Conversa sobre Linux

Conversas descontraídas sem compromisso

Re: Conversa sobre Linux

Johnny

Mensagem por Johnny »

Gabarito escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 10:15 am
Fernando Silva escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 10:06 am
Johnny escreveu:
Sex, 21 Julho 2023 - 20:14 pm
Linux não é para amadores. Estou com este problema e solução pela tal "cú-munidade" mesmo que é bom, NADA!
https://www.google.com/search?q=%22a+st ... s-wiz-serp

Ou seja, ou você manda desligar e deixa ele fazer a espera dos 2 minutos ou faz logout e depois manda desligar, daí vai na hora.

E o ano do linux foi adiado para 3097
Quando o problema é no Windows, dizem que "é assim mesmo e pronto".
Cada atualização é uma aventura: nunca se sabe o que vai estragar em vez de melhorar.

Por falar em Windows, parece que Bill Gates ainda dá as cartas na Microsoft.
E tem planos de levar todo mundo para a Nuvem.

Uso de computador com o Sistema Operacional na Nuvem
Por isso fiz aquele comentário. Todas as empresas com que trabalho já migraram para o Office 365 devido as funcionalidades (power Bi, power Pivot, Teams, etc, etc). Como o mesmo exige autenticação na nuvem, fica impraticável tentar manter um piratex na máquina. Até pouco tempo eu precisava manter na minha máquina o 2019 para aprender VBA. Como agora uso o laptop do trabalho, então até removi da máquina pois não uso mais nada de app de escritório, e se precisar posso quebrar galho com os opensources.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Achismo: Se o flatpack ou snap tivessem sido pensado logo nos primórdios, talvez o Linux teria um numero maior de usuários do que os atuais 3% em desktop. No mais, segue abaixo um texto que escrevi em meados de 2000 creio eu.
Windows e Linux, algumas coisas (12):

1- Facilidade: Dependendo da distro, ambos são similares na curva de uso

2- Programas: Depende da área de atuação. Áreas de engenharia (CAD) e editoração profissional (Audio e video) em Linux é muito deficiente e quando tem um aplicativo, ou é arcaico ou com curva sofrível.

3- Compatibilidade: Não há compatibilidade* entre os sistemas pois são concepções diferentes. Até aqui tudo bem, pois não há compatibilidade entre MAC, MS e Linux. O problema reside em você adotar um Linux que é DEB, ARCH, RedHat e aí sim não haver compatibilidade entre eles. Arrisco dizer que são Linux diferentes entre si.
*Até a data deste texto ainda não haviam os conceitos de flatpack e snap

4- Compatibilidade de aplicativos: Tirando PDF, Imagens não vetoriais e etc, há muito pouca chance de um documento ser compatível* entre outros similares (importado ou exportado). Se der sorte de ser uma formatação de documento simples, sem problemas, mas para por aí.
*Fernando Silva vai discordar

5- Jogos: Só rodam em Windows e ponto, salvo poucas exceções.
Obs. O problema de falta de usuários no Linux nunca foi jogos, apesar de influenciar um pouco.

6- Segurança: Depois do W7 posso afirmar que ambos possuem o mesmo nível de segurança se seguidos os procedimentos corretos.
Obs. Só para constar, não uso antivirus fora o Window Defender.

7- Instalação e procura de aplicativos: No Linux a coisa é bem mais difícil se o aplicativo não estiver no sistema de repositórios da distribuição. E procurar por aplicação (como um simples reprodutor de audio para Linux) não será uma tarefa fácil. Dizer que é mais fácil do que ir num Baixaki e correr o risco de instalar add-ons tipo Baidu é desonesto pois na Microsoft Store não tem isso. Se o Linux fosse tão popular, com certeza teria os mesmos problemas com aplicativos fora dos repositórios, se é que já não tem.

8- Usabilidade de aplicativos open/free: Terá problemas se for trabalhar com material de e para fora do aplicativo pois a maioria dos aplicativos não permitem trabalhar com licenças fechadas.

