Conversa sobre Linux

Conversas descontraídas sem compromisso

Re: Conversa sobre Linux

Zero
Registrado em: Sex, 28 28America/Sao_Paulo Fevereiro 28America/Sao_Paulo 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Huxley escreveu:
Qua, 04 04America/Sao_Paulo Novembro 04America/Sao_Paulo 2020 - 22:49 pm
Notícia boa, mas o smartphone lançado é muito caro:

https://www.tudocelular.com/curiosidade ... brica.html

O smartphone é o meio mais acessível de inclusão digital nesse mundo tão repleto de pobreza, mas, infelizmente, Android não é “Linux do povo”, pois as fabricantes de smartphones Android (inclusive o Google) só oferecem até 3 anos de atualizações nos patches de segurança depois que o celular é lançado. Isso é um desempenho muito fraco quando comparado ao iOS e ao Windows 10. Ubuntu Touch e outras distros Linux para mobile poderiam preencher essa lacuna?
Possibilidade há.

Não me inteirei muito sobre este assunto, entretanto se o modelo de atualização dos smartphones seguir o mesmo modelo dos desktops/servers Linux, não vejo por qual motivo não poderia ser sanada essa questão.

Neste caso não saberia o modelo mais sólido para esse segmento.
Talvez updates mais lentos, mas com maior estabilidade, vide Debian?
Updates mais rápidos, com menor estabilidade, vide Ubuntu?
Ou mesmo um modelo baseado no Arch Linux, o melhor do mais novo de forma mais rápida e talvez instável.

Isso é algo válido de discussão, a parte dos smartphones não é muito minha área, entretanto se os desenvolvedores optarem por seguir uma metodologia aplicada aos desktops/servers, essa questão de segurança e updates terá maior êxito e ainda por cima será um diferencial atrativo em relação a velha metodologia do updates limitados.

Fernando Silva
Conselheiro
Registrado em: Ter, 11 11America/Sao_Paulo Fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Zero escreveu:
Qua, 04 04America/Sao_Paulo Novembro 04America/Sao_Paulo 2020 - 22:08 pm
Como muito por vezes citado sobre distribuições, para quem pouco conhece o mundo Linux, talvez não tenha tamanha noção da história das distribuições.

Uma das distribuições mais famosas do mundo, Debian, tem uma "grande família."

Cada ponto é uma distribuição, a imagem a seguir é como se fosse uma "árvore genealógica".

Para não desconfigurar o layout do fórum, devido a imagem ser grande, deixarei-a tal qual, portanto cliquem-na para vê-la.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ee1210.svg
Não encontrei a minha, que é o Kubuntu, mas com TDE em vez de KDE.
Sendo que o TDE é a continuação do KDE 3.5 para quem não gostou do KDE de 4 em diante.

Zero
Registrado em: Sex, 28 28America/Sao_Paulo Fevereiro 28America/Sao_Paulo 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

E apesar de tantas distribuições citadas, muitas ficam de fora, é impressionante a dimensão que isso tomou.

Eu, por outro lado, também comecei nesta 'família", inicialmente com o Ubuntu, posteriormente com o Mint e agora com o Manjaro, que é baseado no Arch Linux.

E quem sabe, algum dia faço uma visita ao "Arch".

Imagem

Zero

Mensagem por Zero »

Zero escreveu:
Qua, 04 04America/Sao_Paulo Novembro 04America/Sao_Paulo 2020 - 23:30 pm
Huxley escreveu:

O smartphone é o meio mais acessível de inclusão digital nesse mundo tão repleto de pobreza, mas, infelizmente, Android não é “Linux do povo”, pois as fabricantes de smartphones Android (inclusive o Google) só oferecem até 3 anos de atualizações nos patches de segurança depois que o celular é lançado. Isso é um desempenho muito fraco quando comparado ao iOS e ao Windows 10. Ubuntu Touch e outras distros Linux para mobile poderiam preencher essa lacuna?
Possibilidade há.

Não me inteirei muito sobre este assunto, entretanto se o modelo de atualização dos smartphones seguir o mesmo modelo dos desktops/servers Linux, não vejo por qual motivo não poderia ser sanada essa questão.

