025 - 11:33 am(Nassim Nicholas Taleb - traduzido)
Muitos entendem mal o que significa ser conservador. Não implica oposição às transformações sociais, mas sim uma preferência por um ritmo mais lento que permita uma avaliação cuidadosa de potenciais erros.
Fonte: https://x.com/nntaleb/status/1949988853340680610
Implica em mudar o que o tempo mostrou estar errado e manter o que parece estar certo.
Usando como critério a sabedoria acumulada.
Implica em não mudar por mudar, em não adotar novidades só por serem novidades.
Mas, na vida real, "conservador" acaba sendo aquele que quer conservar seus privilégios, legítimos ou não.
E apela para conceitos vagos como "tradição" e bobagens religiosas.
"Mas, na vida real, 'cientista' acaba sendo aquele que aplica coisas que têm os atributos cosméticos da ciência, mas sem o seu rigor epistêmico."
Chamar a si mesmo de algo sofisticado não basta para realmente sê-lo.
Tradições possuem papel importante no mantimento da coesão social.
O conservadorismo reconhece que a sociedade possui problemas e, portanto deve ser melhorada. Ele não faz oposição ao progresso.
Porém, as mudanças abruptas ou revolucionárias podem trazer riscos desconhecidos e desestabilizar toda a estrutura social que foi construída ao longo de séculos. É por isso que o conservadorismo age com prudência, tendo como seu principal aliado o tempo.
O conservadorismo reconhece que a sociedade possui problemas e, portanto deve ser melhorada. Ele não faz oposição ao progresso.
Porém, as mudanças abruptas ou revolucionárias podem trazer riscos desconhecidos e desestabilizar toda a estrutura social que foi construída ao longo de séculos. É por isso que o conservadorismo age com prudência, tendo como seu principal aliado o tempo.
Na filosofia política conservadora, “tradição” não é um conceito vago — assim como, na ciência, “experimento” também não é. Muitos que falam em “tradição” fazem, de fato, uso desse termo central ao seu discurso sem a devida rigidez de significado — o que, no entanto, ocorre com praticamente qualquer conceito teórico.
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Um exemplo de uso incorreto:Huxley escreveu: ↑Dom, 19 Outubro 2025 - 01:25 amNa filosofia política conservadora, “tradição” não é um conceito vago — assim como, na ciência, “experimento” também não é. Muitos que falam em “tradição” fazem, de fato, uso desse termo central ao seu discurso sem a devida rigidez de significado — o que, no entanto, ocorre com praticamente qualquer conceito teórico.
A escravidão é tradicional. Sempre existiu. Significa que não deveria ter acabado?
Mas ela convinha a muita gente, que resistiu a aboli-la. Assim como hoje os "conservadores", entre aspas, continuam resistindo a mudanças que reduzam seus privilégios e seu poder.
Tradição não é um depósito de dogmas, mas um fluxo em constante evolução. A “tradição estática” é uma aberração anti-intelectual que está fora do espectro do conservadorismo filosófico.Fernando Silva escreveu: ↑Dom, 19 Outubro 2025 - 09:48 amUm exemplo de uso incorreto:Huxley escreveu: ↑Dom, 19 Outubro 2025 - 01:25 amNa filosofia política conservadora, “tradição” não é um conceito vago — assim como, na ciência, “experimento” também não é. Muitos que falam em “tradição” fazem, de fato, uso desse termo central ao seu discurso sem a devida rigidez de significado — o que, no entanto, ocorre com praticamente qualquer conceito teórico.
A escravidão é tradicional. Sempre existiu. Significa que não deveria ter acabado?
Mas ela convinha a muita gente, que resistiu a aboli-la. Assim como hoje os "conservadores", entre aspas, continuam resistindo a mudanças que reduzam seus privilégios e seu poder.
Tradição não é um depósito de dogmas, mas um fluxo em evolução adaptativa. A “tradição estática” é uma aberração anti-intelectual que está fora do espectro do conservadorismo filosófico.Fernando Silva escreveu: ↑Dom, 19 Outubro 2025 - 09:48 amUm exemplo de uso incorreto:Huxley escreveu: ↑Dom, 19 Outubro 2025 - 01:25 amNa filosofia política conservadora, “tradição” não é um conceito vago — assim como, na ciência, “experimento” também não é. Muitos que falam em “tradição” fazem, de fato, uso desse termo central ao seu discurso sem a devida rigidez de significado — o que, no entanto, ocorre com praticamente qualquer conceito teórico.
A escravidão é tradicional. Sempre existiu. Significa que não deveria ter acabado?
Mas ela convinha a muita gente, que resistiu a aboli-la. Assim como hoje os "conservadores", entre aspas, continuam resistindo a mudanças que reduzam seus privilégios e seu poder.
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Ela está em constante evolução, mas é vista como estática por quem a defende --> "Sempre foi assim".Huxley escreveu: ↑Dom, 19 Outubro 2025 - 19:31 pmTradição não é um depósito de dogmas, mas um fluxo em evolução adaptativa. A “tradição estática” é uma aberração anti-intelectual que está fora do espectro do conservadorismo filosófico.Fernando Silva escreveu: ↑Dom, 19 Outubro 2025 - 09:48 amUm exemplo de uso incorreto:Huxley escreveu: ↑Dom, 19 Outubro 2025 - 01:25 amNa filosofia política conservadora, “tradição” não é um conceito vago — assim como, na ciência, “experimento” também não é. Muitos que falam em “tradição” fazem, de fato, uso desse termo central ao seu discurso sem a devida rigidez de significado — o que, no entanto, ocorre com praticamente qualquer conceito teórico.
A escravidão é tradicional. Sempre existiu. Significa que não deveria ter acabado?
Mas ela convinha a muita gente, que resistiu a aboli-la. Assim como hoje os "conservadores", entre aspas, continuam resistindo a mudanças que reduzam seus privilégios e seu poder.
Os católicos tradicionalistas e os sedevacantistas se agarram à "igreja de 2 mil anos" como se a doutrina e a instituição nada tivessem mudado ao longo dos milênios.
Na minha infância, era esta a minha visão. O Concílio Vaticano II, com suas novidades e experimentalismo - e o cisma que ele causou - foi um choque. Senti como se a "Rocha Inabalável" tivesse se rachado.
Acredito que minha desconversão começou aí.