9- Licenças: A maioria das distribuições são open, mas existem as "fechadas e pagas" (RedHat e Suse por exemplo) pois possuem código proprietário ou licença proprietária no pacote.
*Nem sei por que coloquei isso aqui na época

10- Comunidade e fóruns: Eu arrisco dizer aqui que você encontra muito rapidamente uma resposta para a maioria de problemas que envolvam Microsoft (aplicativos e hardware), mas para o Linux você não terá esta rapidez e talvez nem encontre solução. Sei que muitos irão dizer que isso não é verdade, mas o fato é que já tive centenas de problemas que no Linux (drivers, mal funcionamento de aplicativos, travamento do sistema entre outros) e me deparei com as famigeradas respostas "leia o manual", "tem que pesquisar" entre outras chulas ou mal educadas, e mais ultimamente vejo pessoas com o mesmo problema sem respostas na comunidade até os dias de hoje.

11- Problemas: No Windows, se você tiver um problema, você é obrigado a repara-lo. No Linux deveria também ser assim, mas o que eu vejo e com freqüência é, se a pessoa tem algum problema que não encontra solução (app de banco, de driver, travamento, etc), troca de distro para resolve-lo, e me desculpem, isto não é dar solução, é um remendo e muito mal feito.

12- Aplicativos open source que existem apenas para....WINDOWS. Aqui a coisa pega, acontece essa aberração por incrível que pareça. Exemplos:

Subtitle Edit: Se quiser usar no Linux vai ter que compilar o código fonte, mas beleza pois qualquer criança sabe fazer isso .
https://github.com/SubtitleEdit/subtitleedit/releases:

-Conclusão: São mundos diferentes e necessidades diferentes. MS, Mac, Linux, Unix, Android, cada um tem seu papel e cada qual deve se sentir confortável de como tirar melhor proveito de todos, sem ficar enchendo o saco de quem só quer usar um, dois, três ou nenhum.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Agora fui assistir um filme pelo VLC do Manjaro e o mesmo começou a trocar a legenda por asiático. Achei que poderia ser problema na legenda, mas já desconfiava que não pois é de minha coleção de filmes fixa. Batata, assisti pelo Windows e foi tudo beleza. Peguei outros problemas também vendo video no Youtube mas não lembro qual. Amanhã instalo o HD que tem o Mint e Fedora pois minhas anotações estão nas pastas dos Linux.

Fernando Silva
Conselheiro

Mensagem por Fernando Silva »

Eu usava Linux também no trabalho.
- Office: Libreoffice
- CAD: DraftSight (que, inclusive, é bem mais barato que o AutoCAD).
- Edição de imagens: GIMP
- Edição de vídeo: uso o kdenlive (tem versão para Windows) e o Shot Cut, mas há muitos outros. Boa parte dos vídeos do Youtube é feita com kdenlive.
- Edição de áudio: audacity (tem versão para Windows).

Tenho 8GB de RAM. O Linux ocupa 2GB. Já o Windows ocupa muito mais e fica lento.

Lembrei ainda que, na época das câmeras digitais, eu plugava qualquer uma no meu PC com Linux e baixava as fotos. Já nos Windows dos outros, era preciso instalar o driver daquela câmera.

Tutu

Mensagem por Tutu »

Huxley escreveu:
Qua, 19 Julho 2023 - 22:21 pm
“Celulares que NÃO RODAM Android [Nem iOS]”:
Um celular usável tem que ser capaz de rodar aplicativo de banco, WhatsApp, Uber e outros aplicativos do cotidiano. O resto é tudo substituível. Se aplicativo que depende de empresa não roda no celular, o celular não atende às necessidades.
Johnny escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 16:33 pm
Achismo: Se o flatpack ou snap tivessem sido pensado logo nos primórdios, talvez o Linux teria um numero maior de usuários do que os atuais 3% em desktop. No mais, segue abaixo um texto que escrevi em meados de 2000 creio eu.
Windows e Linux, algumas coisas (12):
São terríveis e evito ao máximo essas coisas. Snaps é uma coisa mais específica do Ubuntu e tem a chatura de obrigar atualizar sempre.
Flatpack é mais universal, mas o grande problema é que os aplicativos exigem baixar runtimes gigantes e muitas vezes uma repetida para outra versão. A nomenclatura dos pacotes é ruim também.

Os primórdios deveriam ter tido uma runtime comum e com API bastante estável.

Mas Linux desde os primórdios não foi pensado para ser IBM PC ou X86. Ele sempre foi compilado para todo tipo de arquitetura: PowerPC, MIPS e outras coisas que nunca vi. Então o desenvolvedor teria que compilar também para cada.

