Conversa sobre Linux

Conversas descontraídas sem compromisso

Conversa sobre Linux

Zero
Registrado em: Sex, 28 28America/Sao_Paulo Fevereiro 28America/Sao_Paulo 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Tópico destinado a discussão de temas envolvendo Linux.
Imagem

Re: Conversa sobre Linux

Fernando Silva
Conselheiro
Registrado em: Ter, 11 11America/Sao_Paulo Fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Atualmente estou usando o Kubuntu 18.04, mas com TDE 14.0.7 em vez do KDE.

Zero
Registrado em: Sex, 28 28America/Sao_Paulo Fevereiro 28America/Sao_Paulo 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Atualmente estou usando Linux Mint 19.3 Tricia, com o ambiente XFCE.

Fernando Silva
Conselheiro
Registrado em: Ter, 11 11America/Sao_Paulo Fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020 - 08:20 am

Comecei em 1999, com o Conectiva. Montei um servidor de email interno para a firma. O kernel era o 2.0.36.
Mas só abandonei o Windows quando veio o Kurumin. Que depois troquei pelo BigLinux 4.2 (baseado no Kubuntu 8.04).

Zero

Mensagem por Zero »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 25 25America/Sao_Paulo Março 25America/Sao_Paulo 2020 - 10:25 am
Comecei em 1999, com o Conectiva. Montei um servidor de email interno para a firma. O kernel era o 2.0.36.
Mas só abandonei o Windows quando veio o Kurumin. Que depois troquei pelo BigLinux 4.2 (baseado no Kubuntu 8.04).
Não percebi que você havia comentado :oops:

O Kurumin foi a porta de entrada para muitos, a lendária distribuição brasileira, já ouvi bons comentários sobre ela.

Por minha vez, depois de anos usando Windows, testando Ubuntu em uma máquina virtual, certo dia o Windows resolveu iniciar sem um serviço vital para o sistema, o nome exato não lembro, mas que por fim não abria pastas, na tela não conseguia fazer quase nada, só me restava praticamente formatar, nem os dados consegui salvar. :evil:

E antes de ter de instalar a versão pirata, já que a original tinha ido pro brejo formatações atrás e eu não tinha mais a chave da licença, resolvi testar o Ubuntu, pois já estava incomodado dos problemas frequente das "janelas".

Nos primeiros tempos formatei algumas vezes, me incomodei, mas depois que aprendi a não ficar mexendo onde não devo, o sistema fica inteiro por um bom tempo.

Hoje em dia aprendi a deixar um backup pronto para caso houvesse algum problema, tive um com o kernel recentemente, por fim, só restaurei o sistema e está redondo novamente. :D

Zero

Mensagem por Zero »

Falando em Ubuntu, apesar de eu ser um usuário de Mint, o novo Ubuntu promete grandes novidades e quem sabe, atraia novos, e até mesmo velhos usuários de volta para dar uma olhada.

youtu.be/y-yr7LgiY1s

Fernando Silva
Conselheiro

Zero escreveu:
Ter, 07 07America/Sao_Paulo Abril 07America/Sao_Paulo 2020 - 23:06 pm
Falando em Ubuntu, apesar de eu ser um usuário de Mint, o novo Ubuntu promete grandes novidades e quem sabe, atraia novos, e até mesmo velhos usuários de volta para dar uma olhada.
O Mint se baseia no Ubuntu, portanto deve herdar algumas das novidades apesar da interface diferente.

Fernando Silva
Conselheiro

Zero escreveu:
Ter, 07 07America/Sao_Paulo Abril 07America/Sao_Paulo 2020 - 23:05 pm
O Kurumin foi a porta de entrada para muitos, a lendária distribuição brasileira, já ouvi bons comentários sobre ela.
Uma das novidades eram os scripts para instalar e configurar coisas.
Por exemplo: era difícil instalar um winmodem no Linux, já que eles se baseavam em software em vez de hardware e eram feitos para rodar no Windows. O Kurumin automatizava isto. Fazia algumas perguntas e depois se virava sozinho.
Zero escreveu:
Por minha vez, depois de anos usando Windows, testando Ubuntu em uma máquina virtual, certo dia o Windows resolveu iniciar sem um serviço vital para o sistema, o nome exato não lembro, mas que por fim não abria pastas, na tela não conseguia fazer quase nada, só me restava praticamente formatar, nem os dados consegui salvar. :evil:
O Linux tem um comando chamado "ntfs-fix" que conserta o Windows que não quer bootar.
Com o Linux, você pode acessar a Internet e procurar uma solução.
Se tudo o mais falhar, ele permite que você salve os arquivos em um HD externo antes de reinstalar o sistema.
Zero escreveu:
Hoje em dia aprendi a deixar um backup pronto para caso houvesse algum problema, tive um com o kernel recentemente, por fim, só restaurei o sistema e está redondo novamente. :D
Já tive problema com uma atualização do kernel que desativou as portas USB, mas foi só ficar dando boot com um kernel anterior até que uma nova atualização corrigisse o problema.