Ou mesmo um modelo baseado no Arch Linux, o melhor do mais novo de forma mais rápida e talvez instável.

Isso é algo válido de discussão, a parte dos smartphones não é muito minha área, entretanto se os desenvolvedores optarem por seguir uma metodologia aplicada aos desktops/servers, essa questão de segurança e updates terá maior êxito e ainda por cima será um diferencial atrativo em relação a velha metodologia do updates limitados.
Só um adendo ao fato que nisso tomei como conceito de atualização geral do sistema, tanto apps quanto o kernel.

Não sei nesse âmbito se você se refere ao Kernel ou aos demais componentes, ou mesmo ao conjunto total.

As questões dos patchs de segurança são elementos que sem dúvida viriam de forma rápida, da mesma forma que é na maioria das vezes nos desktops/servers.

Huxley
Registrado em: Sáb, 07 07America/Sao_Paulo Março 07America/Sao_Paulo 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Zero escreveu:
Qui, 05 05America/Sao_Paulo Novembro 05America/Sao_Paulo 2020 - 21:58 pm
Zero escreveu:
Qua, 04 04America/Sao_Paulo Novembro 04America/Sao_Paulo 2020 - 23:30 pm
Huxley escreveu:

Possibilidade há.

Só um adendo ao fato que nisso tomei como conceito de atualização geral do sistema, tanto apps quanto o kernel.

Não sei nesse âmbito se você se refere ao Kernel ou aos demais componentes, ou mesmo ao conjunto total.

As questões dos patchs de segurança são elementos que sem dúvida viriam de forma rápida, da mesma forma que é na maioria das vezes nos desktops/servers.
Como já disse em outro tópico, a necessidade de recriar o programa completamente é secundária quando o urgente e indispensável no curto prazo é a atualização do “curativo” para software chamado patch de segurança:
Huxley escreveu:
Seg, 19 19America/Sao_Paulo Outubro 19America/Sao_Paulo 2020 - 20:42 pm
Segundo o Google, versões modificadas (acesso root) do Android = atualizações de segurança perdidas:
https://support.google.com/accounts/ans ... 6?hl=pt-BR

Quando a segurança é a prioridade, mais importante do que ter a versão mais atual do Android é ter o patch de segurança atualizado todo mês.

Zero

Mensagem por Zero »

Para quem gosta de jogos. :)

youtu.be/YsKKajIVaXc

Zero

Mensagem por Zero »

Filipe Deschamps Newsletter escreveu: NSA solicitou acesso backdoor no Linux: a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) supostamente teria pedido a Linus Torvalds para criar backdoors através dos quais a agência poderia acessar o sistema operacional. A informação vem de ninguém menos do que do pai de Linus, Nils Torvalds. Nils é membro do Parlamento Europeu e fez o comentário durante o inquérito “Vigilância em Massa dos Cidadãos da União Europeia”. As informações são do site OMG Ubuntu.
https://www.omgubuntu.co.uk/2013/11/nsa ... r-says-yes

Recebi hoje no newsletter, apesar que das fontes que encontrei relatam isso de anos atrás.

Em alguns sites relatam que seria apenas uma "brincadeira" do Linus, entretanto penso que seja um tanto óbvio que há interesse nessa possibilidade para fins de espionagem por parte da NSA, o que por fim leva a quem está mais por dentro destes assuntos a chegar na mesma conclusão.

https://freedom-to-tinker.com/2013/10/0 ... t-of-2003/

Pedro Reis
Registrado em: Ter, 24 24America/Sao_Paulo Março 24America/Sao_Paulo 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

O Torvald gosta de inventar umas histórias mesmo. E eu imagino que não pediriam a ele.

Mudando de assunto... eu gosto de Linux com cara de Linux. Gosto de ambientes gráficos simples, leves. Mas para uns testes instalei o Plasma no Ubuntu que uso na minha máquina pessoal. Não ficou legal e o sistema está um pouco instável, apresentando erros de vez em quando.

Será que se eu desinstalar essa tralha, resolve?