E a arquitetura X86 só prosperou por causa do número grande de vendas do IBM PC (com DOS e Windows). Então por anos foi a mais rápida, mesmo sendo tecnicamente horrível. Agora que chegou no limite físico, arquiteturas com ARM já estão ultrapassando o X86. A Apple está até migrando o Mac para ARM.

5- Jogos: Só rodam em Windows e ponto, salvo poucas exceções.
Obs. O problema de falta de usuários no Linux nunca foi jogos, apesar de influenciar um pouco.
Hoje está muito fácil rodar jogos em Linux e a comunidade cresceu muito nos últimos 10 anos.
Quem gosta de emulador não precisa de Windows.
O Wine (versão 6/7) tem tido grande sucesso em executar jogo com mais de 6 anos. (E não vejo sentido em se preocupar com jogo recente, porque tem bug no próprio Windows (sem patch) w precisam de uma placa de vídeo com preço que vai muito além do poder aquisitivo da maioria das pessoas.)
O que mais tem atrapalhado são os rootkits horrorosos de DRM, como Denuvo, que faz mal até no Windows.
6- Segurança: Depois do W7 posso afirmar que ambos possuem o mesmo nível de segurança se seguidos os procedimentos corretos.
Obs. Só para constar, não uso antivirus fora o Window Defender.
Uma coisa cheia de bloatware e de código fechado não é nada seguro.
Antivírus come processamento para ficar calculando hash de todo arquivo e comparando com os de vírus já catalogados.
Nenhum app é capaz de dizer se um processo criptominerador é legítimo ou não sem consultar um catálogos.
7- Instalação e procura de aplicativos: No Linux a coisa é bem mais difícil se o aplicativo não estiver no sistema de repositórios da distribuição. E procurar por aplicação (como um simples reprodutor de audio para Linux) não será uma tarefa fácil. Dizer que é mais fácil do que ir num Baixaki e correr o risco de instalar add-ons tipo Baidu é desonesto pois na Microsoft Store não tem isso. Se o Linux fosse tão popular, com certeza teria os mesmos problemas com aplicativos fora dos repositórios, se é que já não tem.
Microsoft Store é uma coisa muito recente na história do Windows e não tem tudo lá. É equivalente aos apps gráficos de pesquisar no repositório da distribuição.
10- Comunidade e fóruns: Eu arrisco dizer aqui que você encontra muito rapidamente uma resposta para a maioria de problemas que envolvam Microsoft (aplicativos e hardware), mas para o Linux você não terá esta rapidez e talvez nem encontre solução. Sei que muitos irão dizer que isso não é verdade, mas o fato é que já tive centenas de problemas que no Linux (drivers, mal funcionamento de aplicativos, travamento do sistema entre outros) e me deparei com as famigeradas respostas "leia o manual", "tem que pesquisar" entre outras chulas ou mal educadas, e mais ultimamente vejo pessoas com o mesmo problema sem respostas na comunidade até os dias de hoje.
Em inglês é fácil. Tem atendimento não só no fórum oficial, como também no Reddit.

Drivers não é mais problema. Hoje as distros já disponibilizam drivers na instalação. Até o Debian começou a fazer isto neste ano. E tem app separado para baixar e instalar driver dentro das regras cheias de frescura da Nvidia.
Subtitle Edit: Se quiser usar no Linux vai ter que compilar o código fonte, mas beleza pois qualquer criança sabe fazer isso .
O desenvolvedor não tem Linux, então ocorre erro de compilação. :lol:
Mas hoje em dia tem AppImg.
Agora fui assistir um filme pelo VLC do Manjaro e o mesmo começou a trocar a legenda por asiático. Achei que poderia ser problema na legenda, mas já desconfiava que não pois é de minha coleção de filmes fixa. Batata, assisti pelo Windows e foi tudo beleza. Peguei outros problemas também vendo video no Youtube mas não lembro qual. Amanhã instalo o HD que tem o Mint e Fedora pois minhas anotações estão nas pastas dos Linux.
VLC nunca deu problema.
E existem distros ruins. Manjaro é criticada por muitas falhas recorrentes de segurança. Também ela é da linha Arch, que é uma distro que recebe todo tipo de pacote sem testar e são os usuários que testam. Fedora e as versões não LTS do Ubuntu já tem uma testada básica, mas ainda não são estáveis. São inadequadas para uso cotidiano. Por isso, é melhor usar Linux Mint, MX Linux ou uma das derivações do Uubntu LTS, como Mint, Zorin e Linux Lite.