Zero

Mensagem por Zero »

Infelizmente naquele momento não tinha conhecimento dessas possibilidades, ao menos, não tão lúcido como tive após passar um tempo usando Linux.

Estava acostumado a usar Windows, sem a opção de live usb, não me habituei a possibilidade de iniciar o sistema e transferir os dados.

Ao menos tenho de admitir que não sinto saudades de ficar reparando erros grotescos, me preocupando com vírus, removendo programas indesejados, me preocupando em ser espionado.

Sei que é bom estar atento a algumas questões, entretanto com Linux sei bem onde piso.

Zero

Mensagem por Zero »

youtu.be/LIajHcrEWZs

Começa efetivamento aos 58 segundos.

Zero

Mensagem por Zero »

Ubuntu 20.04 Beta é lançado, veja o que virá nele

https://diolinux.com.br/2020/04/ubuntu- ... -nele.html

Para informações mais detalhadas (em inglês)

https://wiki.ubuntu.com/FocalFossa/ReleaseNotes

Gigaview
Moderador
Registrado em: Seg, 02 02America/Sao_Paulo Março 02America/Sao_Paulo 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Excelente o trabalho do Diolinux. Aprendi bastante lá. Boas dicas para iniciantes como eu.

Foi lá que descobri como separar o /home do para um device separado para deixar só o sistema no SSD.

Zero

Mensagem por Zero »

Gigaview escreveu:
Sáb, 11 11America/Sao_Paulo Abril 11America/Sao_Paulo 2020 - 22:26 pm
Excelente o trabalho do Diolinux. Aprendi bastante lá. Boas dicas para iniciantes como eu.

Foi lá que descobri como separar o /home do para um device separado para deixar só o sistema no SSD.
Foi através do canal dele no youtube e pelo site dele que tive um primeiro contato mais aprofundado com Linux, alguns anos atrás.

Ele é um dos que alavancaram a disseminação do Linux no país, bem como faz um bom trabalho em desmistificar muitas desinformações.

Zero

Mensagem por Zero »

Ele também lançou um fórum.

https://plus.diolinux.com.br/

Para quem gosta de personalização do desktop/sistema:
https://plus.diolinux.com.br/t/apresent ... bonito/153

É um bom local para reunir a comunidade. Eu conhecia alguns fóruns que eram específicos para algum nicho, Ubuntu, Mint.

Tem também o Viva o Linux (VoL)

https://www.vivaolinux.com.br/perguntas/

Zero

Mensagem por Zero »

Anos atrás, algo assim seria impensável. :shock:

Linux é o recurso mais importante do Windows 10 20H1

https://sempreupdate.com.br/linux-e-o-r ... s-10-20h1/

Zero

Mensagem por Zero »

Ubuntu DDE Remix, mais um projeto candidato à flavour oficial do Ubuntu

https://diolinux.com.br/2020/04/ubuntu- ... buntu.html

Projeto visa trazer a bela interface da distribuição Deepin para o Ubuntu.

Para quem não conhece, Deepin é uma distribuição chinesa, e por isso, ainda há muita desconfiança, por parte de alguns, apesar do código ser aberto.

É uma distribuição muito bonita.

Imagem

Agora, pretendem unir o útil ao agradável, adaptando essa interface ao Ubuntu, uma das distribuições Linux mais conhecidas.

*Ainda o Ubuntu DDE Remix está Beta, portanto apresenta falhas e algumas inconsistências na interface, não é recomendado uso sério/distro principal, apenas para testes.

Gigaview
Moderador
Registrado em: Seg, 02 02America/Sao_Paulo Março 02America/Sao_Paulo 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

O Deepin é show em design. Acho que essa mudança vai alavancar a distro.

Zero

Mensagem por Zero »

Alguns updates do Deepin atrasaram um pouco por causa do Covid 19, algo já esperado. Mesmo assim o projeto continua forte.

Um pouco da relutância de usar esta distro por muitos, como bem disse, anteriormente, é devido a origem, Chinesa.

Apesar que, é um tanto óbvio que é uma preocupação um pouco exagerada. Por ser de código aberto, o mesmo pode ser revisado em busca de códigos má direcionados, coisa que até hoje não ouvi comentários negativos sobre.

Mas essa distribuição, Ubuntu DDE, será algo muito bom. Unindo a popularidade do Ubuntu e a beleza do Deepin, as duas distros saem ganhando.

Quem sabe muitos leigos em Linux fiquem impressionados com o design e resolvam experimentar a distro, apesar de já ter várias outras distros bonitas, vide Elementary OS, bem como outras que com pequenos toques ficam igualmente interessantes.

Zero

Mensagem por Zero »

Quem quiser conhecer distribuições Linux e BSD, o melhor site sem dúvidas é o DistroWatch.

https://distrowatch.com/

Além de conhecer as mais variadas distribuições, também estão reunidas informações relevantes sobre as mesmas.