Zero

Mensagem por Zero »

Pedro Reis escreveu:
Sex, 08 08America/Sao_Paulo Janeiro 08America/Sao_Paulo 2021 - 09:24 am
O Torvald gosta de inventar umas histórias mesmo. E eu imagino que não pediriam a ele.

Mudando de assunto... eu gosto de Linux com cara de Linux. Gosto de ambientes gráficos simples, leves. Mas para uns testes instalei o Plasma no Ubuntu que uso na minha máquina pessoal. Não ficou legal e o sistema está um pouco instável, apresentando erros de vez em quando.

Será que se eu desinstalar essa tralha, resolve?
Se a NSA pediu ou não, bem, acharia arriscado o Linus confirmar, o mais fácil seria negar e fingir que fosse uma brincadeira, que, por fim poderia ser mesmo.

Sobre a possibilidade de pedirem para abrir uma brecha é possível, mas incerto, apesar que diante do tamanho do Linux e suas aplicabilidades, algum interesse por encontrar falhas e explorar eles teriam.

Sobre sua dúvida, ao iniciar o Ubuntu, no canto superior direito você verá alguns ícones. Veja se por lá aparece o ícone do ambiente plasma, ao clicar nele aparecerá como você deseja iniciar a sessão, selecione a que mais lhe convêm, outro ambiente, caso não tenha desinstalado as demais.

Eu não vejo maiores problemas em posteriormente desinstalar o ambiente plasma quando estiver a usar outro. Apenas certifique-se que ao desinstalar não será solicitado que remova algum pacote importante do sistema.

Em ocasiões semelhantes já tive bastante incômodo por causa disso.

Ou se por fim quiser, deixe o ambiente de lado apenas ou em se ainda quiser, tente remover, mas se tiver dúvidas em último caso instale o Timeshift, faça um backup do sistema e se der ruim, é só restaurar, apesar que dependendo da quantidade de dados pode ser demorado e dependendo do que tenha acontecido, tenha de acessar o TTY (ctrl alt F2) e fazer por lá.

Qualquer dúvida ou problema pergunte e se fui muito direto e queira maiores detalhes posso detalhar mais, só perguntar.

Pedro Reis
Registrado em: Ter, 24 24America/Sao_Paulo Março 24America/Sao_Paulo 2020 - 11:28 am

Eu já tinha selecionado o ambiente antigo na inicialização, mas ele não ficou exatamente o que era antes.

E o sistema agora apresenta uns errinhos de vez em quando.

Meu receio é esse: desinstalar, perder algum pacote e piorar ainda mais a kaka.

Zero

Mensagem por Zero »

Não sei que tipo de personalização fizera no ambiente anterior, mas talvez resetar as configurações padrões do ambiente seja o mais fácil, após somente ajustar os pequenos detalhes.

Do que sei, as configurações estão ocultas no /home. Eu só tenho Ubuntu em um notebook que ligo lá de vez em quando, e não costumo fazer tais modificações, portanto não posso-lhe indicar exatamente o caminho do arquivo.

Pelo que sei o arquivo geralmente é apagado e após o ambiente reiniciar são gerados novos arquivos.

Claro que indiquei um caminho, podem haver outros, de uma forma ou outra por precaução instale o Timeshift e pesquise bem antes de tomar alguma ação.

Penso que reiniciar as configurações do ambiente e fazer os ajustes seja algo mais seguro do que tentar remover os demais pacotes, apesar que removendo pode tudo ocorrer bem. Comento das possibilidades pois não quero empurrar uma possível solução e posteriormente causar problemas por causa disso.

Sobre os tais problemas/erros, olhar os logs para ter mais detalhes da situação é uma boa ideia, as vezes o problema é só devido a algum pequeno detalhe.

Atualmente uso Manjaro, mas se ver alguns erros e quiser alguma ajuda para encontrar a solução comente que no que puder te auxilio.

Pedro Reis

Zero escreveu:
Sáb, 09 09America/Sao_Paulo Janeiro 09America/Sao_Paulo 2021 - 13:38 pm
Não sei que tipo de personalização fizera no ambiente anterior, mas talvez resetar as configurações padrões do ambiente seja o mais fácil, após somente ajustar os pequenos detalhes.