O "Fedorento" é a versão de testes do Red Hat. Depois que a IBM comprou a empresa Red Hat, a Red Hat ficou corrompida. Mataram o CentOS, Rocky Linux e Alma Linux, que são versões estáveis de boa qualidade e bastante flexíveis. Então é melhor se manter longe dessa família problemática.

Fernando Silva
Conselheiro

Tutu escreveu:
Qui, 27 Julho 2023 - 21:37 pm
O "Fedorento" é a versão de testes do Red Hat. Depois que a IBM comprou a empresa Red Hat, a Red Hat ficou corrompida. Mataram o CentOS, Rocky Linux e Alma Linux, que são versões estáveis de boa qualidade e bastante flexíveis. Então é melhor se manter longe dessa família problemática.
Assim como o Debian é conservador enquanto que derivados como Ubuntu, Kubuntu e outros arriscam pacotes não tão testados assim.

Não há derivados do Windows para se fazer a mesma comparação, mas o fato é que as atualizações vivem dando problema e tendo que ser removidas.

Agnoscetico

Mensagem por Agnoscetico »

Já instalaram alguma aplicação dessa playstore pra Linux?
Pra quem já baixou, sabe dizer se é de razoavelmente de confiança (considerando que mesmo playstores como a de Android Google playstore já teve notícias de apps com malwares)?

Flathub

https://flathub.org

Tutu

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Seg, 30 Setembro 2024 - 16:29 pm
Já instalaram alguma aplicação dessa playstore pra Linux?
Pra quem já baixou, sabe dizer se é de razoavelmente de confiança (considerando que mesmo playstores como a de Android Google playstore já teve notícias de apps com malwares)?

Flathub

https://flathub.org
Sim, é confiável.
Pode ter algumas coisas não verificadas, mas se foi publicado lá pela própria desenvolvedora, não tem problema. O próprio github do programa muitas vezes vai colocar o link para lá.
O site mostra informações dizendo quando tem riscos.

Flatpak é uma solução para um programa funcionar sem depender de distro.

Eu prefiro instalar o .deb oficial da distro por ter melhor integração, ocupar muito menos espaço e ter desempenho melhor. Mas se o programa não estiver no repositório da distro, ou ele é de um tipo que precisa de estar numa versão mais nova, os flatpaks são a solução.

Fernando Silva
Conselheiro

Tutu escreveu:
Sex, 04 Outubro 2024 - 11:04 am

Eu prefiro instalar o .deb oficial da distro por ter melhor integração, ocupar muito menos espaço e ter desempenho melhor. Mas se o programa não estiver no repositório da distro, ou ele é de um tipo que precisa de estar numa versão mais nova, os flatpaks são a solução.
Outras opções: Snap e Appimage.

Agnoscetico

Fernando Silva escreveu:
Sáb, 05 Outubro 2024 - 09:17 am
Tutu escreveu:

Pra confirmar: Seriam esses?

AppImage

https://appimage.org

Snapcraft

https://snapcraft.io

Fernando Silva
Conselheiro

Agnoscetico escreveu:
Seg, 07 Outubro 2024 - 01:29 am
Fernando Silva escreveu:
Sáb, 05 Outubro 2024 - 09:17 am
Tutu escreveu:

Pra confirmar: Seriam esses?

AppImage

https://appimage.org

Snapcraft

https://snapcraft.io
Sim.

Agnoscetico

Fernando Silva escreveu:
Seg, 07 Outubro 2024 - 09:22 am
Sim.
Ok

eremita

Mensagem por eremita »

Johnny escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 22:54 pm
Isso aí é configuração do VLC. Vai em Preferências → Legendas → Línguas favoritas das legendas. Daí você vê quais idiomas quer, e em qual ordem; por exemplo para português coloque PT,POR, para inglês EN,ENG, e por aí vai. (É bom colocar tanto os códigos de duas e três letras; dá menos problema assim.)
[Морс] Кўис ессе кредис, Беллум?
Стрепитулос екс скрибендо аудис...