Eu poderia trazer algumas para cá, apresentá-las para os demais foristas conhecerem as mais variadas distros, mas por fim, as mesmas já encontram-se bem apresentadas no site acima.

Gigaview
Moderador

Mensagem por Gigaview »

Zero escreveu:Quem sabe muitos leigos em Linux fiquem impressionados com o design e resolvam experimentar a distro, apesar de já ter várias outras distros bonitas, vide Elementary OS, bem como outras que com pequenos toques ficam igualmente interessantes.
Tive problemas com os drivers da placa de vídeo com o Elementary. Tentei resolver o problema na unha mas estava perdendo muito tempo vasculhando fóruns para conseguir uma dica de solução então joguei a toalha. Recentemente troquei a minha placa de vídeo e talvez, nesse período de quarentena, pode ser um passatempo interessante revisitar a distro e ver o que perdi inicialmente.

A minha experiência com Linux aconteceu depois que o meu MacBook pifou. Na emergência, ressuscitei um PC antigo que estava encostado aqui em casa. Fiz uma limpeza e funcionou, comprei um SSD e instalei o Linux que rodou perfeito. Mas como usuário de Mac e detestando Windows busquei uma distro que me oferecesse algo próximo do que estava acostumado. Instalei o Deepin, e o Elementary mas acabei no Mint fazendo uma personalização que ficou tão boa quanto o Mac. Então o velho PC pifou de vez e entrei na onda do Ryzen e descobri que tinha tudo para montar um Hackintosh. Instalei o Mojave depois de apanhar mais de uma semana na configuração. O Mint continua instalado como alternativa.

Zero

Mensagem por Zero »

Já vi alguns relatos sobre problemas de drives / hardware em questão de algumas distros.

Quanto ao Elementary, só fiquei no conhecimento, sequer baixei a iso para testar, mas também já vi bastante reclamações sobre. Apesar de achá-lo bonito, pouco me agrada. Já o mint, mudando um ou outro detalhe já fica uma maravilha para mim.

Quanto ao meu uso, por enquanto apenas nas distros baseadas no Debian, já me acostumei com os apt-..., a preguiça e falta de tempo não me ajudam muito a me aventurar por outras ditros.

Mas quem sabe, algum dia instalo o Arch Linux, caminhar mais devagar, aprendendo com o Manjaro, é um bom início, depois que terei uma boa base no modo operante desta distro, quem sabe eu montar a distro só com os pacotes que quero pode ser interessante e ainda mais sendo uma rolling-release, apesar de ter pouca relutância com o que já vem com o Mint, mas aprender é bom.

Zero

Mensagem por Zero »

Forget Windows, Linux Is The Most In-Demand OS On Microsoft Azure

Imagem

https://fossbytes.com/forget-windows-li ... oft-azure/

Zero

Mensagem por Zero »

Notícia de 2016:
A Microsoft já vem a muito tempo se aproximando do Linux com iniciativas como a parceria com a Canonical que é a empresa por traz da distribuição Ubuntu e a possibilidade de criar maquinas virtuais com Linux na plataforma Azure.
http://ninjadolinux.com.br/microsoft-se ... are-livre/

Acho que qualquer um que está mais antenado a assuntos de tecnologia, imaginava que a Microsoft não iria ajudar o Linux sem ter em pretensão algo em troca.

Gigaview
Moderador

Mensagem por Gigaview »

Instalei o UbuntuDDE 20.04 LTS - distribuição remix do Linux que combina o Ubuntu e o Deepin desktop.

Vou testar ...

Imagem

Link: https://ubuntudde.com/

Zero

Mensagem por Zero »

Também havia baixado esta distro.

Testei-a em uma máquina virtual, entretanto devido aos baixos recursos que aloquei, não estava tendo um desempenho satisfatório.

Quando havia testado também estava na versão beta, mas agora pelo que vi já está na versão final (pela breve olhada que dei).

Em alguns meses/anos saberemos se esta distro terá sido promissora ou somente mais um "calor do momento".

Gigaview
Moderador

Mensagem por Gigaview »

Já começou mal...system problem detected. Não congelou nem fechou nada, mas é chato....e não dá nenhuma pista do problema.

Outro bug (?) na definição dos temas...você seleciona mas não aparece selecionado...se vc faz um logout e login aparece a seleção no painel mas não muda nada....

Zero

Mensagem por Zero »

É por essas que é necessário esperar o sistema amadurecer.

Sei que não é recomendado usá-lo como distribuição única/oficial, devido a instabilidade da mesma.

Para alguns, bons elogios, funciona bem. Para outros, apresenta erros como os citados por você.

Eu já largo de mão me aventurar em novas distribuições, apesar da beleza, não compensa a instabilidade do momento.

Quem sabe daqui a alguns meses, e uns bons ajustes, a distro fique utilizável de maneira satisfatória.

Zero

Mensagem por Zero »

O que é Linux?

youtu.be/K05CssAbQgo

Excelente vídeo que oferece uma explicação simples, porém bem elaborado sobre o que é Linux e suas aplicações.
Responder