Clube Ceticismo
Cuidados que um bom cético deve ter.
Autor: eremita | Categoria: Ceticismo | Exibições: 3353 Comentários: 0
Avatar
Apelido:
eremita
Papel:
Usuário
Registrado em:
05/10/2006, 07:41
Comentários: 3824
Tópicos criados: 21
País:
Isto aqui é, tipo, opinião.

  • Cuidado com axiomas. Se o axioma é questionável, questione! Não é porque o argumento alheio depende do axioma que você deva tratá-lo como sagrado.

  • Cuidado com o verbo "ser". Não tô falando para não usá-lo, tô falando para ver se o verbo não esconde metaforazinha fingindo ser identidade, paradoxo do monte, navio de Teseu, ou coisa do tipo.

  • Cuidado com o pronome "nós". Sempre que usam "nós" contigo, pergunte-se "quem é «nós»"? Se a resposta não for óbvia, é bem capaz de estarem tentando te enrolar. Especialmente em discussões políticas.

  • Cuidado com alegações sobre o futuro. Há exceções mas, no geral: quando alegam algo sobre o futuro, sem marcas de incerteza ("talvez", "acho que", etc.), há uma boa chance da alegação ser motivada por fé.

  • Cuidado com bom/ruim se passando por verdadeiro/falso, e vice versa. Mantenha uma distinção bem clara entre as duas coisas, se não quiser cair em falácias (apelo à natureza e desejo esperançoso).

  • Cuidado com estrangeirismos. De novo, não tô falando que são verboten, oops, proibidos :-P; tô falando para ver se o estrangeirismo não esconde algo. Conceitos porcamente definidos, alegações que você só refuta se fala o idioma em questão, ou mesmo balela pura e simples.

  • Cuidado com distrações. Muitas vezes, quando você taca um argumento relevante, pessoas mais crédulas desviam o assunto. Seja teimoso, foque naquele ponto até a outra pessoa lidar com ele.
0
like
0
dislike
0
angry
0
cry
0
wow
0
laugh
0
heart
Data da postagem: 27/01/2026, 03:56