Gorducho

Mensagem por Gorducho »

Aparelho Dell ano 2009 inicialmente c/W rodou c/Ubuntu 20... 23.
Ao tentar upgradar p/24.04.1 não consegui + dar boot. Nova instalação não adiantou também.
Aí instalei Mint 21.3 :-BD
15 dias atrás por falta-do-que-fazer upgradei pro 22. De novo boot não funcionou. Aí instalei de novo do pen drive o Ubuntu 24.04.1 e após alguma tentativa que já não me lembro bem como, funcionou o boot.
OS único sem partições, disco formatado.
Notar que feito o boot o aparelho funciona perfeitamente pelo tempo que for sem ser desligado. Bem como instala perfeitamente. O problema aparece ao fazer o RESTART necessário pra concluir.
Mas ele ficou desligado 1 semana e hoje ao religar não teve jeito de bootar exceto em modo de recuperação quando então fica sem o driver certo tudo borrado.
E adicionei nomodeset em GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT como se vê algumas recomendações.
Por sorte ainda tinha outro pen drive c/aquele Mint 21.3. Instalei :-BD – escrevo nele agora...
Que poderá ser :?:
:think:

Fernando Silva
Conselheiro

Gorducho escreveu:
Sex, 22 Novembro 2024 - 17:00 pm
Aparelho Dell ano 2009 inicialmente c/W rodou c/Ubuntu 20... 23.
Ao tentar upgradar p/24.04.1 não consegui + dar boot. Nova instalação não adiantou também.
Aí instalei Mint 21.3 :-BD
15 dias atrás por falta-do-que-fazer upgradei pro 22. De novo boot não funcionou. Aí instalei de novo do pen drive o Ubuntu 24.04.1 e após alguma tentativa que já não me lembro bem como, funcionou o boot.
OS único sem partições, disco formatado.
Notar que feito o boot o aparelho funciona perfeitamente pelo tempo que for sem ser desligado. Bem como instala perfeitamente. O problema aparece ao fazer o RESTART necessário pra concluir.
Mas ele ficou desligado 1 semana e hoje ao religar não teve jeito de bootar exceto em modo de recuperação quando então fica sem o driver certo tudo borrado.
E adicionei nomodeset em GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT como se vê algumas recomendações.
Por sorte ainda tinha outro pen drive c/aquele Mint 21.3. Instalei :-BD – escrevo nele agora...
Que poderá ser :?:
Eu tenho um HP de 2008 e não consigo dar boot com distribuições mais recentes do Ubuntu ou Kubuntu, só até a versão 2018, mas tudo funciona num Dell de uns poucos anos atrás.
Acredito que o hardware não consiga rodar as novidades.

Uma possibilidade é que o seu Dell de 2009 ainda não previa boot com UEFI, apenas com a BIOS tradicional. Talvez o instalador dê problema porque não encontra uma BIOS recente.

Sugestão: instalar o sistema num computador recente e depois transplantar o HD para o computador antigo
Importante: desconecte o HD do computador novo, conecte o HD a ser instalado e só reconecte o HD do computador novo depois de remover o outro.

Gorducho

Mensagem por Gorducho »

Nem sei bem quié esse UEFI mas não deve ter. Logicamente olhei a Bios e não notei. Tem só a ordem de boot, data, alguma coisa relacionada a segurança, mas não vi UEFI.
Não vou mexer + nele só em caso de precisar de assistência. Aliás eu sabia no dia que não devia mexer :oops: – Mint 21.3 funcionava :-BD
Como aliás tá de novo eis que escrevo desse aparelho. Ontem desliguei e hoje bootou normal :-BD
Talvez o instalador dê problema porque não encontra uma BIOS recente.
Mas instala tanto que consegui após algumas tentativas via o Avançado claro, ficar operando no 24.04.1 LTS indefinidamente neste. Até Suspendendo. Bem como roda em modo Recuperação.
Gosto muito deste aparelho pois tem 1 teclado que parece borracha e os botões (esq - dir) do touch são individualizados e bem suaves. Bem como a bateria ainda é das removíveis externamente.
O que vou fazer é tentar saber + sobre 24.04 x necessidade desse UEFI. Mint 22 é derivado do 24, claro.