Do que sei, as configurações estão ocultas no /home. Eu só tenho Ubuntu em um notebook que ligo lá de vez em quando, e não costumo fazer tais modificações, portanto não posso-lhe indicar exatamente o caminho do arquivo.

Pelo que sei o arquivo geralmente é apagado e após o ambiente reiniciar são gerados novos arquivos.

Claro que indiquei um caminho, podem haver outros, de uma forma ou outra por precaução instale o Timeshift e pesquise bem antes de tomar alguma ação.

Penso que reiniciar as configurações do ambiente e fazer os ajustes seja algo mais seguro do que tentar remover os demais pacotes, apesar que removendo pode tudo ocorrer bem. Comento das possibilidades pois não quero empurrar uma possível solução e posteriormente causar problemas por causa disso.

Sobre os tais problemas/erros, olhar os logs para ter mais detalhes da situação é uma boa ideia, as vezes o problema é só devido a algum pequeno detalhe.

Atualmente uso Manjaro, mas se ver alguns erros e quiser alguma ajuda para encontrar a solução comente que no que puder te auxilio.
Eu não preciso do Plasma. Uso o Linux pra escrever código porque acho um pouco mais ágil e há umas ferramentas de código aberto para essa plataforma que eu gosto.

Mas é mais ágil em uma instalação leve.

Transformei meu Ubuntu em Kubuntu só para uns testes, mas quando voltei para o antigo ambiente gráfico algumas coisas tinham mudado. Coisas como ícones, aparência de janelas, alguns efeitinhos ... coisas cosméticas. Estava com uma aparência um pouco mais sofisticada, mas eu gosto rústico. Mas tudo bem... isso é só frescura. Não tem tanta importância.

Mas passou a apresentar uns errinhos internos. Eles não atrapalham, não travam nada. Apenas o Linux me solicita enviar um relatório quando ocorrem.

Agora, eu queria desinstalar apenas porque não vou usar o ambiente Plasma e só tá ocupando espaço.

Mas pode acontecer isso que você falou: acabar deletando algum pacote e eu ter alguma dor de cabeça real para corrigir.

Então acho que vou deixar do jeito que está mesmo.

Agnoscetico
Registrado em: Sáb, 21 21America/Sao_Paulo Março 21America/Sao_Paulo 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Eu tava vendo vídeo sobre um problema que corrompe a partição C do Windows (que inclusive postei noutro tópico) e num dos comentários vi uma discussão de alguns entre usuários de Linux, onde um critica uma versão e outro rebate ele. Comentários como esse já deixa algum possível usuário desconfiado e até espanta quem pensa em migrar pra ele, já que muita gente adora elogiar o Linux como um sistema top de linha ou coisa do tipo.
https://www.youtube.com/watch?v=sypUNwr ... y6N4AaABAg

• Breno Silveira
1 dia atrás (editado)

Sai da família debian, é lixo. Se for usar binary base, usa Arch (ou Slackware), se for usar source base usa Gentoo.
E por que você está usando 32bits ainda?

• Brendon BSD
21 horas atrás

@Breno Silveira Porra, falar que Debian é lixo sendo que foi considerado a distro mais estável, sem contar ainda que ela originou milhares de outras distros. Acho muito ridículo esse tipo de "fanboyolismo" dentro da COmunidade LInux.

• Breno Silveira
19 horas atrás (editado)

@Brendon BSD Não é fanboyismo, o debian tem vários problemas. Desde dificuldades em lidar com dependências cíclicas, apagar diretórios e arquivos órfãos até problema com compatibilidade com hardware que precisa de driver proprietário. Eu e conhecidos já tivemos problema com debian (e derivados) que não tivemos com o Slackware , Arch, Gentoo, OpenMandriva ....
Ps.: Dá família debian toda, o que eu menos tive problema foi o Kali (usei na faculdade) e o que mais me deu dor de cabeça foi o ubuntu.
Pss.: Debian a mais estável? Patrick se contorce se ler isso, e ainda estou p/ ver um Slackware quebrar.