Inspiron 1545
Bios = A14

Fernando Silva
Conselheiro

Gorducho escreveu:
Sáb, 23 Novembro 2024 - 09:28 am
Nem sei bem quié esse UEFI mas não deve ter. Logicamente olhei a Bios e não notei. Tem só a ordem de boot, data, alguma coisa relacionada a segurança, mas não vi UEFI.
UEFI é um recurso que foi adicionado à BIOS tradicional para bloquear sistemas operacionais não certificados. Requer que se crie, durante a instalação, uma partição de uns 150MB chamada /boot/efi onde ficam as informações para bootar os sistemas instalados. Antes, elas ficavam em arquivos tipo boot.ini, no raiz do C:/, ou o equivalente no Linux.

Desconfio que foi coisa da Microsoft para complicar a vida dos outros sistemas (sob a desculpa de bloquear os hackers).

A maioria das distribuições do Linux foi certificada, mas eu não consigo dar boot no computador novo com DVDs e pendrives de distribuições anteriores a 2020, só no velho.

Gorducho

Mensagem por Gorducho »

É... deve ser. Andei vendo e aparentemente 24 só aceita UEFI.
Agora tou noutro também antigo – nem Bluetooth tem :!: – COMPAQ Presario CQ-23 onde upgradei pro 24 logo que saiu LTS. Mas é UEFI
efibootmgr is already the newest version (18-1build2).
Doravante não irei mexer + naquele aparelho – na verdade eu sabia que devia ficar quieto pois operava perfeitamente :oops:
Só caso precise de Assistência Técnica mesmo e aí vejo c/o técnico. E vou guardar sempre o pen c/o Mint 21-3 bootavel, claro.
GRATO :-BD

Agnoscetico

Fernando Silva escreveu:
Dom, 24 Novembro 2024 - 08:25 am
A maioria das distribuições do Linux foi certificada, mas eu não consigo dar boot no computador novo com DVDs e pendrives de distribuições anteriores a 2020, só no velho.
Então não teria mais como usar Live CD de Linux com um pendrive ou cartão de memória no Windows 11?

Fernando Silva
Conselheiro

Agnoscetico escreveu:
Dom, 24 Novembro 2024 - 19:30 pm
Fernando Silva escreveu:
Dom, 24 Novembro 2024 - 08:25 am
Então não teria mais como usar Live CD de Linux com um pendrive ou cartão de memória no Windows 11?
Não se trata da versão do Windows e sim da BIOS. Ou seja, do hardware.

Mas imagino que o Windows 11 não se instalaria num computador antigo, já que é cheio de exigências.

Fernando Silva
Conselheiro

Gorducho escreveu:
Dom, 24 Novembro 2024 - 08:44 am
É... deve ser. Andei vendo e aparentemente 24 só aceita UEFI.
Agora tou noutro também antigo – nem Bluetooth tem :!: – COMPAQ Presario CQ-23 onde upgradei pro 24 logo que saiu LTS. Mas é UEFI
É possível configurar a BIOS para funcionar sem UEFI. No meu caso, não deu certo porque eu queria um boot duplo Windows / Linux.

Se você só vai instalar o Linux, acho que dá para configurar como "legacy", sem "safe boot" ou coisa assim.

Gorducho

Mensagem por Gorducho »

Sr. Fernando Silva escreveu:
Seg, 25 Novembro 2024 - 08:01 am
Se você só vai instalar o Linux, acho que dá para configurar como "legacy", sem "safe boot" ou coisa assim.
Não vi essas opções no painel da BIOS. Mas como falei não irei mexer + nele exceto em caso de Assistência Técnica que precise formatar/mudar disco. E aí falo sobre isso na oficina.
Este aparelho o COMPAQ (= HP claro) sim tem. 1ªx que instalei o Ubuntu, acho que o 20 :think: pus
SAFE BOOT = DISABLED
Fi-lo porque vi n'alguma instrução de INTERNET.
Depois não me preocupei + com isso nas novas (esta 24.04.1 LTS = nova, não upgrade).
Editado pela última vez por Gorducho em Seg, 25 Novembro 2024 - 08:36 am, em um total de 2 vezes.

Fernando Silva
Conselheiro

Gorducho escreveu:
Seg, 25 Novembro 2024 - 08:13 am
Sr. Fernando Silva escreveu:
Seg, 25 Novembro 2024 - 08:01 am
Não vi essas opções no painel da BIOS. Mas como falei não irei mexer + nele exceto em caso de Assistência Técnica que precise formatar/mudar disco. E aí falo sobre isso na oficina.
Há duas opções na BIOS: o menu completo, que configura a data e hora e mais um monte de coisas e o menu simples, onde se pode escolher bootar de um pendrive em vez do HD.
No meu caso, para a primeira, se aperta F2 e, para a segunda, F12, mas varia conforme o fabricante.

Gorducho

Mensagem por Gorducho »

Sim, experimentei F2 + F12. 1 delas é em modo gráfico aliás.
Outra x que acessar a BIOS dele olho de novo... mas enquanto funcionar não irei mexer +.
ESTE COMPAQ sim tem, como editei acima.
Sr. Fernando Silva escreveu:É possível configurar a BIOS para funcionar sem UEFI. No meu caso, não deu certo porque eu queria um boot duplo Windows / Linux.
Só que aí é o inverso do problema. PRECISAMOS da UEFI pros OSs atuais, certo :?:

Fernando Silva
Conselheiro

Gorducho escreveu:
Seg, 25 Novembro 2024 - 08:27 am
Só que aí é o inverso do problema. PRECISAMOS da UEFI pros OSs atuais, certo :?:
Não tenho certeza, já que rodei num computador velho, sem UEFI, um Kubuntu 24.04, ou seja, deste ano, que foi instalado num HD num computador recente.

Encontrei isto:
Alguns computadores mais antigos (Windows 7 ou anteriores) dão suporte a UEFI, mas exigem que você navegue até o arquivo de inicialização. Nos menus de firmware, procure a opção: "Inicializar do arquivo" e navegue até \EFI\BOOT\BOOTX64.EFI na mídia do Windows PE ou da Instalação do Windows.
Significa que os computadores antigos precisam que se indique onde está o arquivo de inicialização, já que eles não preveem a existência da UEFI.

No momento, não tenho um PC recente sobrando e prefiro não fazer experiências com o que uso diariamente.

Agnoscetico

Fernando Silva escreveu:
Seg, 25 Novembro 2024 - 07:58 am
Mas imagino que o Windows 11 não se instalaria num computador antigo, já que é cheio de exigências.
Mas me referi a rodar Live CD de Linux num computador com Windows 11.

Fernando Silva
Conselheiro

Agnoscetico escreveu:
Seg, 25 Novembro 2024 - 23:32 pm
Fernando Silva escreveu:
Seg, 25 Novembro 2024 - 07:58 am
Mas me referi a rodar Live CD de Linux num computador com Windows 11.
Funciona com versões recentes, mas não com as antigas.
Por exemplo, consigo dar boot com um Kubuntu 24.04, mas não com um 14.04.

Gorducho

Mensagem por Gorducho »

Por que o Sr. usa Kubuntu e não Ubuntu :?:
Qual a diferença :?:

Fernando Silva
Conselheiro

Gorducho escreveu:
Ter, 26 Novembro 2024 - 07:44 am
Por que o Sr. usa Kubuntu e não Ubuntu :?:
Qual a diferença :?:
O Kubuntu usa a interface gráfica KDE, enquanto que o Ubuntu usa Gnome.
Questão de gosto.

Imagem

Ou ainda:

youtu.be/xZas1aYZUaU

Há também algumas diferenças entre os aplicativos que já vêm instalados, mas nada impede que a gente instale os de nossa preferência.

Para quem vem do Windows, talvez o KDE pareça mais familiar.

Nota: há (e já houve) várias outras interfaces, algumas bem simplórias para uso em computadores fraquinhos.

Tutu

Mensagem por Tutu »

Distros para computador antigão, conheço:
* AntiX
* Sparky Linux
* Q4OS
* E em nível radical: Puppy Linux
* Ambiente gráfico XFCE é o mais leve, mas em caso extremo, melhor tentar Icewm (Debian + Icewm).

Não vejo distros para 32-bits reclamarem dessa coisa de UEFI, pode ser que o Ubuntu reclame, porque ele aceita somente 64-bits, que não é recomendável para menos de 4GB de RAM.

O problema é que os navegadores atuais são muito pesados para esses computadores.

Eu não usaria Ubuntu, porque ele vem com muita tralha instalada, como os chatos snaps e experiências da empresa. Eu recomendaria para quem quer algo fácil o Linux Mint XFCE ou MX Linux. Se for alguém mais avançado, ir direto para o Debian 12 e instalar o que precisa cautelosamente.
Responder