• Brendon BSD
13 horas atrás (editado)

@Breno Silveira Na parte de Drivers até concordo, té porque o bluetooth quando usei não funcionava, mas consertaram isso numa atualização.

Agora sobre estabilidade, é o único sistema operacional que realmente era leve e não ficava congelando com o tempo. Eu usei Linux Mint, Ubuntu, todos os derviados desse ubuntu sempre congelavam com o tempo e travavam. Debian, ele era sempre o mesmo da mesma velocidade, enquanto os outros com o tempo parece que perdiam a "energia" e não funcionavam tão bem como da primeira vez. Em estabilidade Debian reina, isso é notório. Sobre o Arch LInux ainda não cheguei a usar, quem sabe na próxima eu instale.

Estou usando BigLinux, que está sendo maravilhoso usurfruir. É uma distro brasileira com um ambiente gráfico lindo e com ótimo desempenho.

• Nadeko
8 horas atrás (editado)

@Breno Silveira não entendo esse mito de falar que Arch é complicado, instável ou sei lá. Todo problema que tive foi facilmente indentificável. Já no ubuntu eu tinha cada problema bizonho de dependencia e rede que até parei de usar linux na época. Mas eu tinha pouca experiência também... Quando eu tiver tempo tento brincar com o Gentoo. Ainda não tive coragem kkk

• Nadeko
8 horas atrás (editado)

@Breno Silveira Mas não vejo problema em usar um debian pra um sistema enxuto, algum servidor etc. Mas não usaria se eu precisasse de muitos pacotes ou drivers proprietários.

• Breno Silveira
6 horas atrás (editado)

@Nadeko Arch não é complicado, complicado é Exherbo e LFS. E na questão do servidor, eu prefiro usar o Slackware (estou pensando em dar uma olhada no OpenBSD), mais estável que ele não existe.

• Breno Silveira
6 horas atrás (editado)

@Brendon BSD O Arch foi minha primeira distro, usei ele uns 4 anos e em 2020 eu mudei pro Gentoo (isso no desktop), mas fiz muito hoping nos meus notebooks, já usei de tudo e mais um pouco.
To pensando em experimentar o OpenBSD.
?@Nadeko eu comecei, há uns meses, um canal no youtube e no LBRY.
https://www.youtube.com/channel/UC0wtwc ... LU7E1RRntQ
https://odysee.com/@b2r1s8

Além desses comentários teve um que comentou algo que deve ser uma piada interna entre usuários de Linux, ele disse que esse problema do Windows 10 seria equivalente a usar ao comando " rm -rf / "

Hermes Pymander
Hermes Pymander
1 dia atrás
Resumindo, é o equivalente de usar sudo rm -rf /
no linux...

Paulo Ricardo
Paulo Ricardo
1 dia atrás
n, vc n precisa ser adm do SO... então um simples rm -rf / fudeu...

DeltaHL
DeltaHL
1 dia atrás (editado)
Só que funcionando sem wheel.

kurokurovich
kurokurovich
2 horas atrás
'rm -rf /' não corrompe o sistema de arquivos

Hermes Pymander
Hermes Pymander
1 hora atrás
@kurokurovich Não, mas o sistema fica utilizável?
Vc basicamente quebra o bootloader, os endereços dos repositórios, os vários arquivos de configuração. Qual é a serventia?

youtu.be/sypUNwrnen

Fernando Silva
Conselheiro
Registrado em: Ter, 11 11America/Sao_Paulo Fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Uso o Kubuntu (que é o Ubuntu com KDE em vez de Gnome) há uns 15 anos sem grandes problemas.
E antes usava o Kurumin. Acho que essas reclamações são preciosismo e frescura.

Tive problema certa vez com uma atualização do kernel: o teclado parou de funcionar e tive que voltar ao kernel anterior até corrigirem, só que o kernel é comum a todas as distribuições.

É verdade que usei o RedHat e depois o Fedora para montar os servidores da firma, mas nem me lembro por quê. Talvez porque tenha começado com a Conectiva e só usasse a linha de comando nesse caso.
Responder